🔁 Palmeiras negocia trio da base com clubes portugueses e acerta renovação com goleiro do Sub-20
11 Julho 2025 - 07h15
Garcia, Pedro Lima e Kaique, todos formados na base do Palmeiras, estão de saída do clube rumo ao futebol de Portugal. Sem espaço no time profissional, o trio optou por novos caminhos fora da Academia de Futebol. Por outro lado, o goleiro Aranha teve seu contrato renovado e segue no Verdão.
Ambos campeões da Copinha pelo Palmeiras, o meio-campista Pedro Lima e o goleiro Aranha (Foto: Palmeiras/by Canon)
Apesar de serem vistos como promessas, Garcia e Pedro Lima não conseguiram firmar espaço no elenco principal e passaram por diversos empréstimos antes das transferências definitivas.
Pedro Lima se despediu emocionado do clube que o revelou:
– Foram 10 anos vestindo suas cores, cheguei com 12 anos só querendo me divertir e com você fui feliz, você me moldou como homem e atleta, contigo ganhei, perdi, chorei e sorri. Com você realizei sonhos, fui várias vezes campeão, cheguei à seleção brasileira e estreei como profissional em uma partida de Libertadores… – escreveu o jogador nas redes sociais.
– Obrigado por ter me dado a oportunidade de participar de uma pequena parte de sua imensa história, a gratidão será eterna, te desejo todo o sucesso desse mundo e espero um dia poder te reencontrar – completou.
No gol, a concorrência com Weverton e Marcelo Lomba dificultou as chances de Kaique, que seguirá ganhando rodagem em solo português. Depois de boa passagem pelo Farense, o arqueiro renovou seu contrato com o Palmeiras e atuará pelo Nacional até o fim da próxima temporada.
✅ Renovado até 2029
Enquanto uns se despedem, outros seguem firmes. O Verdão anunciou a extensão do contrato do goleiro Aranha, destaque do Sub-20. O novo vínculo vai até junho de 2029.
– É motivo de muita felicidade. Estou no maior clube do país, sempre foi um sonho estar aqui. Poder estender meu contrato com o Maior Campeão do Brasil é uma alegria imensa. Tenho que agradecer toda minha família, que sempre vem me apoiando, a comissão do Sub-20, meu preparador de goleiros César (del Roy) e o João Paulo (Sampaio). Agora tenho que buscar evoluir todos os dias, me doando sempre dentro de campo com essa camisa – declarou o jovem ao site do clube.
⚽Libra e LFU avançam na criação da Liga Brasileira, mas transparência preocupa alguns clubes
Um documento que busca a assinatura dos times para oficializar a unificação não contou com a adesão de Corinthians, Palmeiras e Flamengo.
Esses três clubes permanecem à margem da iniciativa. Enquanto a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) e a Liga Forte União (LFU) seguem negociando para gerir conjuntamente o Campeonato Brasileiro e centralizar a comercialização dos direitos televisivos, o caminho para o acordo total ainda é longo. O memorando que circula entre os participantes não teve o apoio de Corinthians, Palmeiras e Flamengo.
Dos 40 clubes que disputam as Séries A e B, cerca de 30 manifestaram apoio ao documento. Conforme apurou o Estadão, os times ligados à Libra, como Palmeiras e Flamengo, têm solicitado mais detalhes sobre os termos comerciais da carta de intenções. Por outro lado, o Corinthians, integrante da LFU, também optou por não assinar.
LIBRA E LFU: DUAS ENTIDADES, UM OBJETIVO
Mesmo com a unificação da gestão e da venda dos direitos, as duas ligas devem continuar existindo como grupos independentes. Além dos direitos de transmissão, a nova liga pretende negociar conjuntamente espaços publicitários nas placas e naming rights do campeonato.
Entre as questões técnicas em debate estão o calendário de jogos e a arbitragem. Há a expectativa de que um fundo de investimento apoie iniciativas como o uso de tecnologias para auxílio aos árbitros e a formação dos juízes.
APOIO DA CBF
A proposta de criar a liga faz parte do plano de Samir Xaud, recém-eleito presidente da CBF, que está envolvido nas conversas. A Confederação segue responsável pelas divisões de base e pela Copa do Brasil, o que a mantém presente nas discussões sobre o calendário.
Atualmente, a implantação da liga para 2026 é considerada inviável, o que significa que o Brasileirão do próximo ano continuará sob a organização da CBF. A expectativa é que até o final de 2025 toda a documentação necessária esteja pronta para que a liga entre em funcionamento em 2027.
UNIFICAÇÃO DOS DIREITOS DE TRANSMISSÃO 📺
A venda unificada dos direitos televisivos está prevista para começar em 2030, pois Libra e LFU possuem contratos válidos até 2029. Esses acordos já refletem valores mais equilibrados comparados aos antigos. A consolidação das vendas, contudo, deverá trazer ainda mais estabilidade financeira.
Atualmente, a Libra detém um contrato exclusivo com a Globo, que abrange TV aberta, fechada e pay-per-view (Premiere). Já a LFU tem acordos que incluem jogos exclusivos na Amazon Prime Video, transmissões no Premiere, além da CazéTV no YouTube e da Record na TV aberta.
- Próximo jogo: Palmeiras x Mirassol │ Brasileiro 14ª Rodada │ Data: 16/07 Hora: 19h00 Allianz Parque [Transmissão: Premiere]
Comentários