Sorteio do Paulistão 2026: Confira os jogos do Palmeiras │ Barros fala sobre o STJD e o Brasileirão
12 Novembro 2025 - 06h33
### Confira os adversários de Palmeiras, São Paulo, Santos e Corinthians no Paulistão 2026:

Clássicos entre os quatro gigantes do estado e o tradicional dérbi campineiro estão confirmados na próxima edição do campeonato paulista.
Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo conheceram nesta terça-feira seus primeiros adversários no Paulistão 2026, durante o Conselho Técnico e o sorteio da fase inicial da competição.
A nova edição do estadual trará mudanças importantes. O torneio não terá mais grupos e adotará um *modelo inspirado na Champions League*, a principal competição do futebol europeu. De acordo com a Federação Paulista de Futebol, a alteração foi necessária por causa do novo calendário nacional definido pela CBF.
A primeira fase será composta por oito rodadas em formato de pontos corridos, garantindo todos os clássicos entre Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, além do sempre acirrado *dérbi campineiro* entre **Guarani e Ponte Preta**. Os grandes paulistas também enfrentarão o Mirassol, destaque do futebol brasileiro em 2025.
Os oito melhores colocados avançam às quartas de final, que, assim como as semifinais, terão *jogo único*. A FPF ainda estuda se a *decisão* será disputada também em partida única ou em *duelos de ida e volta*.
O campeonato será realizado entre 11 de janeiro e 8 de março de 2026.
#### Adversários dos quatro grandes clubes no Paulistão 2026:
Palmeiras – Corinthians, São Paulo, Santos, Mirassol, Grêmio Novorizontino, Botafogo-SP, Guarani e Portuguesa
Corinthians – Santos, Palmeiras, São Paulo, Mirassol, São Bernardo, Portuguesa, Ponte Preta e Primavera
São Paulo – Santos, Palmeiras, Corinthians, Mirassol, São Bernardo, Portuguesa, Ponte Preta e Primavera
Santos – Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Guarani, Noroeste, Velo Clube, Red Bull Bragantino e Novorizontino
### Diretor do Palmeiras fala sobre julgamento de Vitor Roque, pede equilíbrio ao STJD e comenta disputa pelo Brasileirão
Anderson Barros, Diretor de Futebol do Palmeiras em 2025
> "O Palmeiras tem deixado muito claro, principalmente através da senhora presidente, que ele quer que o campeonato seja decidido nas quatro linhas. O STJD, a CBF, todas as instituições ligadas ao futebol têm que ter muito cuidado para que as coisas somente aconteçam dentro das quatro linhas, então o STJD, sim, precisa entender todos os prazos, que seja de forma equilibrada, e nós temos convicção de que isso acontecerá. As coisas serão feitas como devem ser feitas, é esse o recado e o posicionamento do Palmeiras, é muito claro", disse Barros.
A controvérsia em torno dos julgamentos ganhou força depois do caso Bruno Henrique, que segue atuando sob *efeito suspensivo*. O atacante do Flamengo teve o processo interrompido e sua análise será retomada nesta quinta-feira (13).
Ao comentar sobre a reta final do campeonato, Barros também destacou as dificuldades enfrentadas pelo elenco alviverde. O dirigente lembrou que o Palmeiras terá diversos desfalques diante do Santos, em clássico atrasado na Vila Belmiro, e alertou para o risco de o campeonato ser decidido em um cenário de “não equilíbrio”, agravado pelo calendário do futebol nacional.
> "Não acredito que a gente deva culpar exclusivamente a CBF, essa é uma culpa de todos nós, todos os clubes, também da CBF, precisamos zelar para que isso não venha a se repetir porque a CBF se mostrou consciente dessa condição e mudou o calendário todo para 2026. Hoje nós temos um calendário extremamente exaustivo, o Palmeiras já disputou um número de condições muito grande nessa temporada", disse Barros.
Em seguida, o diretor reforçou a preocupação com o impacto das convocações e a necessidade de repensar o modelo atual do futebol brasileiro:
> "O Campeonato Brasileiro pode ser definido numa condição de não equilíbrio, o Palmeiras tem sete atletas convocados e isso interfere significativamente. O calendário precisa ser modificado com participação dos clubes, da CBF e em alguns momentos das federações. A busca incessante por soluções é fundamental, não adianta transferirmos a culpa, só existe uma forma de encontrar equilíbrio, trabalhando muito duro e entender o que é factível ou não para ter um calendário no mínimo razoável." , prosseguiu Barros.
- Próximo jogo: Santos x Palmeiras │Brasileirão 13ª rodada │Dia: 15/11 Hora: 21h00 Vila Belmiro [Transmissão: TV Globo, e Premiere]


Comentários