Palmeiras 1 x 0 Guarani







O Verdão recebeu o Guarani na noite desta quinta-feira (20), no Allianz Parque, pela 7ª rodada do Campeonato Paulista. Com a vitória por 1 a 0, com gol de Dudu aos 26 minutos do primeiro tempo, o Verdão irá dormir na liderança do grupo B e também da classificação geral do certame, com 16 pontos. O Santo André, atualmente com 15 pontos, só assume a ponta novamente em caso de vitória no domingo, diante do Red Bull Bragantino, no estádio Bruno José Daniel, às 16h.

A grande estrela da noite foi Dudu. Homenageado da noite por completar 300 jogos – recebeu da diretoria (presidente Maurício Galiotte, vice-presidente Paulo Buosi e assessor-técnico Edu Dracena) uma camisa com o número alusivo às suas partidas – o craque também fez gol determinante para abrir caminho para a vitória alviverde; este foi o 70º gol do camisa 7 pelo Maior Campeão do Brasil. 

A marca de 300 partidas, aliás, é um privilégio para poucos (além do Baixola, como é carinhosamente chamado, apenas outros 32 jogadores ultrapassaram essa barreira em toda a história centenária da agremiação palestrina).
 
Vale lembrar que Dudu é considerado o rei do Allianz Parque, levando em conta o período em que a casa palmeirense foi inaugurada com este nome, em 2014, na forma de uma moderníssima arena. 

Dudu é quem mais jogou no estádio (125 vezes), mais venceu (89 triunfos), mais fez gols (balançou as redes 33 vezes com este diante do Guarani) e mais serviu seus companheiros (concedeu 33 assistências), além de ser o maior artilheiro do Gol Norte (com 13 tentos) e do Gol Sul (com 20 bolas na rede).

Sem dúvida, Dudu foi a estrela da noite, mas Willian Bigode voltou a ser destaque em mais um jogo do Verdão. Apesar de não ter marcado diante do Guarani, ele deu a assistência para o próprio Dudu brilhar no primeiro tempo e balançar as redes. 

Com essa assistência, aliás, Willian salta da 5ª para a 4ª posição da lista dos maiores garçons do Allianz Parque, inaugurado em 2014, ao lado de Marcos Rocha: são 9 assistências ao todo. Roger Guedes e Robinho dividem o segundo e terceiro posto, empatados, com 10 assistências (porém, ambos considerados segundos colocados), e Dudu segue como principal garçom, com incríveis 33 passes a gol – inclusive, é o mesmo número de bolas na rede que possui no estádio.

O JOGO
Sem poder contar com os laterais-direitos Mayke e Marcos Rocha (ambos no departamento médico), Vanderlei Luxemburgo escalou o time com Gabriel Menino dentre os titulares. Com isso, o Verdão com a campo com: Weverton; Gabriel Menino, Felipe Melo, Gómez e Viña; Bruno Henrique, Zé Raphael e Raphael Veiga; Willian, Luiz Adriano e Dudu. 

O primeiro tempo ficou marcado pelas boas investidas do Palmeiras contra a equipe bugrina. O Verdão criou as melhores chances e abriu o placar aos 26 minutos de bola rolando, após Willian fazer pela jogada em velocidade, observar o camisa 7 passar à sua direita, escolher conceder o passe; o atacante, com categoria, teve tempo para dominar e tocar na saída do goleiro Jefferson Paulino. (Palmeiras 1×0 Guarani)

O Verdão teve chance de ampliar sua vantagem, mas não conseguiu ser mais cirúrgico em suas finalizações – chegou perto em algumas investidas com Luiz Adriano e Willian Bigode, por exemplo. O maior susto ficou por conta de uma bola surpresa que quase encobriu Weverton. Atento, o camisa 21 do Verdão defendeu de mão trocada a tentativa de Lucas Crispim, aos 43 minutos. 

No segundo tempo, o Alviverde seguiu no controle da peleja. Logo no início da etapa derradeira, o duelo ficou com cara de goleada, já que, apenas aos seis minutos, o Verdão tinha um penal a seu favor (Dudu foi derrubado Romércio). O próprio camisa 7 (hoje vestindo a 300) foi cobrar, mas o goleiro Jefferson Paulino acertou o canto e levou a melhor.

As substituições da partida ficaram por conta da lateral-esquerda, quando, aos 18 minutos do 2º tempo o uruguaio Viña, camisa 17, em sua segunda partida pelo clube, precisou ser substituído por Luxemburgo, para a entrada de Victor Luis, camisa 26. 

Aos 27 minutos, Luiz Adriano deu lugar ao jovem oriundo da base Gabriel Veron no ataque; e, finalmente, aos 37, foi a vez de Raphael Veiga sair para a entrada do zagueiro Luan, que nesta noite atuou como uma espécie de volante, fazendo com que Zé Rafael (então nesta posição) avançasse para a meia.

Nos minutos finais, vale destacar o empenho de Willian e Gabriel Veron. O camisa 29 arriscou alguns chutes e levou muito perigo à meta do Bugre, enquanto o jovem de 17 anos incendiou a partida com sua velocidade e com suas arrancadas. 

No hall dos mais experientes, Felipe Melo fez mais uma boa partida na zaga, vestindo a braçadeira de capitão – originalmente meio-campista, Melo vem desempenhando a função de zagueiro desde o início de 2020 com o técnico Luxemburgo.

AGENDA
O próximo compromisso do Palmeiras será diante do Santos, na Vila Belmiro, no dia 29/02 (sábado), às 16h00 – ou seja, só após o Carnaval. O jogo será válido pela 8ª rodada do Paulista 2020.

Comentários