Palmeiras mira contratação de camisa 8 e monitora jogador do Fortaleza │Clube deve ser cabeça de chave no Mundial
12 Novembro 2024 - 09h07
Palmeiras mira contratação de camisa 8 e monitora jogador do Fortaleza
Do UOL, em São Paulo
Hércules comemora gol marcado pelo Fortaleza contra o Palmeiras em jogo pelo Brasileirão - Imagem: Ronaldo Barreto/ESTADÃO CONTEÚDO
O que aconteceu
Abel Ferreira quer um novo camisa 8 no elenco para 2025, e a diretoria palmeirense buscou, e busca, mais informações sobre diversos jogadores da posição. Um deles é o meio-campista Hércules, de 24 anos, do Fortaleza, que faz grande temporada: 42 jogos, 7 gols e 3 assistências.
Hércules não deve deixar o Fortaleza por menos de 10 milhões de euros (cerca de R$ 61 milhões na cotação atual). O Leão do Pici tinha negociações com o Austin FC, da MLS, por esses valores, mas o negócio esfriou nos últimos dias. O interesse do Palmeiras por Hércules foi divulgado inicialmente pelo NP e confirmado pelo UOL.
Segundo a reportagem, não existe nenhuma negociação em andamento. O único movimento do lado alviverde foi a busca por mais informações sobre o atleta.
Palmeiras tem problemas na posição de 8. Zé Rafael foi importante em 2023, mas conviveu com muitas lesões este ano e perdeu espaço no time titular, Gabriel Menino também não atendeu às expectativas, e Richard Ríos é constantemente convocado para a seleção colombiana — além de ter sido muito cobiçado pelo futebol europeu na última janela de transferências.
Além de um meio-campista, o Palmeiras busca um camisa 9 de peso para o ano que vem e um substituto pronto para Estêvão, que vai para o Chelsea após o Super Mundial de Clubes.
Palmeiras deve ser cabeça de chave no Mundial de Clubes; veja detalhes das regras
O Super Mundial, que será disputado entre junho e julho de 2025, contará com 32 times, incluindo seis clubes sul-americanos: Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Atlético-MG ou Botafogo, além de River Plate e Boca Juniors. Do lado europeu, 12 equipes já garantiram presença.
A Conmebol solicitou à FIFA que os campeões da Libertadores tenham posição de cabeça de chave em quatro dos oito grupos do torneio. Embora ainda não tenha sido oficializado, a FIFA já indicou que deve aceitar parcialmente o pedido, posicionando quatro clubes sul-americanos e quatro europeus de acordo com o ranking da FIFA/Conmebol como cabeças de chave.
No cenário atual, os times sul-americanos mais bem classificados são Flamengo (1º), Palmeiras (2º), River Plate (4º) e possivelmente Atlético-MG (3º), caso vença a Libertadores de 2024. Caso o Botafogo conquiste o título, o Fluminense (5º no ranking) tomaria essa posição.
Essa configuração garantiria que os clubes brasileiros enfrentariam, em seus grupos, times europeus classificados entre a 5ª e a 8ª posição no ranking FIFA/Uefa, como Chelsea, Borussia Dortmund, Inter de Milão e Porto. Isso significa que, a princípio, não haveria outros europeus no grupo dos brasileiros.
Por outro lado, os europeus mais bem posicionados – Manchester City, Real Madrid, Bayern de Munique e PSG – seriam cabeças de chave dos grupos restantes. Já os europeus seguintes no ranking, como Atlético de Madrid, Benfica, Juventus e Red Bull Salzburg, seriam sorteados para os demais grupos.
Os demais sul-americanos, provavelmente Boca Juniors e Botafogo ou Fluminense, cairiam nos grupos dos melhores europeus, devido à sua posição mais baixa no ranking da Conmebol.
Ainda que essas regras não tenham sido formalmente oficializadas, a FIFA já informou que levará em conta critérios geográficos e de performance, prometendo mais detalhes sobre os critérios do sorteio em breve.
- Próximo jogo: Bahia x Palmeiras │ Brasileirão 34ª Rodada │ Data: 20/11 Hora: 20h00 Arena Fonte Nova [Transmissão: Premiere]
Comentários