Em derby agitado em Itaquera, Palmeiras fica no empate por 2-2 com o Corinthians
16/02/2023 - 23h30
Nesta noite desta quinta-feira, no 1º derby do ano disputado na Arena Itaquera, com reviravoltas e muita chuva no 1T, terminou empatado em 2-2 pela 9ª rodada do Paulista.
Os rivais começaram pressionando, e com gol de Róger Guedes, abriram o placar aos 8' minutos. Rony empatou no fim do primeiro tempo. No retorno do intervalo, o rústico camisa 10 virou o placar, novamente de cabeçada. Minutos depois, o zagueiro Gil aproveitou um lançamento para empatar o jogo de pé direito.
O empate fora de casa mantém o alviverde invicto na temporada, alcançando os 21 pontos em #1 lugar geral e, do grupo D. Já os rivais alvinegros permanecem no #1 lugar do grupo C, com 15 pontos.
Após o clássico, o Palmeiras somente voltará a campo na noite de quarta-feira, devido ao fim de semana dedicado ao Carnaval 2023. O alviverde receberá o Red Bull Bragantino no Allianz Parque, às 21h35 (Hora de Brasília) do dia 22 de fevereiro, pela 10ª rodada do estadual.
O derby - Desde o 1º minuto de jogo, os rivais mandantes nesta noite, começaram pressionando com Giuliano, que arriscou de longe, e a defesa alviverde desviou. O Palmeiras equilibrou o jogo depois, e teve dois momentos seguidos de perigo, o primeiro com Rony, que foi cortado por Bruno Méndez. Depois, Giuliano furou ao tentar tirar a bola do escanteio, mas Cássio segurou.
Aos 8', Yuri Alberto recebeu de Giuliano no ataque e lançou na meia-lua. A bola desviou no camisa 20 e sobrou para Renato Augusto, que rolou para Róger Guedes, que livre na esquerda chutou forte de três dedos no gol, sem chances de defesa para Weverton: 1-0.
A resposta alviverde veio aos 17', com Veiga cobrando escanteio direto em Gustavo Gómez, que cabeceou para fora do gol. Sob forte chuva e poças de água no gramado, Piquerez acabou vencido por Yuri, que aproveitou para se lançar ao ataque, mas novamente a chuva também atrapalhou o atacante corintiano.
Dudu partiu no contra-ataque, e derrubado com a falta marcada. Na cobrança de Gabriel Menino, a bola desviou nos próprios palmeirenses e saiu fora. O alviverde foi persistente e continuou trabalhando até que Zé Rafael arrematou duas vezes de longa distância, o primeiro chute foi defendido por Cássio. O camisa 12 apareceu novamente em lance da esquerda de Veiga.
Roger Guedes na esquerda lançou na entrada da área para Adson, que tocou para Renato. O camisa 8 chutou de primeira exigindo grande intervenção de Weverton.
O goleiro palmeirense defendeu já em seguida, chute de Giuliano. E precisou correr aos 40' minutos para evitar um gol contra depois que o zagueiro Murilo recuou de cabeça. Depois desse susto, Veiga lançou tranquilamente na medida certa para Rony desviar par ao fundo das redes, igualando o jogo: 1-1.
Logo depois, Gabriel Menino perdeu uma rara chance de virar o placar depois que Endrick e Rony recuperaram a bola do lado esquerdo. Nos acréscimos, Weverton defendeu chute perigoso de Fagner.
2º Tempo - Na volta do intervalo, o técnico Fernando Lázaro promoveu a substituição de Adson pelo Romero , enquanto o Palmeiras voltou sem substituição. Na primeira jogada, Menino recebeu de Endrick, e livre chutou forte, mas Gil tirou. Aos 4', grande lance dos visitantes alviverdes com lançamento de Rony de bicicleta, mas ao receber na sequência, o camisa 10 estava impedido.
Roger Guedes respondeu para os mandantes da noite, ao driblar Marcos Rocha, mas ele tentou driblar demais e acabou se atrapalhando saindo com bola e tudo. Instantes depois, Veiga lançou novamente na medida para Rony virar o placar fazendo o 2º gol dele no derby de hoje: 1-2.
Aos 11' minutos, o lance mais polêmico da noite de derby. Veiga cobra escanteio no 2º poste, o zagueiro paraguaio Gustavo Gomez cabeceia a bola, que toca no braço do lateral corintiano Fabio Santos. Os jogadores palmeirenses reclamaram o toque do defensor. Porém, o árbitro Raphael Claus e o VAR, não marcaram a infração.
Segundo a transmissão da partida, alegaram que o árbitro entendeu que o jogador corintiano estaria com o braço muito próximo ao corpo sem intenção de atrapalhar o lance. O fato é que, se a bola não desvia nesse toque, Endrick estava livre para finalizar em gol. Diversos lances semelhantes já foram marcados pênaltis.
