Clássico Da Saudade: Palmeiras encara o Santos no Morumbi, pela 6ª Rodada do Paulistão




04/02/2023 - 12h00
Nos embalos de sábado á noite, o Palmeiras tem mais um clássico pelo caminho. Encara o Santos no estádio Morumbi pela 6ª rodada do Paulista-2023. O Clássico da Saudade será às 18h30 (de Brasília), por que o Allianz Parque está reservado para um evento de Carnaval.

Embalado após o título da Supercopa do Brasil, o Palmeiras é o líder geral do Paulista. Na rodada passada, venceu o Mirassol por 2-0 com uma formação alternativa. 

O alviverde terá força máxima para o clássico de hoje. O único desfalque é o goleiro reserva Marcelo Lomba, que sofreu fratura em um dos dedos da mão esquerda.
 
O técnico Abel Ferreira passou instruções aos jogadores do Palmeiras em treinamento desta sexta-feira, 3, na Academia de Futebol (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

O Palmeiras conta com retrospecto recente de resultados positivos no Clássico da Saudade. A última derrota para o Santos foi em 2019, por 2-0 na Vila Belmiro no litoral. Desde então, foram dez jogos, com oito vitórias palmeirenses e dois empates.

O Palmeiras venceu os últimos sete clássicos contra o Santos (marca que não era obtida desde 1942, quando foi além e chegou a nove triunfos seguidos) e está invicto há dez (sequência que não era registrada desde 1948 – já a última vez que chegou a 11 jogos de invencibilidade foi também em 1942). 

Mayke prega respeito no clássico deste sábado: “É um clássico, então não tem muito essa de fase. Quando é clássico, o buraco é mais embaixo. Estamos preparados e descansados para chegar lá e fazer um grande jogo e, se Deus quiser, conseguir o nosso objetivo, que são os três pontos”, disse Mayke.

Pelo lado dos visitantes deste sábado, o Santos chega muito pressionado e com instabilidade. Após uma vitória na estreia do estadual, já são quatro jogos seguidos sem saber o que é vitória. Três empates e um revés. Hoje, figura na lanterna do grupo A, com seis pontos. Um a menos do que o #2 colocado, Red Bull Bragantino. O #1 é o Botafogo-SP, com 8 pontos.

Com a crise do time, a torcida santista vem fazendo seguidos protestos, que começaram no empate de 0-0 com o Água Santa, dia 25 de janeiro. Os torcedores vaiaram a equipe e xingaram a diretoria, cobrando por reforços.

Dois dias depois, a organizada foi até o CT Rei Pelé, onde conversou com o técnico Odair Hellmann, o coordenador esportivo e ex-craque Paulo Roberto Falcão e alguns jogadores. No sábado da semana passada, mais protestos após o empate 1-1 com a Ferroviária, no Canindé. Na quinta, a principal organizada do clube foi até o CT Rei Pelé, e conversou com o presidente Andres Rueda. Cobraram mais reforços, e pediram dedicação do elenco.

Neste sábado, Hellmann tem uma lista cheia de desfalques, com seis jogadores fora: o zagueiro Alex Nascimento (transição física), o lateral esquerdo Felipe Jonatan (preparação física), o volante Rodrigo Fernández (lesão muscular moderada no reto femoral direito), os meias Gabriel Carabajal (lesão muscular moderada no reto femoral da coxa direita), Ed Carlos (transição física) e o meia-atacante Soteldo (ruptura total do tendão do músculo peitoral esquerdo)

Em compensação, Maicon  já treinou no gramado e teve evolução na recuperação de um edema no adutor esquerdo, e pode surgir como novidade de hoje, diante do Palmeiras.

Hoje será o jogo número 355 do Palmeiras no estádio do Morumbi, e o retrospecto são 119 triunfos, 116 empates e 119 derrotas, com 447 gols do alviverde naquele gramado.

FICHA TÉCNICA
Jogo: Palmeiras x Santos │ Paulistão 2023 Fase de Grupos - 6ª rodada
Local: Estádio do Morumbi, em SP
Data: 4 Fevereiro 2023 - Sábado
Horário: 18h30 (Hora de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira, e Daniel Luis Marques
VAR: Adriano de Assis Miranda
Transmissão: YouTube, Premiere e Paulistão Play

Escalações:
PALMEIRAS: 21-Weverton, 2-Marcos Rocha, 15-Gustavo Gómez©, 26-Murilo, 22-Piquerez, 26-Gabriel Menino, 8-Zé Rafael, 23-Veiga, 7-Dudu, 10-Rony, 16-Endrick
Banco de reservas: 1-Vinicius, 4-Kuscevic, 6-Vanderlan, 11-Tabata, 12-Mayke, 13-Luan, 17-Giovani, 18-José López, 19-Breno Lopes, 20-Atuesta, 29-Rafael Navarro, 30-Jailson 
Técnico: Abel Ferreira

SANTOS: João Paulo; João Lucas, Messias, Bauermann e Lucas Pires; Dodi, Sandry e Zanocelo; L.Braga, Marcos Leonardo e Speed Mendoza.
Técnico: Odair Hellmann

Comentários