O que o Palmeiras necessita para conquistar o Brasileirão 2024 🏆
28 Novembro 2024 - 06h08
O que o Palmeiras precisa para conquistar o Brasileirão 2024:
O time alviverde de Abel Ferreira viu suas esperanças no seu inédito ''Tri'' do Brasileirão ficarem ainda mais complicadas após o duro revés para o Botafogo na última terça-feira, 26/11. O time alvinegro do Rio de Janeiro reassumiu a liderança da tabela ao vencer o confronto direto, empurrando o time alviverde em uma posição dificil a três pontos de distância, mas apenas duas rodadas restantes. O alviverde, que chegou a estar no topo por pouco tempo, agora encara uma batalha mais difícil mas não impossível.
Com 73 pontos conquistados, o concorrente Botafogo depende apenas de si para erguer sua 1ª taça na era do brasileirão de pontos corridos. O time do também português técnico Arthur Jorge precisa somar quatro pontos nos últimos seis em disputa, o que garantiria, no mínimo, uma vitória e um empate. Caso isso ocorra, o time do Rio não poderá ser alcançado pelo Palmeiras, que no máximo, pode chegar a 76 pontos. Para o time alvinegro, o caminho é: vencer ou empatar seus duelos contra Internacional e São Paulo, nas últimas rodadas.
Se o Botafogo conquistar menos que quatro pontos, ele precisará de uma combinação de resultados. Caso vença apenas um jogo e empate outro, o Palmeiras ainda teria chances, mas precisaria empatar ao menos uma vez. Se o Botafogo perder os dois jogos, então o gigante alviverde teria que vencer todas as suas partidas, enquanto Internacional e Fortaleza não poderiam somar mais de sete pontos.
Sonho do tri, com obstáculos:
O Palmeiras com 70 pontos, não depende apenas de si para conquistar o título. Para chegar ao primeiro lugar, precisará vencer suas duas partidas e torcer por um tropeço dos cariocas. Caso ambos os times terminem com 73 pontos, o Palmeiras levaria a taça nos critérios de desempate.
Se o time de Abel Ferreira ganhar um jogo e empatar o outro, o Botafogo precisaria, no mínimo, empatar uma partida e perder outra. Se o Palmeiras ganhar uma partida e perder a outra, o Botafogo teria que perder os dois jogos. Além disso, Inter e Fortaleza não poderiam somar mais que sete pontos nas últimas rodadas, e, no pior cenário, se o Palmeiras perder ou empatar ambas as partidas, não terá mais chances de conquistar o título.
Internacional e Fortaleza: Sonho distante, mas não impossível
O Inter, embalado por uma sequência de 16 jogos sem derrota sob comando do técnico Roger Machado, e o Fortaleza do argentino Juan Pablo Vojvoda, que se manteve na parte de cima da tabela o ano todo, ainda sonham com a taça, embora suas chances sejam bem mais remotas. Ambos somam 65 pontos e precisam triunfar nos três jogos restantes para seguir com esperança. Caso consigam tal feito, torcerão contra os dois times que brigam diretamente pelo titulo nacional.
Se Internacional e Fortaleza vencerem as três partidas, o Palmeiras precisará somar no máximo três pontos, e o Botafogo não pode somar nenhum. Se o Botafogo empatar ao menos uma vez, Inter e Fortaleza terão que buscar um saldo de gols favorável. Caso vençam apenas duas das três rodadas finais, suas chances de título se esgotam. A última rodada promete um confronto direto entre Inter e Fortaleza, o que pode ser decisivo para ambos.
Conclusão
Enquanto o Botafogo parece ser o time mais próximo do título, Palmeiras, Internacional e Fortaleza ainda mantêm vivas as suas esperanças, porém todas as equipes precisam de uma combinação de resultados favoráveis. O Palmeiras, em especial, tem mais obstáculos pela frente e precisará contar com tropeços de seus rivais, mas nada está decidido ainda. O Brasileirão 2024 promete fortes emoções até o final.
Futuro:
A diretoria do clube alviverde já estaria começando a planejar os próximos passos do novo ano. Enquanto mantém a disputa em alta intensidade, a diretoria avalia o futuro para 2025, de alguns jogadores que podem estar de saída do elenco.
Segundo o jornalista Flávio Latif, do portal UOL, o Palmeiras considera liberar até seis atletas ao fim da temporada. Entre eles estão o zagueiro Naves, o lateral-esquerdo Vanderlan, os meias Zé Rafael e Gabriel Menino, além dos atacantes Rony e Lázaro.
O caso mais emblemático é o de Rony. Peça frequente no sistema ofensivo montado por Abel Ferreira, o atacante enfrenta questionamentos internos sobre seu ciclo no time alviverde. Embora seja visto como um dos principais ativos do clube, a ideia de renovação no elenco faz sua saida ser cogitada ao término da temporada 2024.
Já Zé Rafael, que está no clube desde 2019 e participou em titulos importantes, perdeu espaço nesta temporada. O desempenho da nova dupla de meio-campo, formada por Anibal Moreno e Richard Rios, colocou o experiente meia em segundo plano, tornando sua saida algo provável para o novo ano.
Os jovens Naves, Vanderlan e Gabriel Menino, crias da base palmeirense, possuem trajetórias distintas. Enquanto Naves e Vanderlan devem ser emprestados para ganhar experiência, Gabriel Menino, com mais minutos em campo, enfrenta criticas constantes, e pode ser negociado em definitivo. Quanto a Lázaro, emprestado pelo Almeria, a tendência é que ele retorne ao clube espanhol, já que não conseguiu se firmar no elenco.
- Próximo jogo: Cruzeiro x Palmeiras │ Brasileirão 37ª Rodada │ Data: 04/12, Hora: 21h30 Mineirão [Transmissão: Globo e Premiere]
Comentários