Após pênalti não marcado no clássico, Palmeiras leva o caso à Comissão de Árbitros





17 Novembro 2025 - 08h19
O Palmeiras entende que houve um “pênalti claro” ignorado na derrota para o Santos, no sábado, e encaminhará o lance para discussão na reunião semanal da Comissão de Arbitragem do Brasileirão.
 
Raphael Claus foi o árbitro de Santos x Palmeiras pelo Brasileirão 2025, disputado na Vila Belmiro

A queixa se refere ao lance dos 28 minutos do 2º tempo: Flaco López cruzou rasteiro, Maurício surgia livre na segunda trave para empurrar para o gol vazio, mas Souza, do Santos, colocou o corpo nas costas do meia, fazendo a bola sair pela lateral.

O Uol divulgou que a diretoria alviverde considerou a jogada um pênalti evidente. “O jogador do Santos esquece a bola e aplica um golpe de judô em Maurício”, teriam dito dirigentes.

O clube optou por não criar polêmica logo após a partida, mas levará o episódio ao fórum considerado adequado: a Comissão de Arbitragem, que costuma se reunir às segundas-feiras com representantes dos times da Série A.

Abel Ferreira evitou criticar a arbitragem, mas avaliou o Brasileirão citando “influências externas” e mudanças no discurso ao longo da competição:
“Esse campeonato tem que ser analisado no fim. Os jogos cruciais, onde foi determinante ou não, influências que tiveram ou não. Mas vamos continuar a fazer aquilo que tem que ser feito. Melhorar a eficácia”.

O Palmeiras também mantém discordância quanto a manifestações públicas como as do Flamengo, que já colocou em dúvida a lisura do campeonato em outras ocasiões.

Depois de duas derrotas consecutivas, o time volta a campo na quarta-feira, 19h30, no Allianz Parque, contra o Vitória. A comissão técnica trabalha com a expectativa de ter de volta os sete atletas convocados na Data Fifa. Allan e Andreas Pereira, suspensos no clássico, já estão liberados.

### Time para enfrentar o Vitória
O elenco iniciou a preparação no domingo, com Andreas e Allan treinando normalmente e cotados para reforçar o meio-campo, setor que teve dificuldades criativas na Vila Belmiro.

Flaco López, que voltou da Argentina na madrugada do jogo contra o Santos e começou no banco, participou do regenerativo no domingo e deve recuperar a titularidade diante do Vitória.

### E os demais convocados?
Além de Flaco, Allan e Andreas, outros seis jogadores retornam ao Brasil apenas na véspera da partida, chegando em voos fretados após os amistosos de suas seleções. Todos passarão por avaliação física antes de serem liberados:

* Vitor Roque – Seleção Brasileira
* Gómez e Ramón Sosa – Paraguai
* Piquerez, Facundo Torres e Emiliano Martínez – Uruguai

Os últimos amistosos ocorrem na terça-feira, dia 18 de novembro; já o duelo contra o Vitória é no dia 19.

No sábado, Abel resumiu a situação física do elenco:
“Essa questão de energia vamos avaliar jogo a jogo”.


  • Próximo jogo: Palmeiras x Vitória │ Brasileirão 37ª Rodada │ Dia: 19/11 Hora: 19h30 Allianz Parque [Transmissão: SporTV e Premiere]

Comentários