Abel diz que derrota do Palmeiras "ajuda os garotos a crescer"// Tabela e jogos da 25ª Rodada




02 Outubro 2023 - 17h30
Após perder de virada por 2-1 para o Red Bull em Bragança Paulista, o técnico Abel Ferreira se diz satisfeito com o desempenho do time reserva cheio de jovens da base.

– Vocês viram a quantidade de jogadores de nosso segundo time, que fizeram um primeiro tempo extraordinário. Foi uma pena porque merecíamos chegar ao intervalo com uma vantagem maior. O Bragantino só entrou no jogo após o pênalti, estava difícil entrar em nossa defesa, e depois acabou por fazer (o segundo gol) em um cruzamento de fora da área – resumiu Abel na coletiva.

Abel elogiou o desempenho no primeiro tempo e repetiu que foi "uma pena" as chances de gols perdidas. No 2T, os jovens ainda controlaram bem até que Richard Ríos cometeu um pênalti acidental que levou ao empate. Em seguida, Red Bull criou asas e conseguiu a virada já nos minutos finais.

– O pênalti foi o momento-chave do jogo. Até os 60 minutos o Bragantino teve uma oportunidade de perigo no primeiro tempo. Depois do pênalti, sim, carregaram, jogando em casa com ritmo de jogo e volume. Mas até o pênalti nós estávamos completamente por cima. Foi pena no primeiro tempo que duas bolas bateram na trave, uma poderia ter entrado. Acontece, são coisas do futebol – lamentou Abel.

Abel ousou e escalou o Palmeiras com sete jogadores da base, depois utilizou mais três do banco de reservas – um deles fez sua estreia no profissional, Kauan Santos, inclusive criando uma jogada de perigo nos acréscimos.

– Nós, enquanto formadores, temos que ajudá-los no que precisarem nos momentos de glória ou de azar como foi hoje. Passamos confiança e dizer a eles que estes momentos nos ajudam a crescer, a criar casca e a nos preparar para o futuro – completou Abel.

A segunda derrota seguida no Brasileirão deixa o Palmeiras no quarto lugar, um abaixo do próprio Bragantino e sete atrás do Botafogo. O líder fecha a 25ª rodada em casa contra o Goiás, nesta segunda-feira, e pode disparar novamente.

Hoje o Palmeiras só pensa em Libertadores. Na quinta, duela com o Boca pela vaga na final única. Quem vencer se classifica, e o empate leva aos pênaltis. O outro finalista sai de Internacional x Fluminense.

Abel Ferreira na Coletiva Pós-jogo Red Bull 2-1 Palmeiras - 1/Outubro/2023 — Imagem: TV Palmeiras

Abaixo, mais respostas de Abel Ferreira:

Análise da derrota em Bragança
– Às vezes ganhamos, às vezes aprendemos. Dou os parabéns ao Bragantino, mas hoje poderíamos ter saído com outro resultado. Futebol é isso: não cometer deslizes como cometemos no primeiro pênalti e no segundo gol. Foram gols muito consentidos da nossa parte, mas tenho certeza que os jogadores deram o melhor.

Elogios a Endrick e Luis Guilherme
– O Endrick é bom nisso, quando tem espaço nas costas para utilizar a velocidade, que é uma marca dele, com drible e finalização. Este é o forte. Quando joga contra uma equipe de blocos baixos, ele também ajuda, claro. E também o Luis Guilherme. Os dois jogaram muito bem. Já disse isso várias vezes, mas é preciso relembrar: esta equipe tem presente e tem futuro. O que às vezes não tem é paciência para alguns erros que se comete neste processo de formação, pois em alguns jogos as coisas não vão correr tão bem.

Usar muitos jovens queima etapas?
– Faz parte, faz parte. Na nossa vida, não só no futebol, isso não é comer um mousse de goiaba. É nos momentos difíceis que vemos quais jogadores podem ter futuro ou não no clube. São os obstáculos que definem o caráter de um jogador, de um técnico, é nas derrotas. Quando as coisas correm bem, a onda leva. O problema é ter que escalar quando está no fundo, e é isso que faz a diferença.

O que esperar de Palmeiras x Boca?
– É um jogo decisivo em nossa casa, que seguramente terá uma história que só vamos conhecer no fim. É o que posso dizer, porque todo o resto é “se”, e não vivemos com “se”, só com fatos e realidade. Vamos preparar bem este jogo, contar com alguns jogadores que jogaram hoje e seguramente aprenderam muito. Quinta-feira é um jogo diferente, e faremos de tudo para voltar à final novamente.


Abaixo, a tabela automática, e os jogos da 25ª Rodada da Série A

Sábado - 30/09:
16h00 - Flamengo 1-0 Bahia — Estádio Maracanã
16h00 - Fortaleza 1-1 Grêmio — Arena Castelão
18h30 - São Paulo 2-1 Corinthians — Estádio Morumbi
18h30 - Cuiabá 3-0 Fluminense — Arena Pantanal
21h00 - Internacional 0-2 Atlético-MG — Estádio Beira-Rio

Domingo - 01/10:
16h00 - Santos 4-1 Vasco — Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro)
16h00 - Cruzeiro 1-1 América-MG — Estádio Mineirão
16h00 - Coritiba 2-0 Athletico-PR — Couto Pereira
18h30 - Red Bull Bragantino 2-1 Palmeiras — Estádio Nabi Abi Chedid (Nabizão)

Segunda - 02/10:
20h00 - Botafogo 1-1 Goiás — Estádio Nilton Santos

Standings provided by Sofascore

  • Próximo Jogo: Palmeiras x Boca Jrs │ Libertadores: Semifinal 2/2 │ Data: 05/10 Hora: 21h30 Allianz Parque (Transmissão: ESPN)

Comentários