PALMEIRAS X CORINTHIANS — FINAL 1/2
16 Março 2025 - 07h30
Palmeiras x Corinthians: Veja as informações sobre o primeiro duelo da final do Paulista;
Allianz Parque — Foto: Divulgação/Allianz
De um lado, o time alviverde pode conquistar um tetracampeonato inédito, após levar o troféu em 2022, 2023 e 2024. Já o time alvinegro tenta quebrar um jejum de seis anos sem vencer o estadual – seu último título foi em 2019.
Graças à melhor campanha na fase de grupos, o Corinthians tem a vantagem de decidir a final em casa. A equipe alvinegra somou 27 pontos e liderou o Grupo A, avançando para as semifinais após eliminar o Mirassol (2-0) e o Santos (2-1). O Palmeiras, por sua vez, terminou como vice-líder da mesma chave, com 23 pontos, e garantiu sua vaga na final ao superar o São Bernardo (3-0) e o São Paulo (1-0).
A temporada das equipes seguiu caminhos distintos até aqui. O Palmeiras, sob comando de Abel Ferreira, concentrou totalmente suas atenções no Paulistão, enquanto o Corinthians teve que dividir esforços com a pré-Libertadores. No torneio continental, o time alvinegro acabou eliminado pelo Barcelona de Guayaquil, após perder por 3-0 no Equador e vencer por 2-1 em casa, resultado insuficiente para seguir adiante.
Para o jogo de ida da final, Abel Ferreira tem uma importante baixa: o zagueiro Gustavo Gómez. O paraguaio, que havia retornado recentemente de uma lesão na coxa, sofreu um problema no ligamento colateral do joelho direito e está fora da decisão. Ele se junta a Bruno Rodrigues, Paulinho e Mauricio no departamento médico.
No lado corintiano, Ramón Díaz ainda tem dúvidas quanto à escalação de Rodrigo Garro. O meia argentino sente dores no joelho direito e pode ser poupado, o que abriria espaço para Romero no time titular. Caso isso aconteça, Memphis Depay pode ser deslocado para o meio-campo. Outra ausência confirmada é Igor Coronado, que se recupera de uma lesão no tendão do adutor da perna direita.
Retrospecto do Palmeiras em mata-matas no Allianz Parque; veja os números
Desde a inauguração do Allianz Parque, em novembro/2014, o Palmeiras tem se mostrado imponente quando disputa partidas eliminatórias em sua casa. Ao longo desses anos, o time alviverde entrou em campo 49 vezes em mata-matas no local, seja em partidas únicas ou de volta. O desempenho impressiona: foram 36 classificações ou títulos conquistados, contra apenas 13 eliminações ou vice-campeonatos.
No Campeonato Paulista, a equipe alviverde já disputou 18 confrontos eliminatórios no Allianz, com um saldo bastante positivo: 11 classificações, 4 títulos, 2 eliminações e 1 vice-campeonato. As taças vieram em 2020, superando o Corinthians nos pênaltis; em 2022, goleando o São Paulo por 4-0; em 2023, atropelando o Água Santa pelo mesmo placar; e em 2024, batendo o Santos por 2-0.
O retrospecto recente no estadual é ainda mais expressivo. O Palmeiras venceu os últimos 12 mata-matas que disputou no Allianz, incluindo as decisões de 2020, 2022, 2023 e 2024, além da última semifinal, 2025, quando superou o São Paulo por 1-0. No total, o clube alviverde soma 78 partidas no Allianz Parque pelo Paulistão, com 55 triunfos, 13 empates e apenas 10 derrotas.
Este será o terceiro derby eliminatório disputado na arena palmeirense. Em 2018, o Corinthians levou a melhor e ficou com o título estadual nos pênaltis. Dois anos depois, em 2020, o Palmeiras deu o troco e conquistou o Paulistão, também nos pênaltis, diante do rival.
Agora, jogando diante de sua torcida, o time alviverde quer construir sua vantagem antes do confronto de volta, marcado para o dia 27/março, na Neo Química Arena.
📌 FICHA TÉCNICA:
📍 Jogo: Palmeiras x Corinthians │ Final do Paulistão – Jogo de Ida
🏟 Local: Allianz Parque, (SP)
📅 Data: 16 Março 2025 - Domingo
⏰ Horário: 18h30 (Hora de Brasília)
⚖ Árbitro: Raphael Claus
👥 Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Fabrini Bevilaqua Costa
🎥 VAR: José Cláudio Rocha Filho
📺 Transmissão: Record, Cazé TV, Max, Nosso Futebol, UOL Play, Zapping, R7 e Play Plus
🔰Escalações:
✅ PALMEIRAS: 21-Weverton, 2-Marcos Rocha©, 13-Micael, 26-Murilo, 22-Piquerez, 32-Emiliano Martínez, 8-Richard Ríos, 23-Raphael Veiga, 17-Facundo Torres, 41-Estêvão, 9-Vitor Roque
Banco de reservas:
14-Marcelo Lomba, 3-Fuchs, 4-Giay, 5-Aníbal Moreno, 6-Vanderlan, 7-Felipe Anderson, 12-Mayke, 34-Naves, 39-Thalys, 40-Allan, 42-López, 43-Benedetti
🎯Técnico: Abel Ferreira
✅ CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, Félix Torres, Gustavo Henrique e Angileri; Raniele, José Martínez, André Carrillo e Rodrigo Garro (Romero); Memphis Depay e Yuri Alberto.
🎯Técnico: Ramón Díaz