O técnico Abel Ferreira não participou da reapresentação do Palmeiras; entenda o motivo





05 Setembro 2025 - 07h30
O elenco do Palmeiras voltou ao trabalho após o clássico com o Corinthians, no centro de treinamento.
O técnico Abel Ferreira não esteve presente na reapresentação do grupo, realizada nesta quinta-feira (4) na Academia de Futebol, em São Paulo.

Os jogadores haviam recebido folga após o empate por 1-1 no Dérbi, domingo (31), na Neo Química Arena em Itaquera. Entre segunda (1) e quarta-feira (3) os atletas ficaram liberados das atividades.

Segundo reportagens esportivas, Abel Ferreira viajou para Portugal depois do clássico por motivos pessoais. Ainda não há previsão oficial para o retorno do treinador ao Brasil.

No jogo, ele recebeu cartão amarelo — a terceira advertência na Série A, e por isso está suspenso da próxima rodada.

Procurado, o Palmeiras informou que não se manifestaria sobre o assunto.

Durante os dias de descanso, alguns atletas em recuperação apareceram no CT. Maurício, Raphael Veiga e Paulinho, por exemplo, realizaram trabalhos de preparação física.

O treino desta quinta (4) teve também a estreia do meio-campista Andreas Pereira, reforço que desembarcou no país no início da semana e participou das atividades pela primeira vez.

O elenco alviverde só volta a campo dia 13 de setembro, um sábado, pela 23ª rodada do Brasileirão, quando recebe o Internacional no Allianz Parque, 18h00 - após a pausa da Data Fifa.

Palmeiras busca resposta de Abel sobre renovação e quer prazo.

O clube quer uma definição do técnico sobre a proposta de extensão contratual, mas evita forçar uma decisão imediata. A diretoria ofereceu a prorrogação do vínculo até o fim de 2027 — o contrato atual vence ao término desta temporada — e pretende estabelecer novembro como prazo para a resposta, para viabilizar seu planejamento.

O episódio envolvendo o Al Sadd na Fifa é um dos pontos que o Palmeiras avalia usar como elemento de convencimento. Após os três dias de folga, Abel não se reapresentou com o restante do elenco nesta quinta (4). O clube acredita ter atendido às exigências do treinador — entre elas, a chegada de reforços e a reestruturação do elenco — e quer acelerar as negociações porque entende que não há mais pendências a discutir.

Se Abel optar por seguir no comando do Palmeiras, a permanência coincidiria com o final do mandato da presidente Leila Pereira. Em outra perspectiva, seria um feito inédito da era moderna do clube manter o mesmo treinador durante todo o governo de um único dirigente.

Palmeiras agiu para evitar sanções da Fifa a Abel.

A busca por um desfecho rápido também tem ligação com um episódio de 2023, quando o treinador quase deixou o clube. Na paralisação da Data Fifa daquele ano, Abel viajou ao Catar e reuniu-se com representantes do Al Sadd, assinando um documento que indicava a intenção de assumir o clube árabe no ano seguinte. Depois, acabou permanecendo no Palmeiras em 2024 — e o Al Sadd acionou a Fifa pedindo compensação pelo suposto descumprimento do acordo.

O Palmeiras tomou conhecimento da ação no dia 6 de dezembro de 2023, pouco depois da conquista do Campeonato Brasileiro. Para encerrar a disputa judicial, o clube negociou um acordo nos dias seguintes. O alviverde teria recusado receber R$ 10 milhões referentes a uma cláusula da venda de Giovanni, condição que levaria o clube do Oriente Médio a encerrar a disputa contra Abel. Com isso, o treinador deixou de correr risco de punições pela Fifa.

Andreas participa do primeiro treino e Veiga inicia transição física na reapresentação do Palmeiras

O Palmeiras retomou os trabalhos na manhã desta quinta-feira (4), na Academia de Futebol, dando início à preparação para o duelo contra o Internacional, marcado para o dia 13 (18h30) no Allianz Parque, pelo Brasileirão.
 
O mais novo contratado do clube, Andreas Pereira fez seu 1º treino no CT Academia de Futebol (Foto: Palmeiras/by Canon)

Recém-chegado do Fulham-ING, o meio-campista Andreas Pereira treinou pela primeira vez junto com o grupo. Outra presença importante foi a de Raphael Veiga — fora das últimas seis partidas por conta de dores no púbis, o meia iniciou o processo de transição física e realizou atividades separadas, acompanhado de profissionais do Núcleo de Saúde e Performance.

Sem os atletas convocados por suas seleções na Data Fifa, o elenco realizou trabalhos técnicos em campo. A primeira parte do treino foi dedicada a passes posicionais e movimentação da bola; depois, houve um coletivo em campo reduzido, seguido de ajustes específicos nos setores defensivo e ofensivo.

No primeiro turno, o Palmeiras venceu o Internacional por 0-1, no Beira-Rio, com gol de Facundo Torres. O time alviverde sustenta atualmente a maior sequência invicta da competição nacional — são nove jogos sem perder — e também divide com o São Paulo a melhor série de vitórias como mandante, com quatro triunfos consecutivos.


  • Próximo jogo: Palmeiras x Internacional │ Brasileirão 23ª Rodada │ Data: 13/09 Hora: 18h30 Allianz Parque [Transmissão: SporTV e Premiere]

Comentários