Nos 21', na entrada da grande área, Rony fez falta em Giuliano. E o Róger Guedes cobrou na barreira. Abel Ferreira substituiu Endrick e Menino por Jailson e Breno Lopes. O meia Renato Augusto levou a bola no lado esquerdo e chutou. Ela desviou mas Weverton fez boa defesa. No escanteio, a bola ficou solta dentro da área, mas o goleiro alviverde segurou.
Nos 21', na entrada da grande área, Rony fez falta em Giuliano. E o Róger Guedes cobrou na barreira. Abel Ferreira substituiu Endrick e Menino por Jailson e Breno Lopes. O meia Renato Augusto levou a bola no lado esquerdo e chutou. Ela desviou mas Weverton fez boa defesa. No escanteio, a bola ficou solta dentro da área, mas o goleiro alviverde segurou.
Fausto substituiu Roni, e quase entregou um presente para o alviverde. Após os 30', Weverton fez outra boa defesa em chute de Roger Guedes, fora da área. Em seguida, Weverton não teve muita chance de defesa com a visão a sua frente, encoberta por jogadores, quando o zagueiro Gil recebeu lançamento de Giuliano, e empatou o jogo com a bola quicando do lado esquerdo do goleiro: 2-2.
Giovani e Vanderlan entraram em campo para tentar dar um novo gás ao alviverde, no últimos minutos. Aos 42', Breno Lopes chutou forte mas atento, Cássio defendeu. Nos acréscimos, Róger Guedes partiu em um perigoso contra-ataque, e acabou desarmado por Jailson. O árbitro interpretou o lance de carrinho como faltoso, e deu cartão amarelo.
Os conceitos do time, no derby em Itaquera (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo)
Weverton [GOL]: Bom
Marcos Rocha [LD]: Regular
Gustavo Gómez [ZAG]: Bom
Murilo [ZAG]: Regular
Piquerez [LE]: Regular
(Vanderlan [LE]): Regular
Zé Rafael [VOL]: Bom
Gabriel Menino [VOL]: Regular
(Jailson [VOL]): Péssimo
Raphael Veiga [MEIA]: Bom
(Atuesta [VOL]): Péssimo
Rony [ATA]: Bom
Dudu [ATA]: Péssimo
(Giovani [ATA]): Regular
Endrick [ATA]: Péssimo
(Breno Lopes [ATA]): Regular
🚨 DERBY PAULISTA AO VIVO AGORA nesse link: https://t.co/SZxaEftqb5 #TimãoNaTNTSports #VerdãoNaTNTSports
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) February 17, 2023
É A VIRADA DO PALMEIRAS! Rony, de cabeça, faz o segundo contra o Corinthians e vira o jogo na Neo Química Arena: 2 a 1! pic.twitter.com/GGmP38VO7G
Rony em sua comemoração de cambalhota. O camisa 10 fez 2 gols no 1º derby de 2023, em Itaquera pela Série A1 do Paulistão (Foto: Greco/Palmeiras/by Canon)
Jogo: SCCP 2-2 Palmeiras│ Paulista 2023 - Fase de Grupos 9ª Rodada
Local: Neo Química Arena, em Itaquera, SPData: 16 Fevereiro 2023 - Quinta-feira
Horário: às 21h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Rafael Tadeu Alves de Souza
VAR: Marcio Henrique de Gois
Público pagante: 45.505 pessoas
Público total: 45.528 pessoas
Renda: R$ 2.582.382,00
Cartões amarelos: Gabriel Menino e Jailson (SEP); Roger Guedes (SCCP)
Gols⚽ (SCCP) Roger Guedes 8'/1T, Gil 31'/2T: (SEP) Rony 43'/1T, 8'/2T.
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Roni (Fausto), Giuliano, Renato Augusto e Adson (Romero); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Fernando Lázaro.
PALMEIRAS: 2-Marcos Rocha, 15-Gustavo Gómez©, 26-Murilo, 22-Piquerez(Vanderlan), 8-Zé Rafael, 25-Gabriel Menino(Jailson), 23-Veiga(Atuesta), 7-Dudu(Giovani), 10-Rony, 16-Endrick(Breno Lopes).
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Roni (Fausto), Giuliano, Renato Augusto e Adson (Romero); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Fernando Lázaro.
PALMEIRAS: 2-Marcos Rocha, 15-Gustavo Gómez©, 26-Murilo, 22-Piquerez(Vanderlan), 8-Zé Rafael, 25-Gabriel Menino(Jailson), 23-Veiga(Atuesta), 7-Dudu(Giovani), 10-Rony, 16-Endrick(Breno Lopes).
- Próximo Jogo: Palmeiras x Red Bull Bragantino │ Paulista Fase de Grupos 10ª Rodada │ Data: 22/02 quarta-feira 21h35, Allianz Parque (Transmissão: Record, Premiere e Paulistão Play)
Comentários