CRUZEIRO x PALMEIRAS │ Jogos da 38ª Rodada + Tabela de Classificação





06 dezembro 2023 - 08h30
A noite desta quarta-feira será decisiva para o Palmeiras, que está em Belo Horizonte para buscas de seu 12ª troféu de campeão brasileiro. Hoje, o alviverde visita o estádio Mineirão, 21h30 (hora de Brasília), pela 38ª rodada do Brasileirão para encarar o Cruzeiro.

O Palmeiras tem 99,97% de chance: O triunfo diante do Fluminense, domingo, deixou o alviverde, segundo o departamento de Matemática da UFMG, com 99,973% de chances de título.

Um empate contra a raposa será suficiente para o alviverde ser campeão independentemente de outros resultados. Mesmo se perder, o alviverde tem ampla vantagem no saldo de gols para os concorrentes diretos — oito a mais que o Atlético-MG, e 16 em relação ao Flamengo.

FICHA TÉCNICA
Jogo: Cruzeiro x Palmeiras │ Brasileirão Série A - 38ª Rodada
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 06 dezembro 2023 - quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Rafael da Silva Alves (Fifa/RS)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira
Transmissão: Premiere

Escalações:
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Palacios, Neris, Luciano Castán e Marlon; Ian Lucas, Lucas Silva, Mateus Vital e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Bruno Rodrigues
Técnico: Paulo Autuori

PALMEIRAS: 21-Weverton, 12-Mayke, 2-Marcos Rocha, 15-Gustavo Gómez©, 26-Murilo, 6-Vanderlan, 8-Zé Rafael, 27-Richard Ríos, 23-Raphael Veiga, 9-Endrick, 19-Breno Lopes
Banco de reservas: 42-Marcelo Lomba, 13-Luan, 14-Artur, 18-Flaco López, 20-Atuesta, 30-Jailson, 32-Garcia, 34-Naves, 35-Fabinho, 37-Kevin, 40-Jhon Jhon, 41-Estêvão
Técnico: Abel Ferreira
 
Vista aérea do estádio Mineirão — Twitter Mineirão

Segundo a UFMG, Atlético-MG tem 0,027% chances de título. O departamento de Matemática da universidade não deu qualquer probabilidade de título ao Flamengo. O alviverde com 69 pontos, só pode ser alcançado pelo vice-líder Atlético-MG, e pelo #3 colocado Flamengo, ambos com 66 pontos.

O Cruzeiro, por sua vez, já garantiu sua permanência na Série A. O time mineiro está em #14ª, com 46 pontos, em zona de classificação à Copa Sul-Americana-2024. Desta forma, um empate já dá condição da raposa disputar o torneio continental, no próximo ano.

Pelo lado do time mineiro, Filipe Machado, que teve lesão muscular na coa esquerda, é dúvida para esta quarta.

O duelo contará com torcida dos dois times. Inicialmente, havia a possibilidade do jogo ser realizado com portões fechados, devido à punição pela confusão com o Coritiba, há algumas rodadas. Porém, o Cruzeiro conseguiu a liberação do STJD para receber público.

O técnico Abel Ferreira não poderá contar com três jogadores: o meio-campista Gabriel Menino e os atacantes Dudu e Rony, que se recuperam de cirurgias no tornozelo, joelho e antebraço, respectivamente.

O lateral esquerdo Piquerez saiu do último jogo com dores no joelho esquerdo após falta de Lucas Justen, que acabou expulso após revisão do VAR, mas se o camisa 22 não tiver condições de jogo, quem pode ocupar sua vaga deve ser o jovem Vanderlan, que foi quem o substituiu na rodada passada.

Batalha pelo G4: Por mais que a briga pelo título esteja virtualmente resolvida, e os classificados à Libertadores 2024 matematicamente confirmados, ainda há disputa no G4, que dá vaga direta na fase de grupos do torneio continental.

No momento, apenas Palmeiras está confirmado entre os quatro primeiros. Atlético-MG (66 pontos), Flamengo (66) e Grêmio (65) vão à ultima rodada dependendo somente deles mesmos para garantir vaga direta.

O único que ainda pode fisgar uma vaga é o Botafogo (64 pontos) que não vence há dez rodadas — a última vitória foi em 18/Outubro, contra o América.

Para isso, precisará vencer o Inter em Porto Alegre, e torcer por ao menos um destes cenários:

Empate ou derrota do Atlético-MG para o Bahia
Empate ou derrota do Flamengo para o São Paulo
Empate ou derrota do Grêmio para o Fluminense

Isso porque o Botafogo superaria qualquer um dos três times nos critérios de desempate. O Red Bull está classificado para a Libertadores, mas não tem chance de G4 e disputará a fase preliminar, também conhecida como ''Pré-libertadores''.

Uma vaga na Sul-Americana: Na penúltima rodada, Internacional, Fortaleza, Cuiabá e Corinthians se garantiram na Copa Sul-Americana '2024. Hoje, apenas a 14ª e última vaga estará em aberto na quarta, mas muito encaminhada.

Além do Cruzeiro, que tem 90,1% de chances de se classificar para o torneio continental. O único que pode alcançar a raposa é o Santos, que ainda luta contra o rebaixamento.

Caso a raposa seja derrotada, o time do litoral paulista precisaria vencer o Fortaleza, já que ultrapassaria a raposa em número de vitórias -que é o primeiro critério de desempate da Série A.

Z4: de três clubes, um será rebaixado: Desde a 36ª rodada, já é sabido que Goiás, Coritiba e América-MG cairam para a Série B 2024. Um rebaixado ainda será definido.

Sobrou para o Bahia, Santos e Vasco decidirem quem cai e quem fica na Série A. O tricolor baiano vai à última rodada com mais chance de queda, segundo a UFMG — 68,9%, contra 24,9% e 6,2% de Vasco e Santos, respectivamente.

Abaixo, os cenários de cada um para permanência na Série A:

Bahia (x Atlético-MG) – 41 pontos
Caso vença: precisaria torcer para não triunfo de Vasco ou Santos
Caso empate: precisaria torcer para derrota do Vasco
Caso perca: será rebaixado
Vasco (x Red Bull Bragantino) – 42 pontos
Caso vença: jogará a Série A em 2024
Caso empate: precisaria torcer para não triunfo de Bahia ou Santos
Caso perca: precisaria torcer para derrota do Bahia
Santos (x Fortaleza) – 43 pontos
Caso vença: jogará a Série A em 2024
Caso empate: precisaria torcer para Vasco e Bahia não vencerem
Caso perca: precisaria torcer para o Vasco não pontuar, e o Bahia não vencer


Confira a tabela, e os jogos da 38ª, e última, rodada do Brasileirão Série A 2023:

Goiás 1-0 América-MG – Estádio Serrinha – 19h00
Cruzeiro 1-1 Palmeiras – Mineirão – 21h30
Bahia 4-1 Atlético-MG – Arena Fonte Nova – 21h30
São Paulo 1-0 Flamengo – Morumbi – 21h30
Fluminense 2-3 Grêmio – Maracanã – 21h30
Internacional 3-1 Botafogo – Beira-Rio – 21h30
Vasco 2-1 Red Bull – São Januário – 21h30
Santos 1-2 Fortaleza – Vila Belmiro – 21h30
Coritiba 0-2 Corinthians – Couto Pereira – 21h30
Cuiabá 3-0 Athletico-PR – Arena Pantanal – 21h30

Standings provided by Sofascore

Comentários