Palmeiras vence o Bahia no Allianz Parque por 1-0 // Tabela e jogos da 30ª Rodada




28 Outubro 2023 - 21h10
Nesta noite de sábado, o Palmeiras venceu o Bahia por 1-0, gol de Veiga, pela 30ª rodada e volta a vice-liderança, com 53 pontos, diminuindo a vantagem do #1 colocado, Botafogo para seis pontos. Porém, o time carioca recebe o Cuiabá neste domingo, e se vencer, a diferença volta á nove pontos.

O tricolor baiano estaciona nos 34 pontos, em #14 lugar, mas não cai na zona de rebaixamento, ainda nesta rodada.

Na próxima rodada, o Palmeiras encara o lider Botafogo, no estádio Nilton Santos no Rio de Janeiro, quarta-feira 21h30 (de Brasília). Um dia antes, na terça-feira 19h0, o Bahia recebe o Fluminense na Fonte Nova, em Salvador, às vésperas da final da Libertadores.

A partida — Em começo morno, o Palmeiras chutou a 1ª em gol só aos 11'. Gómez interceptou um passe e deixou com Veiga, que lançou Breno em velocidade. O atacante apostou corrida com o marcador, tomou à frente e chutou cruzado, mas o goleiro Marcos Felipe defendeu.

Com marcação cerrada, o alviverde tentou nos dribles de Endrick um caminho. Aos 14', o jovem foi acionado no lado direito, limpou o defensor, que se lesionou na jogada, foi para a linha de fundo e cruzou rasteiro para Veiga, que dominou mal e não conseguiu desviar ao gol.

O Bahia chegou com perigo aos 24', após Ademir receber pela direita, levar ao meio e chutar de esquerda para fora. O Palmeiras diminuiu o ritmo nos minutos seguintes, e atacando só aos 33', em chute de fora da área de Richard Ríos, defendido por Marcos Felipe.

Em seguida, Endrick tabelou com Ríos e invadiu a área, mas lançou sem direção. Em escanteio cobrado por Veiga aos 36', Gómez desviou de cabeça e a bola sobrou para Luan, que desequilibrado não conseguiu concluir.

O time alviverde finalmente balançou as redes aos 37'. Endrick recebeu lançamento, partiu em velocidade e foi derrubado na entrada da área. O juiz deu vantagem por que a bola sobrou com Veiga, que finalizou corretamente no contrapé do goleiro; 1-0.

Segundo tempo — Logo nos primeiros segundos, Endrick partiu em velocidade, desde a defesa, mas chutou para fora do gol. Aos 14', Murilo ficou pegou sobra de cruzamento e chutou forte, para defesa do goleiro Marcos Felipe.

O zagueiro outra vez aos 16', no escanteio cabeceando para fora, e nos 20', Ríos chutou uma falta com força mas a bola saiu à esquerda da meta baiana.

O ataque alviverde perdeu uma boa chance de gol aos 28' minutos. Murilo fez passe na medida certa para Breno Lopes, que cara a cara com o goleiro Marcos Felipe, até finalizou forte, porém, em cima do goleiro. Aos 37, Luis Guilherme partiu bem pelo lado direito, puxou para o meio da entrada da área e chutou de esquerda, mas o goleiro baiano atento, fez a defesa.

No minuto seguinte, Rony fintou o zagueiro e tocou rasteiro para o meio da área. Artur se esticou e tocou de direita para o gol, mas o goleiro evitou mais uma vez. Nos acréscimos, Richard Ríos tabelou com Jailson, que deixou para Marcos Rocha. O lateral cruzou corretamente, mas Rony cabeceou muito mal. Fim de jogo.

Os conceitos dos jogadores diante do Bahia, neste sábado (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo):
Weverton [GOL]: Regular
Gustavo Gómez [ZAG]: Bom 
Luan [ZAG]: Regular
Murilo [ZAG]: Bom 
Mayke [LD]: Regular
Marcos Rocha [LD]: Regular
Richard Ríos [MEIO]: Bom 
Fabinho [MEIO]: Bom 
Jailson [MEIO]: Péssimo
Raphael Veiga [MEIA]: Regular
Artur [ATA]: Péssimo
Piquerez [LAT]: Regular
Endrick [ATA]: Bom 
Luis Guilherme [MEIA]: Bom 
Breno Lopes [ATA]: Péssimo
Rony [ATA]: Péssimo
 
Veiga comemora seu gol no triunfo do Palmeiras sob o Bahia, na 30ª rodada da Série A no Allianz Parque (Foto: Palmeiras/by Canon)

FICHA TÉCNICA
Jogo: Palmeiras 1-0 Bahia │ Brasileirão Série A - 30ª Rodada
Local: Allianz Parque, em SP
Data: 28 Outubro 2023 sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Público: 33.747 torcedores
Renda: R$ 2.226.993,59
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo H.Correa (Fifa-RJ) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Wagner Reway (Fifa-PB)
Cartões amarelos: Acevedo, Kanu e Everaldo (Bahia); Fabinho (Palmeiras)
Cartões vermelhos: Acevedo (Bahia)
Gol: (SEP) Raphael Veiga 37'/1T

PALMEIRAS: Weverton; Gustavo Gómez, Luan e Murilo; Mayke (Marcos Rocha), Fabinho (Jailson), Richard Ríos e Piquerez; Raphael Veiga (Artur); Breno Lopes (Rony) e Endrick (Luis Guilherme).
Técnico: Abel Ferreira

BAHIA: Marcos Felipe; Gabriel Xavier, Kanu e Raul Gustavo (Diego Rosa); Cicinho, Rezende, Acevedo e Matheus Bahia (Lucas Mugni); Luciano Juba (Camilo Cándido), Ademir (Biel) e Mingotti (Everaldo).
Técnico: Rogério Ceni


Abaixo, as partidas da 30ª rodada do Brasileirão Série A 2023, que começaram neste sábado, e a tabela automática de classificação.

Sábado, 28/10:

19h00 - Palmeiras 1-0 Bahia — Allianz Parque
19h00 - América-MG 3-4 Grêmio — Arena Independência
21h00 - Atlético-MG 2-0 Fluminense — Arena MRV

Domingo, 29/10:

16h00 - Goiás 1-1 Vasco — Estádio da Serrinha
16h00 - Athletico 1-1 São Paulo — Ligga Arena
18h30 - Corinthians 1-1 Santos — Neo Química Arena
18h30 - Internacional 3-4 Coritiba — Beira-Rio
20h00 - Botafogo 0-1 Cuiabá — Estádio Nilton Santos

Flamengo x Bragantino - 23/11 quinta - 21h30 (adiado)
Fortaleza x Botafogo - 18/11 sábado - 18h30 (adiado)


Standings provided by Sofascore
  • Próximo jogo: Botafogo x Palmeiras │ Brasileirão Série A 31ª Rodada │ Data: 01/11 Hora: 21h30 Nilton Santos (Transmissão: TV Globo e Premiere)