Ano sem títulos abre espaço para mudanças no Palmeiras





14 Dezembro 2025 - 07h30
A equipe alviverde prioriza reforço para o meio-campo depois de desempenho muito aquém do esperado na função de primeiro volante em 2025.

O Palmeiras entrou no mercado em busca de um novo “camisa cinco” após Aníbal Moreno e Emiliano Martínez não entregarem o rendimento esperado. A diretoria alviverde entende que a posição virou carência no elenco ao longo da temporada.
 
Mauricio, Bruno Rodrigues e o goleiro Marcelo Lomba em treino do Palmeiras na Academia de Futebol (Foto: Palmeiras/by Canon)

Entre os nomes avaliados está Fabinho, atualmente no Al-Ittihad, da Arábia Saudita. O ex-jogador do Liverpool, porém, é tratado como uma negociação complexa. Em conversas iniciais, o clube percebeu que o planejamento do atleta, de 32 anos, não se encaixa na proposta esportiva do Verdão, além de o alto salário pesar contra.

A tendência é que o Palmeiras siga tentando a contratação de um volante mais experiente ainda nesta janela, buscando alguém pronto para assumir a função.

Dupla não se firma em 2025
Aníbal Moreno e Emiliano Martínez são as opções do elenco para a posição, mas nenhum conseguiu se consolidar como titular. Na final da Copa Libertadores, diante do Flamengo, Abel Ferreira chegou a atuar sem um volante de origem, utilizando Andreas Pereira como o jogador mais recuado do meio-campo, protegido por uma linha com três zagueiros.

Aníbal encerrou sua segunda temporada pelo clube, enquanto Emiliano ainda está no primeiro ano. Ambos podem ser negociados caso surjam propostas consideradas vantajosas pela diretoria.

*Copinha 2026: veja datas, formato e os grupos da competição*

A Federação Paulista de Futebol (FPF) oficializou os 32 grupos da 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O torneio tem início marcado para o dia 2 de janeiro e contará com a participação de 128 equipes de todo o país.

A disputa da Copinha é um dos destaques no inicio do ano (Foto: Troféu/ Divulgação/ FPF)

A apresentação da Copinha 2026 aconteceu na Mercado Livre Arena Pacaembu, palco simbólico de uma das competições de base mais tradicionais do futebol brasileiro.

O Palmeiras integra o Grupo 27, com sede em Barueri, ao lado de Remo, Batalhão-TO e Monte Roraima-RR. Já o Flamengo não participará desta edição por opção do clube, que optou por preservar o calendário de dezembro e o período de preparação para o Campeonato Carioca de 2026.

Atual campeão, o São Paulo ficou no Grupo 19, sediado em Sorocaba, onde enfrentará Real Soccer-SP, Maruinense-SE e Independente-AP. O Corinthians, por sua vez, disputará o Grupo 8, em Jaú, tendo como adversários o time anfitrião, o Trindade-GO e o Luverdense-MT.

A competição reúne 128 times distribuídos em 32 grupos com quatro equipes cada. Os dois primeiros colocados avançam à fase eliminatória, que será disputada em jogos únicos. A decisão está marcada para o dia 25 de janeiro, no Pacaembu, data que celebra o aniversário da cidade de São Paulo.

Grupo 27 – Barueri, SP
Palmeiras
Remo
Batalhão-TO
Monte Roraima-RR

*Jogos do Palmeiras na 1ª fase da Copinha 2026*

1ª rodada
05/01 (segunda-feira), 19h30
Palmeiras x Monte Roraima
Transmissão: Cazé TV

2ª rodada
08/01 (quinta-feira), 19h30
Palmeiras x Batalhão
Transmissão: Cazé TV

3ª rodada
11/01 (domingo), 11h00
Palmeiras x Remo
Transmissão: Record e XSports

*Calendário da Copinha 2026*
Início: 02 janeiro 2026
Fase de grupos: 2 a 14 de janeiro
Mata-mata: 15 a 24 de janeiro
Final: 25 janeiro 2026 (Aniversário da cidade de São Paulo)

Comentários