Mineirão terá torcida no possivel jogo do título Brasileiro entre Palmeiras e Cruzeiro




05 dezembro 2023 - 08h30
A última rodada disputada pelo Palmeiras neste ano, será na próxima quarta-feira, no Estádio do Mineirão. A entrada de público foi liberada e o alviverde encara o Cruzeiro pela 38ª e última rodada do Brasileirão: 21h30 (Hora de Brasília).

"Conforme a solicitação de reconsideração feita pelo Cruzeiro na semana passada, o STJD autorizou a presença de torcida na última rodada da competição nesta quarta-feira", comunicou o clube.

O Cruzeiro também havia obtido a liberação da sua torcida para o jogo da 36ª rodada do campeonato, diante do Athletico-PR. Contra o Palmeiras, ainda, o setor "Amarelo", fechado contra os paranaenses, está liberado. A torcida visitante será alocada no setor "Roxo Superior".

Cruzeiro e Coritiba foram punidos pela Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) com quatro jogos de portões fechados como mandantes, enquanto como visitantes não terão carga de ingressos disponível, devido ao episódio de violência entre torcedores na Vila Capanema. E também, o time mineiro recebeu multa de R$ 50 mil, além de mais R$ 1,4 mil pelo atraso no início e reinício de jogo. Os clubes ainda podem recorrer da decisão.

A confusão se deu na 34ª rodada do Brasileirão, dia 11/novembro, por volta dos 45 minutos do 2T quando o Coxa abriu o placar, com Robson. Na ocasião, alguns torcedores da raposa invadiram o gramado, e em seguida, os do Coxa também foram ao campo.

Por causa disso, desde então, o Cruzeiro estava suspenso de forma preliminar e jogou sem torcida, como mandante, contra o Vasco, e como visitante diante de Fortaleza, Goiás e Botafogo.

O Coritiba, por sua vez, ainda enfrentará o Corinthians, no encerramento do Brasileirão, com portões fechados.

Já a salvo na Série A, o time mineiro tem 46 pontos e está em #14ª lugar. Vai a campo com chance de se classificar à Copa Sul-Americana 2024. Para isso, precisa de no mínimo um empate com o alviverde paulista, líder com 69 pontos e muito perto do título.

O estádio Mineirão foi inaugurado pelo Palmeiras representando a Seleção Brasileira.

O Mineirão é um importante estádio para o Palmeiras. Em 7 de setembro de 1965, a Primeira Academia representou a Seleção Brasileira e venceu o Uruguai, por 3 a 0, na disputa da Taça Independência. 58 anos depois, o local pode ser palco da conquista da 12ª taça de Campeonato Brasileiro do clube paulista.
 
O time do Palmeiras representando a Seleção Brasileira diante do Uruguai. Data: 07/09/1965 — Foto: Palmeiras/Arquivo

Na época, o Palmeiras, então campeão do Torneio Rio-São Paulo-1965, foi convidado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD) [atual CBF], para representar a Seleção no duelo contra a Celeste, que tinha conquistado vaga na Copa do Mundo Inglaterra 1966, de forma invicta.

O time brasileiro, então representado pelo Palmeiras, incluindo comissão técnica, superou os uruguaios com gols de Rinaldo, Tupãzinho e Germano. O técnico argentino Filpo Núñez foi o segundo estrangeiro a dirigir a Seleção Brasileira. O primeiro foi o uruguaio Ramón Platero, no ano 1925.

A equipe alviverde da forte Academia que entrou em campo foi: Valdir de Morais (Picasso); Djalma Santos, Djalma Dias, (Valdemar Carabina), Procópio e Ferrari; Dudu (Zequinha) e Ademir da Guia; Julinho Botelho (Germano), Servílio, Tupãzinho (Ademar Pantera) e Rinaldo (Dario Alegria)

Na edição 2023 do Brasileirão, o lider Palmeiras visita o Mineirão com possibilidade vencer ou empatar para se sagrar campeão sem depender de ninguém. Os concrrentes que estão logo atrás, com 66 pontos, casos de Atlético-MG e Flamengo, só podem alcançar a atual pontuação do lider.

Portanto, se o alviverde for derrotado, também só poderá perder o troféu se esses adversários superarem a sua diferença de saldo de gols, que hoje é de oito e 16, respectivamente.

  • Próximo Jogo: Cruzeiro x Palmeiras │ Brasileirão 38ª Rodada │ Data: 06/12 Quarta-feira, 21h30, Mineirão [Transmissão: Premiere]

Comentários