Palmeiras acerta venda de Vanderlan ao Grupo Red Bull; entenda a negociação





08 Agosto 2025 - 06h53
Após 108 partidas pelo clube alviverde, o lateral-esquerdo está próximo de encerrar sua passagem.
O Palmeiras finaliza os detalhes para vender Vanderlan ao Grupo Red Bull. O jogador será cedido inicialmente ao Red Bull Bragantino, onde atuará até o fim desta temporada. Depois, a empresa decidirá se o encaminha para uma de suas equipes no exterior.

O Palmeiras é dono de 80% dos direitos econômicos do jogador; os outros 20% pertencem ao Jacuipense. Com apenas três partidas disputadas no Brasileirão 2025, o lateral-esquerdo de 22 anos está apto a reforçar o Bragantino no torneio até dezembro.
 
Vanderlan em seu último jogo como titular do Palmeiras no duelo contra o Vitória, na 18ª Rodada, Brasileirão 2025, Estádio Barradão (Foto: Palmeiras/by Canon)

Formado na base palmeirense, Vanderlan soma 108 jogos e um gol pelo clube. Na atual temporada, disputou 22 partidas. O Grupo Red Bull administra quatro times: Red Bull Bragantino (Brasil), RB Leipzig (Alemanha), Red Bull Salzburg (Áustria) e New York Red Bulls (Estados Unidos).

Esta será mais uma movimentação na atual janela de transferências do Palmeiras, que já negociou Mateusão e Naves com o FC Alverca (Portugal), Richard Ríos com o Benfica e Estêvão com o Chelsea.

Concorrência na posição.
Durante seu período no clube, Vanderlan teve como principal rival por espaço o uruguaio Piquerez, um dos destaques da equipe e integrante do rodízio de capitães. Piquerez renovou seu vínculo até 2030, e a saída de Vanderlan deve levar a diretoria a buscar um novo lateral-esquerdo no mercado. A janela segue aberta até setembro, dando tempo para reposição.

Arthur chega como reserva imediato.
A lacuna deixada por Vanderlan será preenchida internamente por Arthur, jogador de 19 anos revelado pela base e que assinou contrato até 2029. O lateral foi integrado ao elenco principal e já esteve relacionado na vitória sobre o Corinthians pela Copa do Brasil, na última quarta-feira (6).

Arthur está no Palmeiras desde 2017, quando chegou aos 12 anos, e conquistou diversos títulos nas categorias inferiores. Em 2024, a posição chegou a ter três opções, contando também com Caio Paulista, que já deixou o clube.

Olho em reforços.
O Verdão segue atento ao mercado, priorizando a reposição de Richard Rios e observando oportunidades para compensar a saída de Vanderlan. No segundo semestre, o clube já fechou com o paraguaio Ramón Sosa e com o lateral-direito Khellven, ex-CSKA Moscou, da Rússia.

Se quiser, posso também preparar uma versão ainda mais enxuta e jornalística, que mantenha a originalidade mas seja mais direta e de leitura rápida. Isso facilitaria encaixar em redes sociais ou portais de noticia.

Leila Pereira minimiza protestos e mantém postura cautelosa no Palmeiras

A presidente fala sobre o momento do clube; pressão aumentou após nova queda diante do arquirrival, desta vez peça Copa do Brasil 2025.

Leila Pereira respondeu com serenidade aos protestos feitos pela torcida contra a diretoria, o elenco e o técnico Abel Ferreira. A postura da mandatária, segundo alguns veiculos da imprensa esportiva, é manter o foco na condução responsável do clube, acolhendo as criticas, mas sem adotar mudanças bruscas.

Leila Pereira e o técnico Abel Ferreira em treino do Palmeiras na Academia de Futebol (Foto: Palmeiras/by Canon 05/Agosto/2025)

Na última quarta-feira (6), o time alviverde foi eliminado pelo arquirrival Corinthians nas oitavas de final da Copa do Brasil 2025, ao perder o duelo de volta no Allianz Parque por 0-2. Na primeira partida, disputada na Neo Química Arena, em Itaquera, a equipe já havia sido derrotada por 1-0.

O resultado intensificou a pressão, com manifestações veementes da torcida alviverde diante da sequência de atuações de desempenho abaixo do esperado.

Leila reconhece a insatisfação pela fase recente, mas evita medidas radicais. A presidente mantém a prioridade no planejamento a longo prazo e no diagnóstico dos ajustes necessários.

Assim, não há intenção de desligar Abel Ferreira ou promover mudanças drásticas no grupo. Vale lembrar que o Palmeiras já atravessa um processo de reformulação, com mais de dez saídas e nove contratações nesta temporada.

Caso Aníbal Moreno será tratado internamente.
Entre os assuntos a resolver está a situação de Aníbal Moreno, expulso ainda no início do Dérbi. O volante levou cartão vermelho após o árbitro Anderson Daronco, com auxílio do VAR, revisar um lance em que o argentino acertou uma cabeçada em José Martínez, do Corinthians.

A diretoria afirma que o caso será resolvido internamente, evitando novas exposições públicas.

Diretor reafirma confiança no projeto.
Após a derrota para o rival, Anderson Barros, diretor de futebol do Verdão, concedeu entrevista no Allianz Parque e reforçou a confiança no planejamento, mesmo reconhecendo pontos que precisam ser corrigidos.

“Sabemos qual é o caminho, só que, às vezes, essa situação não vem de forma tão imediata. Então a gente precisa acreditar naquilo que estamos fazendo”, disse Barros, que reiterou a confiança no trabalho do técnico para continuar no projeto até o fim de 2027, quando termina o 2º mandato de Leila.

“O Abel é um treinador que nós pretendemos renovar. Queremos renovar. Queremos que o Abel esteja até 31 de dezembro de 2027. (...) Se o Abel entender que quiser, e ele já disse para nós que tem essa vontade, vai continuar esse processo com a gente”, seguiu.

O dirigente também destacou o papel da torcida e seu direito de cobrança:

“O torcedor tem, sim, esse direito. Ele pode nos cobrar, deve nos cobrar. O torcedor palmeirense é uma parte fundamental desse processo, então ele tem direito de nos cobrar”, salientou Barros.


  • Próximo jogo: Palmeiras x Ceará │ Brasileiro 19ª Rodada │ Data: 10/08 Hora: 16h00 Allianz Parque [Transmissão: Globo e Premiere]

Comentários