Reformulação em curso: Palmeiras busca nova peça para fechar o elenco de 2025





1º Agosto 2025 - 07h30
O segundo semestre de 2025 começou com novas mudanças no elenco do Palmeiras. Depois de promover a saída de nomes históricos no início da temporada, o clube passa por mais uma fase de reformulação, com cinco baixas confirmadas, uma contratação oficial, outra em andamento e ainda procura mais um reforço, voltado ao setor de meio-campo.

Em três semanas de janela, o Alviverde anunciou a chegada do atacante Ramón Sosa, contratado para suprir a vaga deixada por Estêvão, que foi transferido ao Chelsea após a disputa do Mundial de Clubes. Além disso, está encaminhada a chegada do lateral-direito Khellven, que defendia o CSKA, da Rússia.

O elenco do Palmeiras em treino na Academia de Futebol (Foto: Palmeiras/by Canon)

A diretoria também busca um segundo volante, após a saída de Richard Ríos, negociado com o Benfica, de Portugal, em uma transação avaliada em 30 milhões de euros — dos quais 21 milhões pertencem ao Palmeiras. A ideia é investir no máximo dois terços desse valor, algo em torno de 14 milhões de euros, para encontrar uma reposição à altura.

Desde o início das buscas, o clube fez sondagens por Nelson Deossa, do Monterrey, mas os valores foram considerados altos. Com isso, o jogador deve seguir para o Real Bétis, da Espanha. Outro nome observado foi Marcel Ruiz, do Toluca, que demonstrou intenção de seguir carreira na Europa. Ainda há tempo para buscar opções, já que a janela de transferências permanece aberta até o início de setembro.

"O Palmeiras precisa continuar a trabalhar. Jogos de três em três dias, dois em dois dias, jogo às 21h30. Vamos arranjar solução dentro, se vierem jogadores, bem. Se não, arrumamos soluções como hoje" — declarou Abel Ferreira após o clássico contra o Corinthians, ao ser questionado sobre a necessidade de repor as ausências no elenco.

O objetivo dessas movimentações é reequilibrar o grupo. No começo do ano, Abel destacou o planejamento de contar com duas opções por posição. No entanto, aquele elenco que estreou nos torneios nacionais com praticamente dois times prontos já não reflete mais a atual situação.

As primeiras saídas foram Estêvão e Richard Ríos, que se transferiram para Chelsea e Benfica, respectivamente. Em seguida, o zagueiro Naves, sem muitas oportunidades, foi emprestado ao Alverca, de Portugal. O goleiro Mateus, então terceira opção, também foi negociado em definitivo com o mesmo clube. A ida de Mateus permitiu a promoção de Aranha ao elenco profissional.

Outras baixas não estavam previstas, como no caso de Piquerez, que valorizado após a Copa, teve seu contrato renovado até 2030. Já Mayke optou por antecipar sua saída para assinar com o Santos.

O Palmeiras chegou a sinalizar o desejo de renovar com Mayke, mantendo o modelo de contratos anuais. Contudo, o Santos apresentou uma proposta de dois anos e meio de vínculo, com chance de renovação por mais um. O lateral, então, solicitou a liberação, que foi concedida pelo clube em reconhecimento à sua trajetória.

Essa foi a quinta saída formal do elenco nesta temporada. Além disso, o atacante Paulinho também está fora, não por transferência, mas por ter passado por uma nova cirurgia na perna direita. Ele desfalcará o time pelo restante do ano.

No departamento médico, seguem em recuperação o atacante Bruno Rodrigues, que está em transição após duas cirurgias nos joelhos, e o zagueiro Murilo, tratando uma lesão muscular na coxa.

Na última partida contra o Corinthians, o zagueiro Bruno Fuchs também deixou o campo sentindo dores na coxa direita e passará por avaliações nos próximos dias, o que adiciona mais um ponto de atenção ao já desfalcado elenco alviverde.

No último dia de julho, ontem quinta-feira (31) , o elenco do Palmeiras já iniciou a preparação para enfrentar o Vitória no domingo (03), às 19h30, no estádio Barradão, pela 18ª rodada do Brasileirão. Com 32 pontos, o Verdão ocupa a terceira posição. Os titulares contra o Corinthians fizeram atividades de recuperação, enquanto o restante do elenco treinou em campo com apoio de atletas do Sub-17 e Sub-20.

O elenco do time principal volta a treinar nesta sexta-feira (1º) às 15h00, e está a um gol de atingir a marca de 100 gols marcados na Bahia, onde já disputou 65 partidas. A primeira delas foi em 1937, com vitória por 4-0 sobre o Bahia, em Salvador. A Bahia é o sétimo estado com mais jogos e gols do Verdão.


  • Próximo jogo: Vitória x Palmeiras │ Brasileiro 18ª Rodada │ Data: 03/08 Hora: 19h30 Estádio Barradão [Transmissão: Premiere]

Comentários