De ''Trem'' para ''Robocop'' - Zé Rafael é elogiado pelo técnico Abel Ferreira // Elenco ganha folga
12, Setembro/2022 — 12h30
O meio-campista Zé Rafael foi um dos protagonistas do triunfo por 2-1 sobre o Juventude, no ultimo sábado, no Allianz Parque. Na luta pelo titulo brasileiro, o camisa 8 marcou o último gol que garantiu mais três pontos para o alviverde. A última vez que o Zé ''Trem'' Rafael havia feito gol, foi em junho, na vitória de goleada por 4-2, sob o Atlético-GO.
Em boa fase, e um dos homens de confiança do técnico Abel Ferreira, graças a sua aplicação demonstrada dentro de campo, recebeu elogios do técnico, após o jogo de sábado, que também citou a adaptação do ex-meia do Bahia na equipe, e citou sua importância.
"O Zé Rafael é o 'Robocop' da nossa equipe. É fantástico o que ele faz pelo time. Sei que ele já sofreu muito aqui e os torcedores entendem a importância que ele tem no nosso elenco. Não só pelos gols, mas pela energia que tem, pela intensidade que coloca (no jogo). Divide cada bola como se fosse a última. O jogador do futuro é isto. Cada lance para ele a vitória está ali. Isso é um exemplo para todos nós", declarou Abel.
Contratado do Bahia, desde que estreou em 2019, Zé Rafael soma 206 jogos com o manto alviverde. Na atual temporada, o meio-campista de 29 anos entrou em campo 53 vezes, e 26x como titular, com oito gols pró. E desta forma, já é a temporada do ''Trem'', com mais gols pelo verdão de Palestra Italia.
Após o gol do triunfo do ultimo sábado 10, Zé ultrapassou os sete gols feitos em sua primeira temporada na equipe alviverde. Pelo Palmeiras, o atleta tem 121 vitórias, 44 empates e 36 derrotas.
No triunfo de sábado sob o Juventude de Caxias, Zé Rafael e o zagueiro Murilo estiveram envolvidos no lance de gol que garantiu mais 3 pontos para a equipe de Abel Ferreira. Após mais um escanteio cobrado por Scarpa, Zé Rafael cabeceou na primeira trave e, antes da bola estufar a rede, ela desviou em Murilo. O zagueiro e o meia responderam sobre a duvida de quem foi realmente, o autor do gol.
—O gol é meu, se quiser roubar, ele está de sacanagem. Nem viu a bola (risos). Cabeceei, e a bola acabou desviando nele – disse Zé Rafael do Palmeiras.
– Em minha palavra, o gol foi do Zé. Ele que fez o movimento. Só dei uma raspada, e o gol foi dele. –revela o zagueiro Murilo.
Inclusive, pela súmula oficial do jogo de sábado, preenchida pelo árbitro, o Zé Rafael está escrito como o autor do gol.
– Queria dedicar essa vitória para o Veiga. Acho que ele está acompanhando no hospital, fez a cirurgia hoje. Espero que ele esteja bem, que tenha dado tudo certo, que volte o quanto antes para ajudar a gente. Que tenha uma recuperação muito boa e saudável – prosseguiu Zé Rafael.
O técnico Abel Ferreira completou 150 jogos como técnico de futebol do Palmeiras
Mais uma expressiva marca foi atingida pelo atual treinador, no Palmeiras. À beira do gramado no triunfo contra o Juventude, pela 26ª rodada do Brasileirão, o português alcançou a marca de 150 jogos sob comando da equipe de futebol. E dessa forma, já ocupa o #9 lugar no ranking de técnicos que mais comandou o gigante verde, no histórico geral do clube em 108 anos de história.
Em #9 lugar, Abel Ferreira está logo atrás do técnico argentino Filpo Nuñez, com 153 partidas. O #1 lugar do ranking é do técnico Oswaldo Brandão, com 562 partidas. No total, o treinador português soma 86 vitórias, 33 empates, 31 derrotas, 247 gols marcados e 121 gols sofridos, além de cinco títulos conquistados.
O treinador brasileiro Oswaldo Brandão (1916-1989), acumulou 562 partidas pelo Palmeiras, em cinco passagens diferentes: (1945-1946; 1947-1948; 1958-960;1971-1975; 1980).
Além de Brandão, na frente de Abel ainda estão Filpo Nunêz (153x jogos), Mário Travaglini (178x), Aymoré Moreira (196x), Rubens Minelli (253x), Ventura Cambon (305x), Vanderlei Luxemburgo (410x) e Felipão Scolari (484x).
