Palmeiras vence o Água Santa, por 1-0 fora de casa, neste domingo pela 8ª Rodada do Paulista 2023
O jogo em Diadema, que teve inicio ás 11h00 da manhã deste domingo, foi um verdadeiro duelo cheio de faltas e discussões no gramado. Apesar da pressão, o Palmeiras conseguiu arrancar 3 pontos ao vencer o Água Santa por 1-0 no estádio Distrital do Inamar, em Diadema, no ABC Paulista, pela oitava rodada do estadual. O gol do triunfo foi de autoria do atacante Rony em cabeçada, após escanteio no 1º minuto do segundo tempo.
O Palmeiras soma agora, 54 jogos disputados no período da manhã com 32 vitórias, 14 empates e oito derrotas. 106 gols-pró, e 55 gols-contra. A partir de 2015, as federações voltaram a marcar jogos nesse periodo. O alviverde jogou 15x com 10 triunfos, um empate e 4 reveses, com 31 gols-pró e 14 contra.
É o 5º triunfo seguido no estadual, mantendo sua invencibilidade e melhor campanha na classificação geral. O alviverde é o #1 lugar do Grupo D com 20 pontos, e próximo da classificação as quartas de finais. Já o Água Santa, tem 11 pontos em #2 do Grupo B e ainda está na briga pela classificação.
O próximo passo do alviverde, será em derbi na nona rodada, quinta-feira às 21h30 (de Brasília), na Arena de Itaquera, zona leste de São Paulo. O Água Santa jogará um dia antes, quando receberá a visita do Red Bull Bragantino às 15h00 no Distrital do Inamar
A partida - O técnico português Abel Ferreira poupou cinco titulares neste domingo. Murilo, Marcos Rocha, Gabriel Menino, Zé Rafael e Endrick iniciaram no banco de reservas. E o Luan, Mayke, Jailson, Fabinho e Giovani foram os titulares de hoje do alviverde, que sofreu dificuldades no 1T.
No começo, Veiga quase consegue abrir o placar, porém depois disso o Água Santa dominou as ações com forte marcação mas não chegou a exigir defesas muito difíceis ao goleiro Weverton, apesar de conseguir criar algumas oportunidades de gols. Aos 13', o lateral direito Reginaldo lançou na segunda trave, e após falha de Mayke, o atacante Bruno Xavier pegou a sobra mas chutou fora.
O alviverde conseguiu reequilibrar os duelos no meio-campo após a parada de hidratação. E, nos 20 minutos finais do 1T, as chances de gol do alviverde começaram a amadurecer, mas assim como Weverton, o goleiro Ygor Vinhas não precisou fazer nenhuma defesa nos arremates e cabeçadas dos alviverdes.
2º Tempo - Ao voltar do intervalo, já no minuto 1', mais uma vez a bola parada decidiu. Veiga cobrou falta do lado direito e Rony se antecipou cabeceando na primeira trave, a bola passou do canto esquerdo do goleiro dos aquáticos, que tentou tirar a bola que já havia ultrapassado a linha. Após uma checagem no VAR, o gol foi validado: 1-0.
Devido ao horário da manhã em pleno verão paulista, o desgaste pelo calor não tardou a aparecer, e o técnico Abel Ferreira promoveu as 5 substituições até os 25' com Zé Rafael, Endrick, Gabriel Menino, Breno Lopes e Tabata. O atacante Rony teve tempo de marcar o segundo gol no jogo, antes da substituição, mas o VAR anulou o gol ao detectar falta de Breno Lopes na origem da jogada.
Nos 32', em uma dividida na lateral, o zagueiro Rodrigo Sam empurou Endrick, que se chocou com as placas de publicidade bem em frente ao banco de reservas alviverde, gerando um tumulto. O árbitro inseguro demorou a tomar as decisões, e assim os jogadores alviverdes foram para cima do zagueiro dos aquáticos. O árbitro optou por dar dois cartões amarelos (Sam e o zagueiro palmeirense Murilo, que não saiu do banco de reservas). Apesar da confusão o único expulso foi o técnico do time mandante, Thiago Carpini.
Desde então, as equipes pouco produziram. E aos 40', o Água Santa conseguiu um chute em cobrança de falta de Bruno Mezenga, que foi defendido sem muito esforço pelo Weverton. O Endrick, e depois Gabriel Menino também quase marcaram gols mas não passou disso. Fim de jogo em Diadema, com vitória por 1-0 do Palmeiras.
Os conceitos dos jogadores, neste jogo de domingo (Péssimo, Regular, Bom, Ótimo)
Weverton [GOL]: Bom
Mayke [LD]: Regular
Luan [ZAG]: Regular
Gustavo Gómez [ZAG]: Bom
Piquerez [LE]: Regular
Jailson [VOL]: Péssimo
Fabinho [VOL]: Regular
(Zé Rafael [VOL]): Regular
Raphael Veiga [MEIA]: Bom
(Gabriel Menino [VOL]): Regular
Giovani [ATA]: Bom
(Endrick [ATA]): Regular
Dudu [ATA]: Bom
(Breno Lopes [ATA]): Regular
Rony [ATA]: Bom
(Tabata [MEIA]): Regular
O atacante Rony foi escolhido o ''Craque do Jogo'' pela transmissão do canal Premiere (Foto: Premiere)
FICHA TÉCNICA
Jogo: Água Santa x Palmeiras │ Paulista 2023 - Fase de grupos - 8ª rodada
Local: Estádio Municipal José Batista Pereira Fernandes (Distrital do Inamar), em Diadema, SP
Data: 12 de fevereiro de 2023 (domingo)
Horário: 11h00 (Hora de Brasília)
Árbitro: João Vitor Gobi
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Gustavo Rodrigues de Oliveira
VAR: Adriano de Assis Miranda
Renda: R$ 319.900,00
Público: 5.182 pagantes
Cartões amarelos: (ECAS) Rodrigo Sam, Thiaguinho, Lelê e Joilson; Murilo (SEP)
Cartão vermelho: Thiago Carpini (Água Santa)
Gol: (SEP) Rony 1'/2T
ÁGUA SANTA: Ygor Vinhas; Reginaldo (Gabriel Inocêncio), Didi, R.Sam e Joilson; Kadí, Thiaguinho (Lelê) e Ygor Henrique (Ramon); Jr Todinho, Bruno Xavier (Ronald) e Bruno Mezenga (David).
Técnico: Thiago Carpini
PALMEIRAS: Weverton, Mayke, G.Gómez, Luan e Piquerez; Jailson, Fabinho (Zé Rafael) e R.Veiga (G.Menino); Rony (Tabata), Dudu (Breno Lopes) e Giovani (Endrick).
Técnico: Abel Ferreira
- Próximo Jogo: Corinthians x Palmeiras│ Paulista 2023│ 9ª rodada│ Data: 16/02 quinta-feira 21h30 Arena Itaquera (Transmissão: Premiere)
Comentários