As contratações tornam o Palmeiras favorito ao titulo │Conmebol se pronuncia sobre racismo contra o Sub-20
07 Março 2025 - 07h55
Após um inicio de novo ano instável em campo, com muitas criticas ao time e a diretoria, e sob risco real de eliminação precoce no estadual, o Palmeiras parece ter virado o jogo e chega à reta final do Paulista como um dos postulantes ao titulo. O triunfo sobre o São Bernardo nas quartas de final consolidou a ascensão da equipe alviverde, impulsionada por uma reformulação no elenco e uma postura um pouco diferente no mercado de transferências do futebol.
Nos últimos meses, a diretoria alviverde investiu mais de 60 milhões de euros para reforçar o time, garantindo ao técnico Abel Ferreira um leque maior de opções. A mudança de mentalidade partiu da própria presidente Leila Pereira, que finalmente teria reconhecido a necessidade de uma abordagem mais agressiva nas contratações.
"A gente queria mais, aí eu entendi que era o momento de mudar um pouco a nossa mentalidade. Eu mudo, gente. Por mais que as pessoas achem que eu sou muito dura, eu ouço pessoas com credibilidade e mudo, sim." – afirmou a atual presidente em entrevista.
O setor ofensivo passou pela transformação mais significativa. As saídas de Dudu, Lázaro e Rony abriram espaço para as chegadas de Facundo Torres, Paulinho e Vitor Roque, trio que representa as maiores contratações da história do clube. Atendendo à promessa da presidente, o Palmeiras apostou em jovens talentos com potencial de valorização e impacto imediato dentro de campo.
Com o objetivo de alcançar um feito inédito na era profissional do futebol paulista, o Verdão busca o tetracampeonato estadual em 2025. O único clube a vencer quatro edições consecutivas do torneio foi o Paulistano, entre 1916 e 1919, sequência interrompida justamente pelo Palmeiras, que conquistou seu primeiro título em 1920.
O próximo desafio do time de Abel Ferreira será diante do São Paulo, na segunda-feira (10), às 21h35 (de Brasília), no Allianz Parque, pela semifinal do Campeonato Paulista. Caso vença, o Palmeiras aguardará o vencedor do confronto entre Corinthians e Santos para conhecer seu adversário na grande decisão.
Conmebol se pronuncia sobre episódio de racismo envolvendo jogadores do Palmeiras
Em comunicado oficial, a entidade afirmou que implementará “medidas disciplinares apropriadas” e está avaliando outras ações em consulta com especialistas para combater a discriminação em suas competições.

Confira abaixo, o texto da Conmebol na íntegra:
A Conmebol rejeita categoricamente todo ato de racismo ou discriminação de qualquer tipo. Medidas disciplinares apropriadas serão implementadas, e outras ações estão sendo avaliadas em consulta com especialistas da área.
O caso ocorreu aos 36 minutos da segunda etapa. Na saida de campo após ser substituído, Figueiredo foi alvo de um torcedor que imitou um macaco para o jogador brasileiro. Luighi, que também saiu, foi chamado de macaco pelos torcedores presentes.
O Palmeiras, por meio de nota oficial, classificou o episódio como “repugnante” e divulgou nota oficial: