PALMEIRAS VENCE ITUANO POR 1-0 EM DUELO DIFICIL SOB CHUVA, E ESTÁ NA FINAL DO PAULISTÃO 2023
19-03-2023 - 18h40
Na tarde deste domingo, o Palmeiras eliminou o Ituano por 1-0 definindo o primeiro finalista do Campeonato Paulista-2023. Com sufoco e muita chuva no Allianz Parque, o alviverde conquistou a vaga para mais uma decisão do título estadual, pelo 4º ano consecutivo. O chorado gol da vitória foi de autoria do zagueiro Murilo, após lance de bola parada no segundo tempo.
Campeão do Paulista 2022, o Palmeiras também foi finalista nos dois anos anteriores. Em 2021, foi vice, após derrota para o São Paulo na final. Em 2020, ficou com a taça ao superar o Corinthians nos pênaltis, ainda com o técnico Luxemburgo.
Com a vaga na mão, o verdão espera o vencedor do confronto de mata-mata entre Água Santa e Red Bull Bragantino na noite desta segunda-feira, 21h00(Hora de Brasília), na Vila Belmiro, para saber quem será o adversário na final.
Diferente das quartas e das semifinais, a decisão do Paulistão será disputada em jogos ida e volta, agendados para os dias 2 e 9 de abril. Até lá, Palmeiras terá duas semanas para a preparação, já que o calendário será pausado na data Fifa do próximo final de semana.
Torcida organizada estendeu faixa de protesto no Allianz Parque, escrito ''Leila, cumpra suas promessas'' (Foto: Onefootball)
A Partida - Faltou gols: O primeiro tempo foi de domínio do Palmeiras, que teve muitas chances de gols. O primeiro bom momento foi aos 7' minutos, mas Rony não conseguiu chutar ao receber cruzamento dentro da área. Já no lance seguinte, Tabata sentiu desconforto muscular e precisou deixar o campo sendo trocado pelo Breno Lopes.
Mesmo assim, os palmeirenses não se abateram e seguiram pressionando o adversário. Aos 12', Gabriel Menino recebeu cruzamento de Veiga e cabeceou sozinho um lance que poderia dominar e chutar, mas desperdiçou. No minuto seguinte, foi a vez do meia chegar com perigo dentro da área, obrigando o goleiro Jefferson Paulino a fazer a defesa.
Mais tarde, aos 22', o goleiro visitante voltou a evitar o gol palmeirense, quando Breno Lopes apareceu no costado da zaga para chutar após cruzamento de Marcos Rocha. Em seguida, o Ituano até se reorganizou para evitar nova pressão, mas pouco ameaçou o gol alviverde.
O Palmeiras apareceu mais uma vez no ataque aos 33' com bom trabalho de bola na entrada da área. Piquerez cruzou para trás, e Gabriel Menino finalizou rasteiro, para defesa de Jefferson. Em seguida, aos 35', o goleiro apareceu novamente, para salvar o Ituano. Agora, em finalização de fora da área de Veiga.
2 º Tempo - O Palmeiras voltou do intervalo sem alterações e ainda errando muito com suas deficiências no trabalho de criação muito devido a falta de um ''meia-armador'' capaz de encontrar os companheiros em melhores condições de finalizar em gol. Apesar disso, não diminuiu o ritmo de jogo. Já no minuto 1', Menino pegou a sobra de escanteio e chutou firme para outra boa defesa de Jefferson.
Aos 13' minutos do 2T, finalmente o gol. Após falta cobrada para lançamento de Gustavo Gómez, o goleiro Jefferson do Ituano fez outra boa defesa. E no rebote, Murilo aproveitou a sobra, e finalmente mandou para o fundo das redes, abrindo o placar para delírio da massa alviverde, que lotou completamente o Allianz Parque neste domingo quente com chuva, 1-0.
Após o chorado gol, o alviverde evitou uma maior pressão dos visitantes mantendo o ritmo mais cadenciado, com trocas de passes apesar de algumas tentativas frustrantes de contra ataque. O técnico do Ituano realizou substituições, tentando fazer sua equipe reagir mas pouco conseguiu agredir o gol alviverde. Minutos depois aos 30', finalmente volta a assustar os visitantes quando Piquerez chutou firme de fora da área, e o goleiro Jefferson Paulino espalmou para escanteio direito.
Com a chegada de chuva torrencial no Allianz Parque, as chances de gols ficaram escassas para as equipes, que tiveram de lidar com um gramado sintético molhado. Os minutos finais foram tomados por um clima de tensão. O técnico Abel Ferreira fez substituições visando ganhar fôlego, e fortalecer o sistema defensivo. O Ituano circulou a área nos acréscimos, mas o time alviverde não permitiu maiores avanços até o apito final garantindo o triunfo, e a classificação na final do Paulistão.
Os conceitos dos jogadores na semifinal deste domingo (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo)
Weverton [GOL]: Bom
Marcos Rocha [LD]: Regular
Gustavo Gómez [ZAG]: Bom
Murilo [ZAG]: Bom
Piquerez [LE]: Regular
Zé Rafael [VOL]: Bom
Gabriel Menino [VOL]: Péssimo
(Fabinho [VOL]): Regular
Raphael Veiga [MEIA]: Regular
(Jailson [VOL]): Pouco tempo em campo/Sem conceito
Bruno Tabata [MEIA]: Pouco tempo em campo/Sem conceito
(Breno Lopes [ATA]): Regular
Dudu [ATA]: Regular
(Mayke [LD]): Regular
Rony [ATA]: Regular
(Rafael Navarro [ATA]): Pouco tempo em campo/Sem conceito
Murilo, zagueiro do Palmeiras, aproveitou a sobra cabeceando a bola para o fundo do gol do ituano aos 59' no Allianz Parque 19/março/2023 (Foto: Greco/Palmeiras/By Canon)
FICHA TÉCNICA
Jogo: Palmeiras 1-0 Ituano │ Paulista 2023 Semifinal 1/1
Local: Allianz Parque (SP)
Data: 19 de março de 2023 - Domingo
Horário: 16h00 (Horário de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Renda: R$ 3.148.583,33
Público: 40.664 pessoas
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Mauro André de Freitas
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Murilo(SEP); Claudinho(IFC)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Murilo(SEP) 13'/2T
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, G.Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, G.Menino (Fabinho) e Veiga (Jailson); Tabata (Breno Lopes), Dudu (Mayke), Rony (Navarro).
Técnico: Abel Ferreira
ITUANO: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Claudinho, Bernardo e Iury; Lucas Siqueira (Mateus Nascimento), José Aldo (Felipe Saraiva) e Eduardo Person; Gabriel Barros (Hélio Borges), Quirino (Rafael Silva) e Paulo Victor (Rafael Carvalheira).
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
- Próxima Partida: Palmeiras vs Água Santa ou Red Bull Bragantino │ Paulista 2023 Final 1/1 │ Data 02/04/2023 16h00 (Hora de Brasília) Allianz Parque
Comentários