VP do Palmeiras recepciona a Seleção na Academia de Futebol ⚽





08 Outubro 2024 - 07h00
VP do Palmeiras recepciona Seleção Brasileira na Academia de Futebol (Uol)
O vice-presidente do Palmeiras, Paulo Buosi, foi o encarregado de recepcionar a delegação da Seleção Brasileira nesta segunda-feira, na Academia de Futebol, para o primeiro treino do técnico Dorival Júnior e seus comandados visando o confronto com o Chile, fora de casa, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

Vice-presidente do Palmeiras recepciona Weverton e o restante da delegação da Seleção no CT do clube (Imagem: Instagram/Palmeiras)

A segunda-feira foi marcada pelo retorno de alguns velhos conhecidos do torcedor palmeirense à Academia de Futebol. Endrick, atualmente no Real Madrid, pôde matar a saudade das instalações alviverdes e reencontrar os funcionários do clube, que eram seus colegas de trabalho até pouco tempo atrás.
 
Endrick treinando pela Seleção, no CT do Palmeiras — Foto: Instagram/CBF

Outra figura que teve uma passagem bem-sucedida pelo Palmeiras foi Cícero Souza. O ex-gerente de futebol do Verdão agora exerce o cargo de gerente de seleções na CBF e interagiu com o vice-presidente palmeirense, Paulo Buosi, durante o treinamento do Brasil desta segunda-feira, assistindo às atividades juntos, ao lado de Rodrigo Caetano, diretor de seleções da CBF.

O time canarinho ainda realizará mais dois treinamentos na Academia de Futebol. Nesta terça-feira, a atividade será à tarde. Já na quarta, os trabalhos acontecerão pela manhã, já que, posteriormente, a delegação embarca rumo a Santiago, no Chile.

O Brasil enfrenta o Chile na próxima quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Estádio Nacional, em Santiago, pela nona rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

O time canarinho figura na quinta colocação, com dez pontos, apenas um a mais que a Bolívia, primeira equipe fora da zona de classificação para o Mundial. Justamente por isso, a vitória em Santiago é fundamental para que a pressão sobre a Seleção Brasileira não fique ainda maior.



O patrocínio da Crefisa pode estar se encerrando no clube

Um dos acordos de patrocínio master mais longevos pode estar terminando. Há muitos rumores de que a Crefisa, instituição financeira que patrocina o Palmeiras desde 2015, ceda seu lugar para outra empresa, ou casa de apostas devidamente regulamentada.

Um levantamento da Sports Value, entre 2015-2023, diz que os investimentos em patrocinios da Crefisa ao Palmeiras somaram R$ 888 milhões em valores atualizados pela inflação.
 
José Roberto Lamacchia (fundador da Crefisa), o presidente Paulo Nobre, e Leila Pereira no inicio de 2015 (Foto: Palmeiras/Divulgação)

Considerando-se os valores de 2024, o montante investido pode alcançar R$ 1 bilhão em uma década, só em patrocínios da marca. Em média, as receitas oriundas da Crefisa representam mais de 70% de todas as receitas com patrocínios do Palmeiras.

Abaixo, os valores recebidos nos últimos anos:

2015 – R$ 61 milhões;
2016 – R$ 95 milhões;
2017 – R$ 133 milhões;
2018 – R$ 94 milhões;
2019 – R$ 114 milhões;
2020 – R$ 110 milhões;
2021 – R$ 99 milhões;
2022 – R$ 92 milhões;
2023 – R$ 91 milhões.

Um dos pontos que sempre chamou a atenção nos valores repassados pela patrocinado ao clube é o valor muito acima do praticado no mercado nacional, para times de futebol.

Em 2014, por exemplo, antes da chegada da Crefisa as receitas totais com patrocínios foram de R$ 17 milhões (R$28 milhões em valores atualizados) no clube alviverde. Já em 2015, com a chegada da atual patrocinadora, os patrocínios cresceram 313% em apenas 1 ano.

De acordo com setores da imprensa esportiva nos últimos anos, apesar da empresa ter obtido grande visibilidade graças ao clube, teria gasto até três vezes mais do que o necessário.

Grandes patrocinadores calculam centavos a serem investidos, a fim de obter retorno. E os investimentos da Crefisa com publicidade e propaganda estão sendo reduzidos ao longo dos anos, de R$ 228 milhões em 2020 para R$ 106 milhões em 2023, segundo seus balanços, uma redução de 54% nos últimos quatro anos.

A marca teria perdido competitividade comunicacional na concorrência com outros bancos, que seguem aumentando suas verbas. Em 2018, os gastos de propaganda da Crefisa eram quase três vezes maiores que as verbas atuais.

Valores defasados: Um fato curioso é que, apesar da patrocinadora do clube ter investido bastante ao longo dos últimos anos, conquistando muitos títulos em campo com a equipe do Palmeiras e o técnico Abel Ferreira, os valores atuais de patrocinios estão defasados pela dinâmica do mercado brasileiro.

Devido a gastança desenfreada das bets, que também pagam muito mais do que valem as propriedades dos clubes de futebol, os valores recebidos pelo Palmeiras estão aquém de outros clubes como Flamengo ou Corinthians. E pela força do Palmeiras, um possivel contrato com alguma empresa de apostas que esteja devidamente regularizada, pode ser mais rentável do que o atual contrato de patrocinio master do alviverde.
  • Próxima partida: Juventude x Palmeiras │Brasileiro 30ª rodada │Data: 20/10 Hora: 20h00 Estádio Alfredo Jaconi [Transmissão: SporTV e Premiere]

Comentários