John Textor e os jogos entre Palmeiras, São Paulo e Fortaleza │Rômulo realizou seus 1º treinos na Academia
02 abril 2024 - 12h00
A publicação de John Textor, dizendo ter evidências de manipulação de resultados em jogos do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, não mudou a percepção do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) sobre o que diz o dono da SAF do Botafogo.
Segundo apurou a ESPN com membros do tribunal, nada que o norte-americano tenha mostrado até agora leva a crer em qualquer tipo de irregularidade envolvendo partidas da Série A. Na segunda-feira (1º), Textor citou especificamente jogos do Palmeiras contra Fortaleza e São Paulo.
Após São Paulo repudiar as acusações de John Textor de que cinco jogadores apresentaram "comportamentos anormais" na derrota para o Palmeiras, por 5 a 0, no Brasileirão do ano passado, foi a vez do Fortaleza se manifestar.
Na última segunda-feira (2), depois de garantir ter "evidências pesadas" de que o Palmeiras foi favorecido nas campanhas de 2022 e 2023 do Brasileirão, John Textor citou jogos envolvendo Fortaleza e São Paulo.
De acordo com o dono da SAF do Botafogo, foram usados "grandes especialidades e inteligência artificial", que apontaram comportamentos anormais de cinco jogadores do São Paulo no clássico contra o Palmeiras, além de quatro jogadores do Leão terem exibido "desvios anormais em situações-chave" que acabaram em gols do Alviverde na goleada por 4 a 0 em 2022.
Em nota oficial, o Leão do Pici repudiou as declarações do empresário norte-americano e afirmou que tomará as medidas cabíveis.
A visão nos bastidores do STJD é que Textor está apenas “jogando para a torcida”. Uma definição com base nos relatórios que o dirigente já apresentou, da empresa “Good Game”, que apontam, na visão da companhia, erros que seriam suspeitos a favor do Palmeiras em alguns jogos.
Acontece que o relatório sozinho não prova nada no entendimento dos magistrados. “Esses relatórios que ele está se baseando são ridículos. O maior feito da empresa foi analisar partida de handebol. O próprio dono da empresa já deu entrevista no Brasil informando que não bastam os relatórios, e sim mais provas”, disse um membro do STJD à reportagem.
A comparação que pessoas ligadas à corte esportiva fazem são com relatórios da empresa Sportradar, parceira da CBF e que já foi usada em processos recentes no STJD.
A Sportradar trabalha com mais de 900 casas de apostas online e foca em movimentações suspeitas. Dinheiro alto colocado em um resultado específico, por vezes improvável, que acaba acontecendo, levanta uma bandeira vermelha. Só então o jogo é analisado mais à fundo.
Ainda assim, todos casos que acabaram julgados pelo STJD envolvendo manipulação de resultados nunca consideraram apenas esse relatório, mas também outras evidências de irregularidades. É algo que o tribunal até aqui não viu Textor apresentar em nenhum momento.
Textor e STJD, aliás, têm histórico turbulento também. Isso porque o dirigente tem questionado publicamente a autoridade que o tribunal tem para receber e julgar suas "evidências". Por isso ele tem relutado em enviar qualquer conteúdo a membros da corte esportiva.
O STJD, por sua vez, já intimou o norte-americano para que apresente o que tem ao tribunal, que seria o competente para tal, sob pena de suspensão.
Citado como beneficiado por Textor, o Palmeiras já enviou medida contra o cartola do Botafogo ao STJD por suas declarações e adiantou que o processará também civil e criminalmente.
Palmeiras se reapresenta após revés para o Santos e inicia preparação para estreia na Libertadores
O recém contratado Rômulo fez seu primeiro treino na Academia de Futebol do Palmeiras (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/Canon)
O elenco do Palmeiras se reapresentou na manhã da segunda-feira na Academia de Futebol, após o revés por 1-0 para o Santos, na ida da final do Paulista, na Vila Belmiro. O elenco deu início à preparação para a estreia da Libertadores 2024, com o sonho do tetra.
