Palmeiras decide no 1º tempo, vence o Corinthians e assume a liderança provisória do Brasileirão




12 Abril 2025 - 19h35
O Palmeiras conquistou seu primeiro triunfo em clássicos na temporada 2025. Na noite deste sábado, o time alviverde superou o Corinthians por 2-0, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, em partida marcada por domínio verde e aplausos da torcida na Arena Barueri. Os gols foram marcados por Piquerez e Emiliano Martínez ainda na etapa inicial. Vitor Roque chegou a balançar as redes no segundo tempo, mas o gol foi anulado após revisão do VAR.
 
Emiliano Martínez marcou o 2º gol do dérbi válido pela #3 rodada do Brasileirão 2025 na Arena Barueri (Foto: Palmeiras/Canon)

O clássico também foi especial por marcar a estreia do atacante Paulinho com a camisa do Palmeiras. Aos 24 anos, o jogador voltou a estar à disposição de Abel Ferreira após se recuperar de uma cirurgia na perna direita, encerrando um período de quatro meses afastado dos gramados.

Com a vitória, o time comandado por Abel Ferreira chegou aos sete pontos e assumiu provisoriamente a liderança do Brasileirão. Já o time alvinegro, que soma quatro pontos, caiu para a sexta colocação na tabela.

As equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, pela quarta rodada da competição nacional. O time alviverde enfrentará o Internacional no Beira-Rio, em Porto Alegre (RS), às 19h30 (de Brasília). O time alvinegro, por sua vez, receberá o Fluminense na Neo Química Arena, também às 19h30.

##Resumo da partida
Primeiro tempo: O time alviverde começou pressionando e criou sua primeira grande oportunidade aos 13 minutos. Richard Ríos cobrou falta na área, Micael desviou de cabeça, Emiliano Martínez ajeitou para trás e Gustavo Gómez finalizou com força, obrigando Matheus Donelli a fazer excelente defesa. No lance seguinte, Piquerez foi preciso: após escanteio cobrado por Fuchs, a bola sobrou na entrada da área para Ríos, que ajeitou com categoria. O lateral teve tempo para dominar e soltar o pé, abrindo o placar para a festa da torcida palmeirense.

Pouco depois, Felipe Anderson recuperou a posse no campo ofensivo e acionou Vitor Roque, que finalizou com perigo, mas a bola passou rente à trave. O gol deu confiança ao time alviverde, que passou a dominar completamente as ações. Aos 18, Felipe Anderson quase ampliou com um chute cruzado que explodiu na trave. Na sequência da jogada, Piquerez manteve a posse, tocou para Facundo Torres, que rolou para Emiliano Martínez. O meio-campista acertou um chute de rara felicidade de fora da área, ampliando o placar com um golaço.

Aos 38 minutos, o time alvinegro teve sua melhor chance: Gómez cometeu falta sobre Yuri Alberto na entrada da área. Na cobrança, Memphis levantou na medida para José Martínez, que finalizou de primeira, mas mandou por cima da meta defendida por Weverton.

Segundo tempo: O time alviverde quase liquidou a fatura logo no primeiro minuto da etapa final. Emiliano Martínez iniciou a jogada, encontrou Ríos, que cruzou na medida para Facundo Torres, cujo cabeceio acertou o travessão, arrancando suspiros das arquibancadas. A resposta alvinegra veio aos 3 minutos, com Hugo arriscando de longe, mas sem perigo para Weverton.

Aos 13, Breno Bidon tentou surpreender com um cruzamento direto para o gol, mas Weverton fez a defesa com tranquilidade. Pouco depois, Aníbal Moreno respondeu para os mandantes com um chute de fora da área, exigindo boa intervenção de Donelli. Aos 22 minutos, o time alviverde chegou a marcar o terceiro com Vitor Roque, após cruzamento preciso de Estêvão, mas o VAR apontou impedimento no início da jogada e o tento foi anulado.

Aos 27, Vitor Roque ganhou na dividida dentro da área e finalizou firme, mas Donelli apareceu bem para defender. Em seguida, Estêvão fez jogada individual pela esquerda e tentou encobrir o goleiro alvinegro, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 35, Memphis tentou responder em bola parada, levantando para André Ramalho, que cabeceou, mas a defesa alviverde afastou o perigo.

Já nos minutos finais, o estreante Paulinho recebeu passe açucarado de Felipe Anderson e finalizou bem, mas Donelli estava atento. Com o jogo controlado, a torcida palmeirense passou a cantar "olé" a cada toque na bola, demonstrando total confiança na atuação do time. Nos acréscimos, Hugo aproveitou uma falha de Giay, bateu forte, mas Weverton espalmou com segurança, garantindo o placar sem sofrer gols.

Os conceitos dos jogadores no dérbi deste sábado (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo):
Weverton [GOL]: Regular
Bruno Fuchs [ZAG]: Regular
Giay [LD]: Bom
Gustavo Gómez [ZAG]: Regular
Micael [ZAG]: Bom 
Piquerez [LE]: Bom 
Emiliano Martínez [MEIO]: Bom 
Richard Ríos [MEIO]: Bom 
Aníbal Moreno [MEIO]: Regular
Felipe Anderson [MEIA]: Bom
Estêvão [ATA]: Regular
Paulinho [ATA]: Regular
Vitor Roque [ATA]: Regular
Flaco López [CA]: Regular
Facundo Torres [ATA]: Regular

FICHA TÉCNICA:
📌 Jogo: Palmeiras 2–0 Corinthians │ 3ª Rodada do Brasileirão
📅 Data: 12 de abril de 2025, sábado
🕡 Horário: 18h30 (de Brasília)
📍 Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
👥 Público: 19.297 torcedores
💰 Renda: R$ 1.172.275,00
👨‍⚖️ Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
👥 Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS)
🎥 VAR: Wagner Reway (ES)
⚽ Gols: (SEP) Piquerez 14’/1T; Emiliano Martínez 18’/1T
🟨 Cartões Amarelos: (SCCP) André Ramalho, Memphis, José Martínez, Matheuzinho, Yuri Alberto; (SEP) Ríos, Weverton, Martínez, Gómez, Bruno Fuchs, Micael, Abel Ferreira
🟥 Cartões Vermelhos: Nenhum

🟢 PALMEIRAS:
Weverton; Bruno Fuchs (Giay), Gustavo Gómez, Micael e Piquerez; Emiliano Martínez, Richard Ríos (Aníbal Moreno) e Felipe Anderson; Estêvão (Flaco López), Facundo Torres e Vitor Roque (Paulinho).
👔 Técnico: Abel Ferreira

⚪ CORINTHIANS:
Matheus Donelli; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu (Hugo); Raniele (Romero), José Martínez (Héctor Hernández), Carrillo e Bidon; Memphis e Yuri Alberto.
👔 Técnico: Emiliano Díaz (auxiliar)

Confira abaixo, a tabela automática de classificação

Standings provided by Sofascore


Próximo jogo: Internacional x Palmeiras │Brasileirão 4ª Rodada │Data: 16/04 Hora: 19h30 Beira-Rio [Transmissão: Amazon Prime]