As polêmicas sobre a arbitragem do Derby na Final, e os Testes de Covid-19




03.08.2020 - 18:51
O árbitro Raphael Claus será o responsável pela arbitragem dentro do campo, no jogo de ida da final do Campeonato Paulista 2020, em Itaquera.

Claus chega pressionado porque já vem de polêmicas seguidas em dois jogos do rival da zona leste. A primeira foi em Red Bull Bragantino vs. corinthians, quinta-feira passada pelas quartas do paulista, no Morumbi. Na ocasião, Claus aplicou apenas, cartão amarelo no lateral Fagner depois de fazer violenta solada no jogador adversário. Porém, no último domingo, Claus estava no comando do VAR em corinthians vs. Mirassol, pela semifinal, e novamente entrou em polêmica.

No 2º tempo, recomendou ao árbitro Vinícius G.D. Araújo que observasse o monitor após solada de Juninho do Mirassol, que foi bastante semelhante à de Fagner contra o Bragantino.
Antes, Araújo havia apenas anotado falta sem sequer dar cartão. Depois de ver o lance no monitor, porém, optou por expulsar o meia do Mirassol com vermelho direto. Esta falta de critério chama a atenção. Curiosamente, Claus também foi o árbitro da derrota do Verdão no último derby, pela 10ª rodada da fase de grupos do Paulista 2020.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Polemica sobre os Testes de Coronavirus
Após mandar nesta segunda-feira, que seu elenco não passe por testes para Covid-19 antes da final do Paulista, contra o Verdão, o Presidente do rival tentou explicar sua posição por meio de nota oficial.

Em comunicado, afirmou que "cumpriu o confinamento de seus atletas e comissão técnica", "seguindo à risca" os protocolos elaborados pela FPF e autoridades governamentais de SP. Portanto, na visão do rival, não há necessidade de realizar mais testes com sua delegação. Por outro lado, afirma que o Verdão "descumpriu e liberou seus atletas depois de cada jogo, o que nunca foi permitido", o que justificaria a realização de exames apenas com o elenco alvi-verde.

O Palmeiras, por sua vez, se manifestou de forma contrária, e exige realização de exames antes das duas partidas da final.
Galiotte e Andrés chegam a acordo para testagem da Covid-19
A Federação Paulista informou nesta segunda-feira que os dois times, em comum acordo, farão novos testes de Covid-19 antes do 2º jogo da final na arena Allianz Parque.

Antes do 1º jogo da decisão na quarta-feira, em Itaquera. Só Palmeiras passará por testes. O acordo ocorre depois de algumas horas de polêmica. Pela manhã Andrés Sachez disse em reunião na Federação que não testaria seus atletas novamente, sob argumento de que os mantêm em confinamento.

A reportagem da RGT apurou com pessoas presentes na reunião desta segunda-feira, que quem puxou o assunto "testes" foi o presidente Galiotte.
Quase no fim, ele questionou quando o rival testaria seus jogadores e Andres respondeu que não faria exames porque, seu time está concentrado há 14 dias, e o protocolo médico da Federação Paulista [que teria sido aprovado pelo governo do Estado] – não exige testagem neste caso.
Mais sobre o Dérbi:
+ Felipe Melo fora do 1º jogo da final do Paulista 2020
O presidente da FPF, Reinaldo C. Bastos, intercedeu e disse a Galiotte e Sanchez que, se houvesse qualquer dúvida dali em diante, elas poderiam ser sanadas em conversas entre médicos dos clubes e o chefe do comitê médico da FPF, Moisés Cohen, e em seguida acabou a reunião.

Comentários