Nesta semana, Palmeiras tem jogo atrasado do Paulista e novo Choque-Rei; confira a programação
26 Fevereiro 2024 - 08h30
Semana de partida atrasada pelo Paulista e reencontro contra o rival São Paulo; confira a programação do verdão.
O Palmeiras tem agora, uma semana ocupada de treinos e dois duelos pelo estadual. No momento, Abel Ferreira pode entrar em campo um pouco mais tranquilo; o time alviverde garantiu classificação às quartas de final do estadual ao derrotar, de virada, o Mirassol no sábado, por 3-1 na Arena Barueri.
O goleiro Muralha disputa bola com Flaco Lopez em Palmeiras 3-1 Mirassol, 10ª rodada, Paulista 2024, Arena Barueri (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)
Na quarta-feira, volta a campo por um jogo atrasado ainda pela 5ª rodada. O duelo teve de ser remarcado por causa da final da Supercopa do Brasil. Por isso, o alviverde visita a Portuguesa no estádio Canindé, 19h30 (Hora de Brasília) com chance de chegar o #1 lugar da classificação geral do estadual.
Após a Lusa, o alviverde terá mais um clássico complicado pela frente. O último da fase de grupos do torneio. O elenco deve retomar os treinos na quinta, e terá sexta e sábado para corrigir erros antes de reencontrar o rival São Paulo pelo segundo choque-rei da atual temporada, no domingo, 20h00, no Morumbis.
Será uma oportunidade de revanche após o primeiro clássico do ano entre os rivais pela Supercopa, quando o jogo acabou empatado sem gols, mas os rivais novamente levaram a melhor, na disputa por pênaltis, após o goleiro Rafael defender as cobranças de Murilo e Piquerez.
O clássico será o terceiro do alviverde no ano, mas o primeiro como visitante. Até aqui, o clube está invicto: venceu o Santos por 2-1 no Allianz Parque na 3ª rodada e, na 9ª, empatou com o Corinthians, 2-2 na Arena Barueri.
Pelos jogos desta semana, Abel Ferreira seguirá com quatro desfalques importantes: Gustavo Gómez é o mais recente deles: o paraguaio sofreu uma fratura no dedo do pé esquerdo no derby no domingo, 18. Já Dudu, Bruno Rodrigues e Mayke continuam fora.
O Palmeiras é o atual líder do Grupo B do Estadual, com 21 pontos, com oito a frente do Água Santa, segundo colocado. Nessa 1ª fase, o alviverde pode obter o topo da classificação geral, posto ocupado atualmente pelo Santos, que tem 22 pontos, mas tem um jogo a mais.
Abel Ferreira ainda não repetiu escalações no comando do Palmeiras na atual temporada
Na noite do último sábado, no triunfo do Palmeiras diante do Mirassol, o time alviverde foi a campo com força máxima do que resta do elenco, sem os já citados desfalques. E por isso, até agora, Abel já utilizou 27 dos 30 jogadores disponíveis no atual plantel alviverde.
Muitos clubes não conseguem poupar seus melhores jogadores porque não tem peças suficientes para reposição ou, precisam da vitória para escapar de uma má fase. O alviverde tem mais opções que a maioria dos times do estadual, apesar das criticas sobre o desempenho de alguns jogadores, e apesar dos pesares o time alviverde ainda não foi derrotado no torneio estadual, e segue como um dos favoritos ao titulo.
Por isso, Abel ainda não repetiu nenhuma escalação neste ano 2024. O português vem iniciando os jogos com times diferentes - seja por lesões ou para poupar seus titulares. Até o momento, foram dez jogos disputados na temporada, com dez escalações distintas e testes com formações diferentes.
Portanto, a maior parte do elenco já foi escalado nesta temporada. Os únicos três que ainda não jogaram no ano foram os goleiros Kaique e Mateus, e o atacante Dudu, que lesionou o joelho em agosto de 2023 e segue em processo de recuperação.
Abel decidiu poupar grande parte do elenco em duas partidas. A primeira contra o Red Bull Bragantino, pela 4ª rodada do estadual, poucos dias antes da Supercopa. Até o goleiro Weverton foi poupado na vitória do Palmeiras por 1-0.
A segunda em que o português optou por um time reserva foi diante do São Bernardo, pela 8ª rodada - um jogo antes do derby - Jhon Jhon, Luis Guilherme, Vanderlan, e Naves foram alguns dos que ganharam oportunidade entre os 11.
Contra o Mirassol, sábado, a repetição de uma escalação poderia ter acontecido pela primeira vez na temporada, mas o zagueiro Gustavo Gómez teve de ser substituído por lesão. E em seguida, Abel retomou a linha de defesa com quatro, com Luan e Murilo na zaga.
O argentino Aníbal Moreno foi o único que atuou nos 10 jogos de 2024. Além dele, os que tem mais minutos são os que fazem parte da linha defensiva: Weverton, Murilo, Marcos Rocha, Luan e Piquerez são os cinco com maior minutagem até o momento.
Apesar das diferentes escalações, o time alviverde ainda está invicto no torneio com seis triunfos e três empates nos nove jogos disputados.
- Próximo jogo: Portuguesa x Palmeiras │ Paulista 2024 - 5ª rodada │ Data: 28/02 Hora: 19h45 estádio Canindé (Transmissão: TNT e HBO Max)
Comentários