LIBERTADORES - PÓS-JOGO: PALMEIRAS 2-2 ATHLETICO-PR






06 Setembro 2022 - 23h40
Na noite desta terça-feira, o atual bicampeão da Libertadores sofreu uma expulsão no final do 1º tempo, porém reuniu forças para construir o placar de 2-0, mas na etapa final sofreu o empate do Athletico e acabou eliminado da competição na semifinal pelo placar agregado, depois de perder na ida por 1-0.

Arbitragem polêmica - Após o zagueiro Murilo ser expulso no fim do primeiro tempo, o alviverde atuou durante todo o 2T sob desvantagem numérica.
Em lance de escanteio, aos 59 minutos, o volante atleticano Fernandinho deu um pisão em Rony dentro da grande área. Pênalti que deveria ser marcado a favor do Palmeiras, mas ao contrário do lance de Murilo, não recebeu a mesma atenção da arbitragem. 

E os jogadores palmeirenses pareciam ter aceitado com passividade, sem se manifestarem para cobrar o mesmo critério nos lances. Apesar das polemicas do apito, o Palmeiras abriu boa vantagem de 2-0 no placar com gols de Scarpa e Gómez. E tudo corria bem até que depois do cansaço de alguns titulares como o Rony - já esgotado sendo substituído aos 33' - e os substitutos não conseguindo agregar qualidade no futebol, os palmeirenses acabaram vendo os visitantes aproveitarem também, o fato de ter um jogador a mais e chegarem ao empate com gols de Pablo, e Terans. 

O time do Felipão aguarda o vencedor do duelo entre Flamengo e Vélez Sarsfield, para ver o seu adversário na final única, agendada para o dia 29 de outubro em Guayaquil, no Equador. Já o Palmeiras, resta juntar os cacos e focar na busca pelo titulo Brasileiro, em que ainda lidera com 51 pontos.
 
Palmeiras posa para foto antes da semifinal 2/2 da Libertadores contra o Athlético, no Allianz Parque (Foto: Fabio Menotti/SEP)

A Semifinal - A partida começou em ritmo forte, e precisou de apenas dois minutos para acabar com a vantagem do adversário. Zé Rafael jogando bem, engatou um ataque em velocidade e lançou rasteiro. A defesa paranaense falhou, e Scarpa aproveitou tirando do goleiro, e colocando o alviverde em vantagem no Allianz Parque lotado.

Em busca de reverter o placar da ida para conseguir a classificação, o Palmeiras chegou com perigo pouco depois, aos 8' minutos, mas o goleiro visitante fez boa defesa e impediu que o lançamento de Scarpa, chegasse em Rony.

Em seguida, o Athletico conseguiu se defender melhor e impedir os perigosos ataques dos mandantes. O jogo ficou meio amarrado no meio campo mas o Palmeiras chegou novamente aos 35', quando Marcos Rocha ganhou da marcação dentro da área e tocou para Rony, que foi travado na finalização e viu Bento defender fácil.

O Palmeiras dominou todo o primeiro tempo, e poderia ter descido ao intervalo com vantagem muito maior. Porém, aos 45', Murilo foi expulso por dar uma solada em dividida com Canobbio.

2º Tempo -  Antes do segundo tempo, o time subiu do intervalo já com o zagueiro Luan substituindo o meia Bruno Tabata, para tentar preencher o buraco na defesa.
Em vantagem numérica, o Athletico passou a ter um pouco mais posse da bola nos primeiros minutos, mas não conseguiu transformar o volume de jogo em chances claras de gols. O Palmeiras chegou ao 2º gol no primeiro ataque, aos 9' minutos, Marco Rocha cobrou lateral na área, Gómez desviou de cabeça, e a bola encobriu o goleiro Bento.

O técnico Paulo Turra dos visitantes, colocou Pablo na vaga do volante Erick, e a substituição surtiu efeito. Aos 18', o atacante aproveitou passe de Vitor Roque na pequena área, e diminuiu para os paranaenses empatando o placar agregado.

O Jogo ficou aberto, e as chances voltaram a aparecer. Aos 24', Vitinho chutou colocado da entrada da área e por pouco não acertou um golaço. A resposta palmeirense veio em contra-ataque aos 27', com Gabriel Menino chutando forte, mas em cima do goleiro.

O Athletico tentava ter mais posse de bola, mas teve dificuldade para furar a defesa palmeirense. E graças a um chute de fora da área que os visitantes conseguiram o gol da classificação. Aos 39, David Terans arriscou de longe, a bola desviou em Piquerez, tirando do alcance do goleiro Weverton.

Os últimos minutos foram de alta-tensão no Allianz Parque, com o Palmeiras quase completo no campo de ataque, atrás um gol para tentar levar para os pênaltis. Contudo, o Athletico-PR conseguiu se fechar e garantir a classificação para a final da Libertadores depois de 17 anos.

Os conceitos dos jogadores, nesta Semifinal 2/2 [Péssimo, Regular, Bom, ou Ótimo]

Weverton [GOL]: Regular
Marcos Rocha [LD]: Regular
(Mayke [LD]): Regular
Gustavo Gómez [ZAG]: Bom
Murilo [ZAG]: Péssimo
Piquerez [LE]: Bom
(Merentiel [ATA]): Péssimo
Gabriel Menino [VOL]: Regular
(Atuesta [VOL]): Péssimo
Zé Rafael [VOL]: Bom
Scarpa [MEIA]: Bom
Bruno Tabata [MEIA]: Péssimo
(Luan [ZAG]): Péssimo
Dudu [ATA]: Bom
Rony [ATA]: Regular
(Wesley [ATA]: Péssimo


FICHA TÉCNICA
Jogo: Palmeiras 2-2 Athletico-PR │ Libertadores 2022 Semifinal 2/2
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 06 de setembro de 2022, terça-feira
Horário: às 21h30 (Horário de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Carlos Barreiro (URU) e Andres Nievas (URU)
VAR: Nicolas Gallo (COL)
Renda: R$ 4.492.302,63
Público: 40.590
Cartões amarelos: Weverton, G.Menino (SEP); T.Heleno, Alex Santana, Pedrinho e Canobbio (CAP)
Cartões vermelhos: Murilo (SEP)
Gols: Scarpa aos 2'/ 1T, e  Gómez aos 9'/ 2T (SEP); Pablo aos 18'/ 2T e Terans aos 39'/ 2T (CAP)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gómez, Murilo e Piquerez (Merentiel); G.Menino (Atuesta), Zé Rafael e Tabata (Luan); Scarpa, Dudu e Rony (Wesley)
Técnico: Abel Ferreira

ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, P.Henrique, Thiago Heleno e Abner (Pedrinho); Erick (Pablo), Fernandinho e Alex Santana (David Terans); Vitinho, Canobbio (Rômulo) e Vitor Roque (Matheus Fernandes)
Técnico: Paulo Turra (Auxiliar)
 
  • Próxima partida: Palmeiras x Juventude │ Brasileirão Série A - 26ª Rodada │ Data: 10/09, Sábado ás 21h00 (Horário de Brasilia), Allianz Parque (Transmissão: Sportv, Premiere)

Comentários