Final: Palmeiras vs Santos

 
30.01.2021 - 13:30
Em busca da glória eterna, Palmeiras disputa a final Libertadores da América, com o Santos, neste sábado às 17:00 horas (de Brasília) no Maracanã. O clássico histórico será a 4ª decisão da competição entre clubes do mesmo país. E a 1ª de final única.

As duas equipes foram protagonistas da competição, até aqui. Na fase de grupos, ambos os times foram donos das melhores campanhas, com 16 pontos conquistados em 18 disputados. Enquanto o Verdão anotou 17 gols e sofreu apenas dois, o Santos balançou as redes adversárias 10x e foi vazado em cinco ocasiões.

Para garantirem vaga na final, os rivais também superaram grandes desafios. 
Outra coincidência é que, os dois mudaram de técnico durante as campanhas. Atualmente treinado por Cuca, Santos iniciou o torneio com o técnico Jesualdo Ferreira. E o Palmeiras, tinha Luxa durante os cinco primeiros jogos da fase de grupos, e avançou em mata-matas com Abel Ferreira.

O Verdão chega com força máxima. Apenas o atacante Wesley, que se recupera de cirurgia no joelho esquerdo, não estará à disposição. Capitão da equipe, Gómez está recuperado de lesão na virilha esquerda, e será titular. Já Patrick e Veron, que sofreram com problemas musculares recentemente, deverão ser opções no banco de reservas.
 

O estádio do Maracanã recebeu os últimos ajustes para a final da Libertadores

Na atual edição, Palmeiras tem ótimo aproveitamento: soma nove vitórias, dois empates e uma única derrota nos 12 jogos disputados, além de 32 gols marcados (2º melhor ataque, atrás só do River Plate, com 33) e seis sofridos. 

Esta, é a 5ª vez em que o Verdão chega a final da competição: já foi finalista em 1961, 1968, 1999 (campeão) e 2000.

Na fase de grupos da atual edição, o Verdão registrou também o segundo melhor ataque entre todos os 32 participantes, com 17 gols marcados contra 21 do River Plate, e a segunda melhor defesa, com dois gols sofridos contra um do Boca Juniors.

A trajetória alviverde nesta Libertadores começou com vitórias sobre Tigre-ARG (2-0 na Argentina), Guaraní-PAR (3-1 no Allianz Parque) e Bolívar-BOL (2-1 na Bolívia). O Palmeiras não iniciava uma Libertadores com três vitórias consecutivas desde 1968, quando obteve cinco triunfos antes de empatar o sexto jogo. 

Desde então, foram 17 edições, e no máximo, duas vitórias em sequência a partir da estreia. Nos confrontos seguintes da fase de classificação, empatou com o Guaraní-PAR (0-0 no Paraguai) e goleou Bolívar-BOL e Tigre-ARG, ambos no Allianz Parque, por 5-0.

Conmebol levou o Troféu de Campeão da Taça Libertadores ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Ficha Técnica
Pré Jogo: Palmeiras vs Santos | Taça Libertadores da América - Final (1/1)
Data e hora: 30.01.2021 sábado - 17:00 (horário de Brasília)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Diego Bonfa (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)
Transmissão: SBT, FOX Sports, e Conmebol TV.
Retorno de Suspensão: Patrick de Paula
Em tratamento: Wesley e Luan Silva (ambos, cirurgia no joelho esquerdo)

Escalações das equipes
PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gómez(C), Viña, Danilo, Zé Rafael, Gabriel Menino, Veiga, Rony, e Luiz Adriano.
Banco de reservas:
Jaílson, Renan, Empereur, Emerson Santos, Kuscevic, Mayke, Patrick de Paula, FM, Scarpa, L. Lima, Breno Lopes, Willian.
Técnico: Abel Ferreira.

Santos: John (João Paulo), Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca, Marinho e Lucas Braga; Soteldo e Kaio Jorge.
Técnico: Cuca.

Comentários