Endrick fala sobre virada diante do Botafogo │Quem pode sair e quem pode chegar na janela de transferências
09 dezembro 2023 - 07h30
Endrick foi um dos principais destaques do Palmeiras, na arrancada rumo título do Brasileirão 2023. O jovem balançou a rede duas vezes na virada 3-4, contra o Botafogo, em pleno Engenhão, no Rio de Janeiro. O jogo mudou o rumo e o astral alviverde na competição nacional, e após marcar o primeiro gol, o camisa 9 pegou a bola no fundo do gol e comemorou pedindo para tocarem a bola nele.
O que para muitos foi uma expressão de maturidade e uma maneira de chamar a responsabilidade em um jogo que o alviverde perdia por 3-0.
"Foi um momento de empolgação. Sou menino novo e depois que vi aquilo, ficou um pouco feio para mim, na minha visão, porque expus meu time, falando para tocar a bola só em mim. Não foi legal da minha parte. Fiquei um pouco empolgado e falei aquilo. Mas, foi bom ajudar minha equipe a fazer os dois gols e dar pré assistência para o Flaco. Aquele jogo foi ideal para nossa arrancada para ser campeão brasileiro", disse Endrick em coletiva na última sexta-feira.
Sem Dudu lesionado há meses, o jovem Endrick agarrou a vaga de titular na reta final, sendo um dos principais destaques do setor de ataque na conquista do Dodecacampeonato, o atacante terminou o torneio como artilheiro do time alviverde no Brasileirão, com onze gols.
Vendido ao Real Madrid desde dezembro/2022, Endrick se apresenta ao time espanhol em julho/2024, quando completa 18 anos. Portanto, a cria da base palmeirense ainda atua do início e meio da próxima temporada no alviverde.
Muitos torcedores comemoraram bastante o titulo do Brasileirão 2023, do alviverde (Foto: Palmeiras)
Dodecacampeão ou duodecacampeão?
A tal dúvida surgiu em centenas de pessoas, e em menos de 30 minutos após o término da 38ª, e última, rodada do Brasileirão Série A 2023, o índice de pesquisas pela palavra "dodecacampeão" havia crescido 960% até as 23h40 da última quarta-feira. Ao longo da madrugada, as buscas sobre o termo utilizado pelo próprio Palmeiras, dispararam novamente às 00h28, 02h04 e às 04h28.
Em menor número, também houve aumento nas pesquisas sobre o termo "duodecacampeão" durante a madrugada, principalmente entre 2h20 e 3h24.
E ambas as terminologias estão corretas. É o que explica Sergio Nogueira, um professor especializado em linguística.
''É possível dizer dodecacampeão ou duodecacampeão, mas não tem uma que possa ser colocada como mais usada porque é raro acontecer isso – disse o professor, fazendo referência ao ineditismo do número de títulos conquistados pelo alviverde.
A diferença em ambos os casos está na origem do primeiro elemento dos termos: o "dodeca" se origina do grego e o "duodeca" vem do latim, enquanto "campeão" também deriva do latim. Ou seja, "dodecacampeão" é uma palavra hibrida de grego e latim, enquanto duodeca é uma palavra inteiramente em latim.
''Só não sei te precisar qual das duas surgiu primeiro'' – diz o professor.
Detalhe que o Palmeiras ainda passou por "problema" semelhante ano passando, com o 11º título brasileiro e contava com duas nomeações possíveis: undecacampeão e hendecacampeão, passando a ser chamado de undecacampeão.
''Problema agora vai ser com o 13º porque aí não tem registro de palavra. É como um pai que registra o filho no cartório'' – concluiu o professor.
Quem pode sair e quem pode chegar no Palmeiras na janela de transferências
Anibal Moreno: Em novembro, o alviverde seu primeiro reforço para 2024. É o volante argentino de 24 anos Aníbal Moreno, ex-Racing, assinou contrato até dezembro/2028.
Abel Ferreira: O técnico deve permanecer no Palmeiras para a temporada 2024. Na última sexta-feira, 08/12, o clube divulgou uma nota informando que o português se reuniu com a presidente do clube e participará do planejamento-2024.
Marcelo Lomba: O goleiro que veio do Internacional de Porto Alegre, e que disputou apenas cinco jogos pelo alviverde nesta temporada 2023, tem vínculo com até 31/dezembro.
Jailson: questionado pela torcida, o volante nunca se firmou no time, e possui contrato até 31/dezembro/2023, e as últimas noticias indicam que não deve permanecer.
Artur: Apesar de seu contrato válido até 2027, o atacante despertou interesse do Zenit, da Rússia, conforme revelado pelo próprio jogador à TNT, após o duelo no Mineirão. A proposta russa chegou e o jogador está analisando a situação.
Caio Alexandre: O meia do Fortaleza vem sendo especulado no alviverde nos últimos dias, além de outros clubes, mas o jogador ainda aguarda um acerto entre o Leão do Pici, e o Palmeiras.
Lucas Esteves: O lateral-esquerdo que ficou emprestado para o Atlético-GO, voltou ao Palmeiras.
Comentários