Coluna do Chokitos



Hora do Trabalho!

Passado o atropelamento do sub 20 das meninas da Vila Sônia nos experientes e mimados atletas do Palmeiras, e mais um jogo na Libertadores,o time terá uma folga, para entender o que aconteceu nestas quatro partidas decisivas, que tivemos no complicado calendário brasileiro .
Serão 15 dias para  Felipão reavaliar seus conceitos sobre essa equipe de 2019.
Apenas conhecido como retranqueiro, mostra-se através da sua defesa, "o sistema", para que seu Quarteto Ofensivo Fantástico colocasse no currículo, mais uma vitória no Palmeiras.
Vivendo de um futebol, onde as oportunidades de ataque é seu ponto fraco neste ano. Ainda a linha de frente não conseguiu encaixa-se, até o jogo do Bambis, foram 19 gols, em um pouco mais de 16 ou 18 partidas na temporada. Equipe que veio para ser "a sensação do ano". Calaram-se, em um jogo oniperante dos seus atletas em pleno Allianz Parque.
Temos muito trabalho para acertar este esquema, Felipão precisa mexer neste meio de campo e que abrigam-se Bruno Henrique, Felipe Melo e o grande Goulart. Nesta formação, o Bruno Henrique atua-se sobrecarregado no trio campista lento, e de pouca marcação. Onde o Goulart não não tem esse poder de reação de compôs as linhas destes trio meio campo, onde o comandante ainda arma seus Pontas de Lanças da década de 90.
Sendo-lhe claro, meio de campo sem marca, vivendo em lançamentos de 30 metros do Felipe Melo; e das desviadas de cabeças do descolorido Deyverson, para que os pontas Scarpa e Dudu tem seus talentos em outras funções ofuscada, na chamada - diagonal - empurrando a zaga para a sua área de defesa.
Esquema pobre, não por causa da comissão técnica limitada, e sim um por não terem características no elenco que suporta esse trio de ataque, com 2 atacantes na laterais que são armadores de jogada. E um camisa 10, que parece mais um auxiliar de centroavante, onde precisa ter a capacidade de jogar em liberdade, em uma nova formação desta equipe.
Assim um novo projeto, no qual, o Scarpa e o Dudu venha fazer suas jogadas por dentro. Colocando apenas 2 atacantes lá na frente, como: um centroavante, um ponta de lança. Sendo assim, um esquema simples e objetivo, num “4-4-2 ou 4-1-4-1". Onde essa linha defensiva esteja protegida; e a ação ofensiva esteja bem equilibrada.
Uma simples sugestão de escalação: Prass, Maike, Luan, Gomez, Thiago Santos, Diogo Barbosa, Dudu, Bruno Henrique, Goulart, Scarpa e Felipe Pires(ou Gabriel Veron), com duas linhas de quatros confiável, sendo o Goulart e Felipe Pires como atacantes. Que o Dudu e Scarpa, seja os armadores do time nesta linha de formação jogando por dentro, assim fazendo corredor para o Bruno Henrique, o Felipe Melo(segundo volante) aparecendo de surpresa neste sistema ofensivo. No qual, sua zaga sempre estará protegido, com essa movimentação no meio do campo.
No mais, precisamos acertar essa linha ofensiva, para que o time não esteja lento e que nele, os jogadores meio campistas sejam a solução de toque por dentro, sem aquelas ligações diretas e Chuverinho. Acabando-se com toda a qualidade dos nossos jogadores, deste "Elenco Valioso".

Comentários