Os titulares da última partida fizeram atividades de recovery como musculação, botas pneumáticas, massagem e piscina com água quente, na parte interna do centro de excelência. O restante foi a campo e realizou trabalhos técnicos e táticos.
A novidade foi o meio-campista Rômulo, que fez suas primeiras atividades com o elenco. “Hoje é meu terceiro dia aqui. Quando eu cheguei, todo mundo me recepcionou muito bem, conversando, e me senti muito tranquilo. Fico muito feliz em fazer parte deste grupo, desta família. Ontem fui junto com o elenco ver o jogo da final. Estou começando a acompanhar a equipe e estou muito feliz por começar os treinos e me enturmar”, disse o meio-campista.
“Tudo chama a atenção. Confesso que é muita informação para assimilar. Graças a Deus, estou conseguindo fazer as coisas da maneira certa, cumprir todas as obrigações. Estou alegre com a estrutura. Surpreende bastante, acho que nem conheci tudo ainda. Mas estou feliz em estar aqui, contente para começar a trabalhar e começar a ir para os jogos”, afirmou o jovem de 22 anos, que assinou com o alviverde até o fim de 2028.
Rômulo, inclusive, está na lista de inscritos do Palmeiras na Libertadores.
“Quero estar junto com o elenco já nesse jogo (contra o San Lorenzo-ARG, quarta-feira, em Buenos Aires). Estou bem fisicamente, já vinha em uma batida de jogos, então estou muito bem. Se for para acontecer de jogar, me sinto pronto”, prosseguiu.
“Muito importante receber esse carinho da torcida. Pretendo retribuir dentro de campo, atuando da melhor maneira possível, fazendo grandes jogos, gols, assistências, ajudando a equipe. Fico muito feliz mesmo pelo carinho de todos e espero continuar assim”, concluiu.
Nesta quarta-feira, os comandados de Abel Ferreira enfrentam o San Lorenzo, no Estádio Nuevo Gasómetro. Para o duelo, o treinador deve poupar alguns titulares já que no próximo domingo tem o jogo de volta do Paulistão. O Palmeiras recebe o Santos no próximo domingo, no Allianz Parque, às 18 horas.
O Palmeiras está no Grupo F da Libertadores ao lado de San Lorenzo (ARG), Independiente del Valle (EQU) e Liverpool (URU).
Para o jogo da competição continental, Abel segue com os desfalques dos atacantes Dudu e Bruno Rodrigues, que se recuperam de cirurgias no joelho direito. Enquanto isso, pode ter Gustavo Gómez de volta em campo. O zagueiro se recuperou de uma fratura no dedo do pé esquerdo e nos últimos dois jogos do Verdão permaneceu no banco de reservas.
Antes de enfrentar o San Lorenzo, o Palmeiras teve mais um treino na manhã desta terça-feira, às 10h00 da manhã, também na Academia de Futebol.
Próximos jogos do Palmeiras:
San Lorenzo (Fora) - 03/04, 21h30 (de Brasília) - Libertadores 2024
Santos (Casa) - 07/04, 18h00 (de Brasília) - Campeonato Paulista 2024
Liverpool-URU (Casa) - 11/04, 21h00 (de Brasília) - Libertadores 2024
San Lorenzo (Fora) - 03/04, 21h30 (de Brasília) - Libertadores 2024
Santos (Casa) - 07/04, 18h00 (de Brasília) - Campeonato Paulista 2024
Liverpool-URU (Casa) - 11/04, 21h00 (de Brasília) - Libertadores 2024
- Próximo jogo: San Lorenzo x Palmeiras │ Libertadores 2024 - 1ª rodada Data: 03/04 Hora: 21h30 Estádio Nuevo Gasómetro [Transmissão: TV Globo, ESPN e Star+]
Comentários