O ano sem títulos com Abel expõe a fase mais dura de sua passagem no Palmeiras
05 Dezembro 2025 - 06h46
A confirmação do título brasileiro pelo Flamengo sepultou a última chance de o Palmeiras levantar um troféu em 2025. Assim, pela primeira vez desde a chegada de Abel Ferreira, o clube encerra uma temporada sem erguer nenhuma taça.
O desfecho do ano é especialmente duro para o torcedor alviverde. O time acabou superado por seu maior rival estadual, o Corinthians, e também pelo principal oponente nacional, o Flamengo, nas competições decisivas.
Abel Ferreira em entrevista coletiva pós-jogo
O Flamengo foi o algoz nas duas frentes mais importantes: tirou o Palmeiras da Libertadores ao vencer a final no último sábado e levou a melhor nos dois encontros pelo Brasileirão, encaminhando o título com uma arrancada no fim da competição.
O Corinthians, por sua vez, conquistou o Campeonato Paulista justamente sobre o Palmeiras e ainda eliminou o time de Abel nas oitavas da Copa do Brasil. Em ambos os torneios de mata-mata, o Verdão caiu em pleno Allianz Parque.
No cenário internacional, um velho conhecido reapareceu: o Chelsea. O clube inglês, que havia sido campeão mundial em 2021 em cima do Palmeiras, voltou a cruzar o caminho alviverde e eliminou a equipe nas quartas do Super Mundial de Clubes.
Ano sem taças em meio à reformulação
Abel Ferreira soma dez títulos pelo Palmeiras, mas nenhum deles veio em 2025. É a temporada menos vitoriosa sob seu comando — até então, o “pior” ano havia sido 2021, quando conquistou apenas a Libertadores.
A ausência de conquistas acontece justamente no momento em que o elenco passou por uma grande renovação. O Palmeiras fez 12 contratações e investiu cerca de R$ 700 milhões nelas. Jogadores como Vitor Roque e Andreas Pereira contribuíram de imediato. Já Paulinho, adquirido por mais de R$ 100 milhões, atuou pouco por lesão, mas teve bons momentos quando esteve disponível.
Mesmo com o contrato perto do fim, Abel já assegurou que seguirá. Ele e a presidente Leila Pereira afirmam que há um acordo verbal para renovação — o novo vínculo deve ir até 2027, alinhado ao término do mandato da presidente.
Pela primeira vez, Abel encerra uma temporada cumprindo apenas o que sempre diz em suas entrevistas: que o time vai batalhar por títulos, mas não pode garantir que todos serão conquistados.
''Esse não é o momento certo para refletir [...] Mudamos muita coisa no começo, no meio e no fim do ano e competimos até o fim. Prometi sempre lutar até o final e, não, títulos''. disse Abel após a derrota na final da Libertadores 2025.
- Próximo jogo: Ceará x Palmeiras │ Brasileirão 38ª Rodada │ Dia: 07/12 Hora: 16h00 Arena Castelão [Transmissão: Record, YouTube e Premiere]


Comentários