Palmeiras sofre em La Bombonera e empata sem gols com o Boca Juniors, no 1º duelo pela Semifinal da Libertadores


Gustavo Gómez, a equipe de arbitragerm e um jogador do CA Boca Juniors, antes da semifinal da Libertadores 2023, no La Bombonera (Foto: Palmeiras/by Canon)

28 Setembro 2023 - 23h40
O Palmeiras jogou muito mal e sofreu muita pressão no lotado estádio de La Bombonera, tendo visto o empate contra o Boca Juniors, como 'lucro' pelo parco futebol produzido pelo alviverde. Em noite apagada, e apenas um escanteio, nem os 'chuveirinhos' para os atacantes alviverdes na grande área aconteceram na noite desta quinta-feira 28/9, na Argentina. 

O jogo acabou em 0-0 com o time xeneize pela ida das semifinais da Libertadores, e para avançar à sonhada final única do continental, o alviverde terá de fazer o que jamais conseguiu no torneio: eliminar o clube argentino no mata-mata. Para isso, precisa vencer no segundo duelo. Um empate leva a decisão para pênaltis com a equipe de Jorge Almirón.

A volta será na próxima quinta-feira, no Allianz Parque, 21h30 (de Brasília). Na outra semifinal, Fluminense e Internacional ficaram no empate por 2-2 no Maracanã, e voltam a se enfrentar também na semana seguinte.

Antes porém, volta suas atenções para a Série A, tentando diminuir a distância para o líder Botafogo, os comandados de Abel enfrentam o Red Bull Bragantino, pela 25ª rodada, domingo 18h30 de 1°/outubro, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
 
Torcida do Palmeiras também marcou presença no lendário estádio La Bombonera (Foto: Luis Robayo/AFP)

A Partida — A primeira chance de gol foi dos pés de Artur, aos três minutos no 1T. O camisa 14 recebeu cruzamento para a área, limpou a marcação mas chutou muito fraco de pé esquerdo. A bola atingiu a rede pelo lado de fora de Romero.

Nos 15', resposta xeneize: Cavani cabeceou bola com perigo após cobrança de falta para a área. O Boca aproveitava para impor pressão no Palmeiras, principalmente depois de erros de Gabriel Menino e Piquerez.

14 minutos depois, Cavani pela intermediária acionou Barco. O garoto prodígio, pela esquerda, deu lindo passe em profundidade para Merentiel, que desviou de leve. A bola passou raspando a trave esquerda de Weverton, e quase 'Lei do Ex' aparece na Argentina.

Aos 40' e 41' minutos, novas chances para os xeneizes da casa. Ezequiel Fernández recebeu presente de Marcos Rocha, mas não conseguiu aproveitar; no minuto seguinte, Cavani chutou cruzado e Weverton fez defesa. Nos acréscimos, o medalhão uruguaio mais uma vez arrancou suspiros do estádio argentino ao finalizar de cabeça com perigo.

2º tempo — Após sair para o intervalo pressionado por conta do momento do Boca na partida, Abel Ferreira voltou com o time ao 2T, sem nenhuma mudança no alviverde. Nos primeiros minutos da etapa final, Mayke recebeu bela inversão de bola de Rony, invadiu a área mas foi travado por Barco antes de arrematar.

Aos 10', nova chance para o alviverde. Veiga partiu em contra-ataque e lançou boa bola em profundidade. O camisa 23 carregou até a área mas chutou mal de canhota.

Três minutos depois, porém, o time xeneize balançou as redes. Advíncula cruzou, Weverton ficou indeciso e Fabra chegou para o cabeceio. O arqueiro conseguiu se recuperar e fazer a defesa, mas na sobra, Merentiel conferiu às redes. Wilmar Roldán, entretanto, assinalou falta na origem do rebote e anulou o tento mandante.

O goleiro alviverde foi um dos principais responsáveis por evitar a derrota nesta quinta na Argentina, e aos 23', Barco escapou pela direita e chutou cruzado, Weverton conseguiu espalmar o chute mas a bola ficou viva no rebote: Cavani dividiu com a zaga alviverde e disputou a bola, mas não conseguiu balançar às redes.

O restante do tempo foi de mais pressão xeneize, embalado por sua torcida. E mesmo assim, Boca não conseguiu abrir o placar em seu estádio, e ao apito final de Wilmar Roldán o placar acabou em 0-0.

Os conceitos dos jogadores, em La Bombonera (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo)
Weverton [GOL]: Bom 
Marcos Rocha [LD]: Péssimo
Gustavo Gómez [ZAG]: Bom 
Murilo [ZAG]: Bom 
Piquerez [LE]: Regular
Zé Rafael [MEIO]: Regular
Fabinho [MEIO]: Regular
Gabriel Menino [MEIO]: Péssimo
Richard Ríos [MEIO]: Bom 
Raphael Veiga [MEIA]: Péssimo
Mayke [ATA]: Péssimo
Breno Lopes [ATA]: Péssimo
Artur [ATA]: Péssimo
Rony [ATA]: Péssimo
Luis Guilherme [MEIA]: Bom 
Endrick [ATA]: Pouco tempo em campo/ Sem conceito

Ao lado de Gómez, o Murilo foi um dos poucos destaques do Palmeiras na ida das semifinais da Libertadores no La Bombonera (Foto: Palmeiras/by Canon)

FICHA TÉCNICA
Jogo: Boca Juniors 0-0 Palmeiras │ Libertadores: Semifinal 1/2
Local: Estádio La Bombonera, em Buenos Aires, Argentina)
Data: 28 Agosto 2023 — quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Assistentes: Alexander Guzmán(Colômbia) e Sebástian Vela(Colômbia)
VAR: Juan Lara (Chile)
Cartões amarelos: (CABJ)Advíncula e Benedetto; (SEP)Zé Rafael e Abel Ferreira

BOCA JUNIORS: Romero; Advíncula, Figal, Marcos Rojo (Valentini) e Fabra; Medina, Pol Fernández (Campuzano), Ezequiel Fernández (Zeballos) e Barco (Janson); Merentiel (Benedetto) e Cavani
Técnico: Jorge Almirón

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Murilo, G.Gómez e Piquerez; Zé Rafael (Fabinho), Gabriel Menino (R.Ríos) e Veiga; Mayke (Breno Lopes), Artur (Luís Guilherme) e Rony (Endrick)
Técnico: Abel Ferreira

  • Próximo jogo: Red Bull Bragantino x Palmeiras │ Brasileirão 25ª Rodada │ Data 01/10 Domingo Hora 18h30 (de Brasília) Estádio Nabi Abi Chedid [Transmissão: Premiere]

Comentários