Sob um trabalho consolidado no Palmeiras, o treinador português também figura entre os maiores vencedores da historia do clube, e desembarcou ao Brasil em outubro de 2020, para ocupar o cargo deixado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. E, a partir de então, Abel Ferreira já conquistou 86 vitórias, com 33 empates e 31 reveses .
Abel Ferreira já conquistou até o momento, cinco títulos. São duas Libertadores consecutivas em 2020 e 2021. A primeira, três meses após sua chegada, contra o Santos de Cuca na decisão, e a segunda, diante do Flamengo treinado pelo Renato Portaluppi, dia 27 de novembro, 2021.
Em sua primeira temporada, o clube já era campeão Paulista 2020 com o Luxemburgo, e o Abel levou além da Libertadores 2020, o titulo da Copa do Brasil, o que gerou a ''Tríplice Coroa'' ao alviverde, após 27 anos. A ''Triplice Coroa'' anterior do clube, foi em 1993. Na atual temporada, Abel ganhou com o verdão, a Recopa sobre o Athletico-PR, e o estadual após grande goleada sobre o São Paulo, por 4-0 no Allianz Parque.
Após a vitória sobre o Juventude no sábado, um fato chamou a atenção. Foi a 6ª partida seguida que a defesa sofre gol, ou seja é vazada, somando todos os duelos recentes pelo Brasileiro e Libertadores. Apesar disso, a equipe sofreu apenas um revés, e que acabou custando a eliminação nas semifinais da Libertadores.
A defesa não foi vazada pela última durante o triunfo de 0-1 no derbi contra o Corinthians, na Arena Itaquera. Após esse clássico, os adversários do alviverde marcaram gols em todos os jogos seguintes, sendo quatro desses pelo nacional, e dois nas semifinais do continental.
No primeiro turno do Brasileirão, a defesa alviverde passou seis jogos intacta, sem sofrer gols contra Red Bull Bragantino, Juventude, Santos, Atlético-MG, Botafogo, e Coritiba. E pela Libertadores, tomou apenas um gol no periodo, pelo Deportivo Táchira, mas na mesma partida, goleou o clube venezuelano por 4-1.
Dono da marca atua de melhor defesa do brasileiro, com 19 gols contra no total, o alviverde tem uma oscilação em seu sistema defensivo. Na partida de sábado, contra a equipe de Caxias do Sul, em lance de contra-ataque muito rápido, Gómez perdeu no mano-a-mano de Isidro Pitta e viu o jogador achar espaço para lançar na área e encontrar Guilherme Parede, que aproveitou após o toque errado de Danilo dentro da área.
E pelo duelo de volta das semifinais da Libertadores contra o Athletico, o zagueiro titular Murilo, que se adaptou rapidamente ao esquema tático do treinador português, fez falta dura em Vitor Roque já nos ultimos segundos do 1T, fato que colocou o time alviverde com um jogador a menos durante toda a segunda etapa.
Um dos fatores que, mesmo após abrir 2-0 no placar, contribuiu para a equipe ver o time paranaense empatar, após algumas substituições no 2T, e levar a vaga na grande final do torneio. A falta de melhores opções no banco de reservas, acabou gerando dor de cabeça para a equipe palmeirense na atual temporada.
Apesar disso, um alento, Murilo voltou a ter um ótimo desempenho contra o adversário de sábado, ajudando a manter o Palmeiras com ''gordura'' no #1 lugar do campeonato nacional. E segundo o índice Footstats postado no twitter, o zagueiro foi o melhor destaque da partida.
🟢 Murilo contra o Juventude:
— Footstats I2A (@Footstats) September 11, 2022
◉ 50/52 passes certos
◉ 2 finaliz certas
◉ 1 gol
◉ 2 desarmes
◉ 1 lançamento certo
◉ 2 viradas de jogo
◉ 6 rebatidas
◉ 0 faltas cometidas
◉ 0 perdas de posse
ℹ️ Melhor da partida com 7,7 pelo Índice Footstats
Zagueirão! pic.twitter.com/LIVtJ9Cccd
Agora, após as amargas eliminações na Copa do Brasil e Libertadores de America, o Palmeiras, que segue lider do campeonato nacional com 54 pontos, terá mais uma semana livre para treinar, e focado na preparação para o clássico contra o Santos, válido pela 27ª rodada do Brasileirão Série A, e agendado para o próximo domingo á noite, no Allianz Parque.
- Próxima Partida: Palmeiras x Santos │ Brasileirão - 27ª Rodada │ 18 de setembro, domingo ás 18h30 (Horário de Brasília), Allianz Parque (Transmissão: Premiere, Sportv)
Comentários