Abel estava certo! Palmeiras é quem mais finaliza no Brasileiro, mas o que tem menor eficiência




22 junho 2024 - 08h00
O Palmeiras aumenta eficiência do ataque de 24% para 28% em pouco mais de um mês, mas ainda é pior percentual comparado a outros clubes da Série A.

"Não estava chateado, mas frustrado, porque tanto volume tem que traduzir em gols." Essas foram as palavras de Abel Ferreira depois da vitória do Palmeiras, por 2 a 1, sobre o Bragantino no Allianz Parque. Não se deixou levar pela sequência de quatro vitórias, inédita nesta temporada, e fez evidente aquela que tem sido sua preocupação: a eficiência do ataque.

Levantamos, portanto, números do Alviverde em comparação aos demais participantes do Brasileiro para responder: esse é um problema recorrente no time? Ou caso isolado de uma única partida?

Entre as 20 equipes da Série A, o Palmeiras é a que mais finaliza - com 175 tentativas -, mas tem o menor índice de eficiência, com 28% das finalizações no alvo em 10 rodadas no campeonato. Veja o ranking completo com dados do Espião Estatístico no fim.
 
Weverton e Rony comemoram gol do Palmeiras contra o Bragantino — Foto: Marcello Zambrana/AGIF

O Flamengo de Tite aparece com o segundo maior número de tentativas e é o time que mais acertou finalizações no alvo: 59 de 151. Mas esses são números brutos. Quando se fala em eficiência, o Rubro-negro carioca está em terceiro lugar com 39,1% de acerto, enquanto o time que lidera os percentuais é o São Paulo de Zubeldia, com 39,6%.

Lembrando que há sete times com partidas a menos, afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É o caso de Grêmio, Criciúma, Fortaleza, Juventude, Atlético-MG, Internacional e Cruzeiro.
 

Os números não são garantia de resultado, claro. Até porque o próprio Palmeiras e o Flamengo, por exemplo, estão à frente do São Paulo na classificação do Brasileiro. Mas é um ponto importante quando pensado a longo prazo.

É tanto que essa não é a primeira vez que o técnico expressa esse tipo de preocupação. Fez o mesmo há pouco mais de um mês, depois do empate com o São Paulo por 0 a 0 no Morumbi.

– O que me preocupa não é a forma que criamos, é que temos que ser efetivos – disse na ocasião.

Era ainda início do Brasileiro, e o Verdão tinha só uma vitória em quatro jogos. Havia sido conquistada na estreia e em seguida o time emendou uma derrota para o Inter e dois empates com Flamengo e São Paulo.

Desde então, no entanto, o Alviverde se organizou, encontrou sua melhor forma e só perdeu uma partida - para o Athletico, ainda com mau desempenho - em seis jogos. As demais foram vitórias sobre Cuiabá, Criciúma, Vasco, Atlético-MG e Bragantino. As três últimas, aliás, com alguns dos melhores desempenhos do Palmeiras nesta temporada.

E essa arrancada passa também pela melhora de eficiência no ataque. Se tem 28% de aproveitamento nas finalizações agora, no período o percentual era de 24%. Só uma das tentativas havia resultado em gol, justamente no triunfo sobre o Vitória. Desde então, marcou 12 gols nas seis partidas que teve pela frente.

Ainda não é o melhor ataque do campeonato, tem outros sete a frente do Verdão, mas tem sido fundamental para a entrada na briga pela liderança. E isso é algo que o Palmeiras quer manter.


  • Próximo jogo: Palmeiras x Juventude │Brasileirão 11ª rodada │Data: 23/06 Hora: 18h30 Allianz Parque [Transmissão: Premiere]

Comentários