Em jogo dramático e virada, Palmeiras vence a 1ª na Libertadores; 2-1 sob o Cerro Porteño
Os times do Cerro Porteño (E) e Palmeiras, antes de jogo da 2ª Rodada da fase de grupos da Libertadores 2023 no estádio do Morumbi. (Foto: Palmeiras/by Canon)
20/04/2023 - 23h03
Em jogo dramático, Palmeiras finalmente vence a 1ª vez nesta atual edição da Libertadores. 2-1 contra o Cerro Porteño, no estádio do Morumbi.
Gustavo Gómez brilhou sendo protagonista do ataque do Palmeiras na virada sob o Cerro Porteño no Morumbi. O zagueiro e capitão alviverde empatou e deu a assistência para o gol da virada, feito por Rafael Navarro.
O resultado deixa o grupo C embolado, com as quatro equipes empatadas com três pontos. Bolívar e Cerro tem vantagem momentânea por critérios de desempate.
A Partida - O primeiro tempo foi de muitos sustos ao alviverde, mandante desta noite. Aos 4' minutos, depois de Churín obrigar Weverton a fazer defesaça, Bobadilla aproveitou o rebote e marcou o gol que abriu o placar do Morumbi.
Enquanto o Palmeiras continuava apático no começo do confronto, o Cerro aproveitava para chegar com perigo pelas laterais, em contra-ataques rápidos. Aos 12, Báez disparou pela esquerda, bateu Marcos Rocha na velocidade e, dentro da área, cruzou para dentro. Churín chegou chutando, mas isolou a bola.
A primeira chegada de mais perigo do time alviverde só foi acontecer quatro minutos depois, quando Artur cruzou para a área e Gustavo Gómez não conseguiu cabecear em cheio na bola, jogando-a para fora. No lance seguinte, Dudu arrancou pelo meio e chutou mascado; depois, foi a vez de Flaco López bater com perigo para a defesa de Jean, 'chamando' a torcida para o jogo e subindo a temperatura das frias arquibancadas do Morumbi.
Nos 38', Weverton fez a reposição do tiro de meta, Flaco deu a 'casquinha' e a bola sobrou limpa para Artur na ponta direita. O camisa 14 até completou a arrancada, mas demorou para limpar e chutar por dentro. No rebote da tentativa falha, Jhon Jhon centralizou a jogada para Gabriel Menino: no entanto, o artilheiro do Verdão na temporada isolou e não levou perigo à meta defendida por Jean.
No último lance da etapa inicial, Vanderlan arrancou pela lateral, deixou a marcação rival na saudade e só foi parado por falta de Claudio Aquino, que recebeu o cartão amarelo. Na cobrança da perigosa infração, entretanto, Gabriel Menino voltou a isolar a bola e demonstrar a falta de pontaria.
2º tempo - Apesar da alta pressão e das grandes chances perdidas pelo time paraguaio, o jogo voltou diferente depois do intervalo, com o Palmeiras dominando mais as ações.
Abel Ferreira tirou G.Menino, e colocou Richard Ríos em campo. Nos primeiros 10 minutos da etapa final, nada de mudança significativa na proposta de jogo. Assim, Abel mudou mais: sacou Jhon Jhon e Flaco López e mandou Endrick e Navarro no gramado do Morumbi.
As mexidas surtiram efeito positivo com gols. Aos 18', Dudu cobrou falta com cruzamento para a área e Artur desviou de carrinho. Jean fez defesa milagrosa, mas no rebote, Gustavo Gómez conferiu às redes: tudo igual no Morumbi.
A arbitragem recorreu ao VAR para validar o gol, analisando se Artur, impedido, obstruiu a defesa de Jean no chute de Gómez. Na interpretação de Fernando Rapallini, que foi ao monitor para assistir ao lance, jogada legal.
A virada finalmente foi concretizada aos 30'. Artur cruzou falta para a área, Jean saiu mal do gol e Gómez escorou para o miolo da área. Navarro, pois, só teve o trabalho de chutar para o gol vazio e colocar o 2 a 1 no marcador — que se manteve até o apito final de Rapallini no confronto.
Classificação do Grupo do Palmeiras, na Libertadores 2023
Os conceitos da equipe, na partida desta quinta-feira (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo)
Weverton [GOL]: Regular
Marcos Rocha [LD]: Péssimo
Gustavo Gómez [ZAG]: Bom
Luan [ZAG]: Péssimo
Vanderlan [LE]: Bom
Zé Rafael [VOL]: Regular
Gabriel Menino [VOL]: Regular
(Richard Ríos [VOL]): Regular
Jhon Jhon [MEIO]: Bom
(Endrick [ATA]): Regular
Artur [ATA]: Regular
(Gustavo Garcia [LD]): Regular
Dudu [ATA]: Bom
(Breno Lopes [ATA]): Pouco tempo em campo/Sem conceito
López [ATA]: Regular
(Rafael Navarro [ATA]): Bom
O zagueiro Gustavo Gómez (E) e o centroavante Rafael Navarro, marcaram os gols da vitória (Foto: Palmeiras/Twitter) |
FICHA TÉCNICA
Jogo: Palmeiras 2-1 Cerro Porteño │ Libertadores 2023 - 2ª Rodada
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Data: 20 Abril 2023 — terça-feira
Horário: 21h00 (de Brasília)
Público: 42.340
Renda: R$ 2.378.284,50
Árbitro: Fernando Rapallini(Argentina)
Assistentes 1&2: Juan Belatti(Argentina) e Diego Bonfá(Argentina)
VAR: Mauro Vigliano (Argentina)
Cartões amarelos: Marcos Rocha e Artur (SEP); Piris da Motta, Churín e Aquino (CCP)
Gols: (SEP)Gustavo Gómez 18'/2T, Rafael Navarro 30'/2T; (CCP)Damián Bobadilla 4'/1T
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Ríos) e Jhon Jhon (Endrick); Artur (Gustavo Garcia), Dudu (Breno Lopes) e Flaco López (Rafael Navarro)
Técnico: Abel Ferreira
CERRO PORTEÑO: Jean; Alberto Espínola (Giménez), Piris da Motta, Eduardo Brock e Gabriel Báez; Damián Bobadilla, Rafael Carrascal (Cardozo Lucena) e Claudio Aquino; Federico Carrizo (Samudio), Robert Morales (Antonio Galeano) e Diego Churín (Fernando Fernández)
Técnico: Facundo Sava
- Próximo Jogo: Vasco da Gama x Palmeiras │ Brasileiro 2ª rodada │ Data: 23/4/2023 Hora: 16h00 (de Brasilia) Maracanã (Transmissão: TV Globo e Premiere)
Comentários