Chance no clássico: Felipe Anderson busca consolidar virada por cima no Palmeiras




11 Abril 2025 - 09h21
Após de obter um bom desempenho no triunfo diante do Cerro Porteño, Felipe Anderson vive um novo momento com a camisa do Palmeiras. O meia-atacante foi elogiado por Abel Ferreira e pode ganhar uma vaga no time titular no clássico contra o Corinthians.

A assistência precisa para o gol de Richard Ríos, na última quarta-feira, pela Conmebol Libertadores, foi mais do que uma estatística: foi a confirmação da crescente de Felipe Anderson com a camisa alviverde.
 
Felipe Anderson substituiu Veiga no duelo contra o Cerro Porteño, pela Libertadores 2025, Fase de grupos, Allianz Parque (Foto: Palmeiras/Canon)

Apresentado com muita expectativa, o jogador enfrentou um início turbulento, com atuações irregulares que geraram frustração em parte da torcida. Além disso, uma sequência de lesões no início da temporada atrapalhou sua adaptação e o tirou de boa parte do Paulistão. Quando voltou, trouxe junto a desconfiança do torcedor, que esperava um desempenho próximo ao dos tempos de Europa.

Mas a maré começou a virar. A mudança de posicionamento – saindo da ponta esquerda para atuar de forma mais centralizada ou pelo lado direito – trouxe um novo gás ao camisa 8. E os elogios, antes escassos, voltaram a aparecer.

Contra o Cerro, ele começou no banco. No entanto, com apenas 10 minutos de jogo, Veiga deixou o campo com uma luxação no ombro, e Felipe foi chamado. A resposta? Uma das melhores exibições de 2025, comandando o meio-campo e ainda servindo Ríos para abrir o placar.

Abel Ferreira não economizou nas palavras ao reconhecer a importância e a entrega do atleta, mesmo destacando que nem sempre conseguiu dar a ele as condições ideais.

– "É muito mais fácil quando as pessoas têm mais paciência. É bom ver ele (Felipe) mais dinâmico, feliz. Ele tem qualidade, jogou em clubes extraordinários. Esse ano, pelas lesões que tivemos, ele jogou de 7, 11, 10... E se calhar, tem sido um dos jogadores que mais tenho prejudicado por conta das necessidades da equipe, com as lesões que vamos tendo. É bom vê-lo fazer um bom jogo. Pode jogar muito bem ali, até fechar o corredor como lateral. É um atleta robusto, físico e com técnica" – disse o técnico.

Com nove partidas na temporada, Felipe começa a ganhar terreno na disputa por um lugar entre os titulares. E com Veiga fora do clássico de sábado, às 18h30, contra o Corinthians, a vaga está aberta. É o momento perfeito para provar que essa retomada é para valer.

– "Quando eu vim, eu queria vencer com o Palmeiras. Trabalho dia e noite para demonstrar isso em campo. Não passei momentos fáceis na minha chegada, fomos eliminados de competições e isso influenciou para que o jogo não fluísse tanto. Nós viramos a página como equipe, e este ano vamos buscar as vitórias, demonstrar em campo o que queremos e o que o torcedor quer. Estamos dispostos a sofrer para chegar no topo da montanha. Creio que fluirá esse ano" – disse Felipe Anderson.

Contratado como um dos reforços de peso no ano passado, o meia-atacante ainda busca provar que toda a expectativa sobre sua chegada não foi em vão. E o Dérbi pode ser o palco ideal para esse recomeço.


Quem o Palmeiras enfrentará no Super Mundial de Clubes?

Na busca pelo título, o time alviverde terá pela frente o gigante africano Al Ahly e Lionel Messi

O Palmeiras será um dos quatro clubes brasileiros no novo formato do Mundial de Clubes. A vaga foi conquistada graças à conquista da Libertadores 2021, quando superou o Flamengo na final. Apesar da tradição e do campeonato mundial de 1951, o clube ainda não levantou o 2º troféu da competição neste século XXI. Em 1999, perdeu para o Manchester United (Inglaterra); em 2020, foi eliminado pelo Tigres (México); e, em 2021, foi derrotado pelo Chelsea (Inglaterra).

No torneio deste ano, o time alviverde está no Grupo A e terá como adversários o Porto (Portugal), o Al Ahly (Egito) e o Inter Miami (Estados Unidos), equipe que conta com o astro Lionel Messi.

O NSC Total traz um panorama dos rivais que o Palmeiras enfrentará no Mundial de Clubes 2025. A estreia será dia 15/junho, 19h00, contra o Porto, no MetLife Stadium, em New Jersey. A equipe também atuará em Miami durante a fase de grupos.

Confira os oponentes do Palmeiras no torneio:

Al Ahly (Egito)
Maior campeão do futebol africano, o Al Ahly acumula 44 títulos do Campeonato Egípcio, 30 Copas do Egito e 12 conquistas da Liga dos Campeões da África. Três desses títulos vieram nos últimos quatro anos, o que garantiu a vaga no Mundial.

O clube soma nove participações no torneio global, chegando sete vezes à semifinal, mas nunca à decisão. Em quatro ocasiões, foi eliminado por clubes brasileiros. O atacante palestino Wessam Abou Abi é o principal nome da equipe.

FC Porto (Portugal)
Um dos maiores clubes de Portugal, o Porto soma 30 títulos da Primeira Liga e duas conquistas da Liga dos Campeões da Europa: 1986-87 e 2003-04. O clube também possui dois títulos mundiais, vencendo o Peñarol (Uruguai) em 1987 e o Once Caldas (Colômbia) em 2004.

A equipe chegou ao Mundial por meio do ranking da UEFA. Comandado pelo argentino Martín Anselmi, o destaque do time é o atacante Fábio Silva.

Inter Miami (Estados Unidos)
Fundado em 2018, o Inter Miami garantiu presença no Mundial de maneira polêmica. A equipe não venceu a Liga dos Campeões da CONCACAF nem alcançou posição suficiente no ranking da confederação. No entanto, herdou a vaga destinada ao país-sede ao conquistar o Supporter’s Shield, um torneio doméstico alternativo.

Independentemente da forma como chegou, o Inter Miami está garantido na disputa. O grande destaque é Lionel Messi, um dos maiores nomes da história do futebol, que está há dois anos defendendo o clube norte-americano.


  • Próximo jogo: Palmeiras x Corinthians │ Brasileiro 3ª Rodada │ Data: 12/04 Hora: 18h30, Arena Barueri [Transmissão: Premiere]