Comissão técnica do Palmeiras tem 72% de aproveitamento // Ranking da Conmebol no sorteio da Libertadores




22/03/2023 - 13h23
O técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, chegou à mais uma decisão ao eliminar o Ituano no último domingo, por 1-0, no Allianz Parque, pela semifinal do Paulista. O resultado ampliou ainda mais os números da comissão técnica em mata-matas, desde que desembarcaram no pais.

A estreia dos portugueses aconteceu exatamente, em triunfo no mata-mata contra o Red Bull Bragantino, 1-0 dia 05/11/2020 pela Copa do Brasil. Desde então, o retrospecto é amplamente favorável.

De 33 duelos que Abel e sua comissão técnica disputaram junto do Palmeiras, se classificaram ou conquistaram o título em 24 vezes. Por outro lado, foram eliminados ou vice-campeões em nove duelos. Um aproveitamento de 72%.

Dos sete troféus erguidas pelo Abel, seis foram em competições de mata-mata. São elas as duas Libertadores 2020 e 2021, a Copa do Brasil 2020, Recopa Sul-Americana e, o Paulistão-2022, além da inédita Supercopa do Brasil 2023.

O único troféu vencido pela comissão técnica portuguesa que não contemplava jogos eliminatórios, foi o Brasileirão Série A 2022 sob campanha quase perfeita, o alviverde líderou o torneio nacional de pontos corridos, com 81 pontos ganhos: 23 triunfos, 12 empates e apenas três reveses.

Agora, Abel terá a chance de conquistar mais uma taça estadual à frente do clube. O adversário será o Água Santa, que bateu o Ituano segunda-feira, nos pênaltis na Vila Belmiro, e avançou à final pela 1ª vez em sua história.

A Federação Paulista de Futebol ainda não confirmou datas, horários ou locais, e aguarda o sorteio da Libertadores, dia 27 de março, para tomar uma definição. A única certeza, ao menos até o momento é a de que, o Palmeiras mandará o segundo jogo no Allianz Parque, por ter a melhor campanha.
 
Gustavo Gómez disputa bola com o atacante Rafael Borré, em River Plate 0-3 Palmeiras - Libertadores 2020 Semifinais (ida) estádio Libertadores da América, Argentina (Foto: SEP 05/01/2021)

Palmeiras no ranking de clubes realizado pela Conmebol, para a Libertadores de America - Ordem dos times é estabelecida pelo histórico na Libertadores e na Copa Sul-Americana, e pelo desempenho recente nos dois torneios continentais

Os 32 clubes da fase de grupos da Libertadores 2023 estão definidos. A ordem dos times é estabelecida a partir do histórico na Libertadores e na Copa Sul-Americana e do desempenho recente nos dois torneios.

O ranking é liderado pelo River Plate da Argentina. Em seguida, aparecem duas equipes brasileiras que monopolizaram as conquistas da Libertadores nos últimos quatro anos: Palmeiras (#2), campeão em 2020 e 2021, e Flamengo (#3), vitorioso em 2019 e 2022.
 

A classificação é um dos critérios mais relevantes na divisão dos times em quatro potes do sorteio da fase de grupos, que está marcado para a próxima segunda-feira 27, no Paraguai.

O pote 1 tem Palmeiras e Flamengo, além do atual campeão da Sul-Americana, Independiente Del Valle (Equador), e os seis melhores classificados no ranking da Conmebol.

No pote 2, estão os oito times subsequentes no ranking da Conmebol. No 3, os outros oito na classificação da entidade.

O pote 4 é formado pelos quatro times provenientes da terceira fase da Libertadores e das quatro equipes restantes.

Os grupos terão um representante de cada pote. Equipes do mesmo país não podem ser rivais de chave, com exceção dos participantes provenientes da terceira fase da Libertadores.

Os potes da Conmebol Libertadores de América 2023
Pote 1
Palmeiras
Flamengo
River Plate (Argentina)
Boca Juniors (Argentina)
Nacional (Uruguai)
Athletico-PR
Independiente del Valle (Equador)
Olimpia (Paraguai)

Pote 2
Libertad (Paraguai)
Atlético Nacional (Colômbia)
Internacional
Barcelona (Equador)
Racing (Argentina)
Corinthians
Colo-Colo (Chile)
Fluminense

Pote 3
Bolívar (Bolívia)
The Strongest (Bolívia)
Melgar (Peru)
Alianza Lima (Peru)
Argentinos Juniors (Argentina)
Metropolitanos (Venezuela)
Aucas (Equador)
Monagas (Venezuela)

Pote 4
Liverpool (Uruguai)
Deportivo Pereira (Colômbia)
Ñublense (Chile)
Patronato (Argentina)
Atlético
Sporting Cristal (Peru)
Cerro Porteño (Paraguai)
Independiente Medellín (Colômbia)
  • Próximo Jogo: Palmeiras vs Água Santa │ Paulista 2023 Final 1/2 │ Data e Hora: (aguardando definição)

Comentários