Concorrência aumenta e meio de campo do Palmeiras vira destaque





23 Setembro 2025 - 08h30
Disputa por espaço esquenta e meio-campo do Palmeiras assume papel central;
Função repaginada de Flaco Lopez e rápida assimilação de Andreas como armador dão ao time alviverde uma nova cara tática.

O elenco do Palmeiras durante treino sob chuva na Academia de Futebol, em São Paulo (Foto: Palmeiras/by Canon)

Se no começo da temporada a criatividade no setor central era vista como fragilidade, agora se transformou em uma das maiores virtudes da equipe. Dois pontos foram cruciais nessa virada.

O primeiro foi a mudança de papel de Flaco López. Depois da queda para o Corinthians nas oitavas da Copa do Brasil, Abel Ferreira passou a usar o argentino em um arranjo diferente, dividindo espaço com Vitor Roque.

López ganhou liberdade para construir jogadas e, em vários momentos, atuou quase como um camisa 10, puxando transições rápidas desde o círculo central e distribuindo passes em profundidade.

Outro aspecto que elevou o patamar do meio foi Andreas Pereira, que se encaixou com velocidade no elenco. Volante de origem, ele também consegue desempenhar a função de meia ofensivo — aposta que tem sido explorada pelo treinador português.

Nos compromissos mais recentes, Andreas se posicionou adiantado em relação a Lucas Evangelista e fez dupla com Flaco no coração do campo. Contra o River Plate, a combinação funcionou no segundo gol: Andreas encontrou López, que serviu Vitor Roque para balançar a rede.

No sábado, o protagonista foi o próprio camisa 8. Saindo do banco contra o Fortaleza, jogou mais próximo da área e precisou de apenas duas tentativas de média distância para marcar seus primeiros gols pelo clube. Esse desenho deve se repetir na quarta-feira, às 21h30, no duelo de volta das quartas da Conmebol Libertadores frente ao River Plate.

A fase positiva com esse esquema acirra a concorrência no elenco. Mauricio, que vinha sendo titular em boa parte dos jogos após o Mundial de Clubes da Fifa, acabou ficando fora diante dos argentinos.

Situação parecida vive Raphael Veiga, nome histórico e decisivo em outras campanhas, mas que agora terá o desafio de reconquistar protagonismo em um Palmeiras cada vez mais ajustado e competitivo.


Palmeiras assume a dianteira nas chances de título e supera o Flamengo

O Flamengo segue na ponta da tabela do Campeonato Brasileiro, com 51 pontos em 23 jogos, mas já não é visto como o principal favorito ao troféu. Após o encerramento da 24ª rodada, o Palmeiras passou à frente do Rubro-Negro nas projeções do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com os cálculos, o Verdão, hoje terceiro colocado e com uma partida a menos (22), aparece com 40,3% de chances de ser campeão — salto considerável em relação aos 31,3% da semana passada.

O Flamengo, que antes liderava com 46,2%, caiu para 32,6% depois do empate por 1-1 no clássico contra o Vasco. Já o Cruzeiro, vice-líder e vencedor diante do Red Bull Bragantino, evoluiu de 18,9% para 23,8%.

Os demais clubes seguem distantes na corrida pelo titulo, com percentuais residuais.

Na sequência do torneio nacional, o Flamengo visita o Corinthians, no domingo, na Neo Química Arena. No mesmo dia, Palmeiras encara o Bahia fora de casa. O Cruzeiro, por sua vez, mede forças com o Vasco, em São Januário, sábado.

# Chances de título

* Palmeiras: 40,3%
* Flamengo: 32,6%
* Cruzeiro: 23,8%
* Mirassol: 2,5%
* Bahia: 0,42%
* Botafogo: 0,38%
* São Paulo: 0,02%
* Fluminense: 0,015%

## Chances de Libertadores

* Flamengo: 99,89%
* Palmeiras: 99,83%
* Cruzeiro: 99,83%
* Mirassol: 92,6%
* Botafogo: 70,1%
* Bahia: 68,9%
* São Paulo: 28,8%
* Fluminense: 17,3%
* Bragantino: 5,3%
* Corinthians: 4,6%

(Fonte dos cálculos: Departamento de Matemática da UFMG)


  • Próximo jogo: Palmeiras x River Plate │ Libertadores, Quartas de Final 2/2 │ Dia: 24/09 Hora: 21h30 Allianz Parque [Transmissão: Globo, pela ESPN e Disney]

Comentários