'É o que mais me assusta': Abel Ferreira revela por que não pensa em trabalhar em Portugal
15 dezembro 2023 - 11h30
Em entrevista concedida na última quinta-feira, após desembarcar em Portugal para passar férias em sua terra natal, o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, esbanjou sinceridade e disse não pensar em voltar a trabalhar um dia em seu país natal.
Nos últimos meses, o nome do treinador foi constantemente especulado no Benfica, apesar de sua enorme identificação com o rival Sporting, clube que Abel defendeu como jogador e depois como treinador.
O auxiliar técnico Andrey Cebola (E), e o técnico Abel Ferreira, em treino na Academia de Futebol, no inicio de dezembro, 2023 (Foto: Palmeiras/by Canon)
O técnico palmeirense, porém, ressaltou que ficaria temeroso com possíveis ameaças enfrentadas por sua família, caso retornasse a Portugal um dia para assumir um time.
"Não (penso em voltar a Portugal para trabalhar agora). O que eu quero mesmo é estar com a minha família. Isso é que eu quero", iniciou.
"Ser treinador em Portugal, sendo português, não é fácil. Não para mim, mas para a minha família, porque infelizmente vivemos num mundo muito mediático e as pessoas não conseguem separar o treinador da pessoa, ou o dirigente da pessoa", explicou.
"Isso [violência no futebol] é o que mais me assusta hoje em dia, no futebol. Quando as pessoas misturam as duas coisas [o profissional e a pessoa] é perigoso, e é isso que eu não quero", complementou.
Abel também salientou que, se fosse para um time português, seria imediatamente cobrado para ganhar títulos, principalmente depois de "empilhar" taças seguidamente no Palmeiras.
O comandante palestrino, porém, lembrou seu início de carreira, quando passou muito tempo apenas "semeando", mas "sem colher nada".
"Felizmente, as coisas comigo têm corrido muito bem, mas é bom que as pessoas percebam que na minha curta carreira de 10 anos enquanto treinador, tive seis de futebol profissional e andei quatro a semear, sem colher nada", apontou.
"A única coisa que eu digo, a qualquer treinador do mundo, é que acredite e que faça o melhor que sabe e pode. Para mim, o sucesso não são os títulos, é poder chegar a casa, deitar-me, e saber que na minha consciência eu dei o melhor que pude com os recursos que tenho", finalizou.
Abel Ferreira tem contrato com o Verdão até dezembro de 2024, e, de acordo com suas últimas entrevistas, sinalizou que vai cumprir o vínculo até o fim.
Abel revela por que mandou Endrick viajar para a Disney e revela conselho.
Nas últimas duas temporadas, Abel Ferreira procurou lapidar Endrick no time profissional. Além das instruções em campo, o técnico teve longas conversas com o jovem de 17 anos, sobre lidar com as cobranças e a fama repentina. Em entrevista concedida durante o Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet, o português revelou que ficou impressionado com a maturidade do atacante, que irá ao Real Madrid no meio da temporada 2024.
"Eu não sei se são os pais, se alguma assessoria, os treinadores da formação ou os diretores da formação. Ele é um moleque com uma cabeça boa. Tudo aconteceu muito rápido. Ele ultrapassou vários escalões que deveria ter passado e queimou essas etapas, o que pode ser difícil no futuro, quando vierem as primeiras pancadas e as primeiras dificuldades", disse o técnico ao ESPN.
Com apenas 15 anos, Endrick foi um dos destaques do Palmeiras na inédita conquista da Copa São Paulo de 2022. Muitos torcedores queriam vê-lo no Mundial de Clubes no mês seguinte, mas Abel o deixou fora da lista de inscritos. Ao justificar a escolha, o português sugeriu que o garoto deveria ir para a Disney.
À ESPN, Abel explicou que a declaração foi uma forma de segurar a ansiedade em cima do atacante, que ainda não havia estreado como profissional.
"Como a imprensa estava muito em cima dele pelo imediatismo, eu sempre disse: ‘Você tem que entender que se conseguir lidar que hoje é a capa de jornal e amanhã é a última página do mesmo modo, vai estar preparado para lidar com futebol em todos os momentos’", afirmou.
"Por isso, disse em determinada altura que ele tinha que ir para Disney. Eu não disse no sentido de não apostar nele. Eu disse no sentido que ele deveria continuar a fazer a sua formação como homem. E quando vocês entenderem isso, que quanto melhor homem ele for, quanto melhor formado ele for, melhor jogador ele vai ser, vocês vão entender muito da minha filosofia enquanto treinador", afirmou.
Endrick jogou pela primeira vez no time principal em outubro de 2022, alguns meses após completar 16 anos. Ele virou o jogador mais jovem da história a estrear pelo Verdão na goleada por 4 a 0 contra o Coritiba.
O atacante terminou a temporada passada em alta e começou o ano seguinte como titular. No entanto, viveu um jejum de gols e foi colocado por Abel no banco de reservas durante um período. Na reta final do Brasileiro, conseguiu retomar a posição e foi peça fundamental na conquista do título, com 11 gols marcados. Além disso, foi eleito a revelação do torneio no Bola de Prata.
"O Endrick subiu conosco, acabou muito bem ano passado, ajudou nos muito. Este ano começou muito bem, houve um período como todos passam, como passou o Gomez, o Rony, o Zé, o próprio treinador, o Veiga, o Dudu, enfim, por altos e baixos ao longo de uma temporada", disse o técnico.
Na atual temporada, o atacante computou 14 gols em 53 partidas pelo alviverde, ajudando nas conquistas do Paulista, Supercopa do Brasil, e do Campeonato Brasileiro.
- Próximo jogo: Novorizontino x Palmeiras │ Paulista 2024 - 1ª Rodada │ Data e hora a definir - estádio Jorge Ismael de Biasi
Comentários