Coluna do Chokos: Bendito VAR!!


Resultado de imagem para ilustração de arbitros de futebol

A tecnologia no futebol sempre foi uma pedra no sapato para os mandas-chuvas do século XIX; no qual os anciãos achavam que iriam interferir nos bastidores dos seus negócios corruptos dentro da entidade. Sempre foi o empecilho ter essa ferramenta em jogos oficiais pelo mundo afora. Bastaram uns 10% dessa turma morrer, a outra parte ser presa; para que a FIFA colocasse mais um auxilio no crescimento deste esporte, que logo se chamaria de VAR.

O efeito que chegou aqui no Brasil sem nenhuma preparação dos organizadores desse esporte no país. Essa semana, mais uma partida com polêmica, agora seria no jogo entre Inter X Palmeiras no Estádio Beira Rio, válido pela 22º rodada do Campeonato Brasileiro, causando discussão por um bom tempo. A regra é clara, foi justamente aplicada pela arbitragem; tudo isso se vai por um tipo de detalhe – A interpretação – no que faz um arbitro de futebol ser diferente um do outro, mostrando-se a qualidade e personalidade do profissional durante os 90 minutos, valendo assim para o homem do apito passagem para trabalharem em uma futura Copa do Mundo.

A FIFA conseguiu robotizar a arbitragem, tendo assim mais um instrumento aos olhos do comandante do jogo. A tecnologia chegou, porém não perdeste a essência das discussões nas rodas de papo entre amigos; nos botecos da vida, sobre determinado lance. Pela “interpretação” do ocorrido, fazem com que todos os fiscais apliquem a regra de forma fria durante o seu trabalho; fazendo com que o pós-jogo seja esquecido depois de uma verdadeira apresentação que foi praticado. Neste caso os árbitros fazem o que está no livro de regra dos árbitros, que foram debatidos e aprovados no ar condicionado dos palacetes na Suíça (Sede da FIFA); assim os bastidores viram a fofoca, onde os mestres dos comentaristas sejam o centro da atenção.

Resumindo, esse VAR chegou bagunçando todo o futebol, que “os caras” eram o trio da arbitragem. Hoje se fala mais dessa novidade tecnológica, no qual quem comanda são os próprios homens, parado toda hora o espetáculo por coisas banais; Sem necessidade, assim quebrando o calor da partida.

Espero que exterminem esse auxílio no próximo ano aqui no Brasil, traga o “futebol raíz” de volta, pode ser que eu seja um dos anciões dessa entidade. Já que os bastidores de tudo isso ainda estão despreparados para entendê-la como funciona realmente esse VAR nos jogos dos campeonatos pelo mundo. Até a Liga Inglesa estão atrapalhando em lances parecidos em jogos diferentes, difícil usá-la essa ferramenta neste esporte. Facilidade de terem tudo mais rápidos com a funcionalidade da tecnologia na sociedade, ainda está na idade das pedras desse esporte... Triste fim do futebol. "O homem ainda comanda o “robô”, as máquinas não comandam os seres humanos”.

Comentários