Endrick se torna o jogador mais jovem da história do Palmeiras a marcar no dérbi




20 Fevereiro 2024 - 08h42
Endrick se torna o jogador mais jovem da história do Palmeiras a marcar no dérbi.
A noite do último domingo 18, foi um misto de emoções para a torcida palmeirense. O Palmeiras cedeu o empate ao Corinthians e o placar do dérbi terminou em 2-2. Apesar do resultado ruim, o clássico foi especial para um jogador em particular: o garoto Endrick.
 
Escalação do derbi da 9ª rodada do Paulista 2024, na Arena Barueri (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

Dono de um protagonismo enorme no Verdão com apenas 17 anos, o atacante chamou a responsabilidade no dérbi e foi um verdadeiro pesadelo para a defesa do maior rival. Não à toa, foi Endrick quem abriu o placar no clássico: cortou para o meio e bateu de fora da área, rasteiro, para superar o goleiro Cássio.

Com o gol anotado, Endrick alcançou outra marca célebre no Palmeiras. O camisa 9 se tornou o jogador mais novo da história do clube a balançar as redes em um dérbi. O atleta superou Heitor e Mazzola - ambos fizeram gols com 18 anos.

Heitor é o maior artilheiro da história do Palmeiras, com 323 gols marcados. O atacante anotou seu primeiro gol pelo Palestra Itália em um Derby em 1918. Mazzola, por sua vez, fez seu primeiro gol diante do rival alvinegro em 1956.

Essa foi a primeira vez que Endrick anotou um gol em um dérbi pela equipe profissional do Palmeiras. O garoto, porém, já castigou o Corinthians em duas oportunidades na base: fez o gol do título do Brasileirão sub-20 em 2022. Naquele mesmo ano, também balançou as redes na final do Paulista sub-17.

O clássico deste domingo foi o terceiro de Endrick com o time principal do Palmeiras. O atleta foi relacionado para quatro jogos, mas entrou em campo em apenas três - dois em 2023 e um neste ano. O jovem começou como titular em dois deles e saiu do banco em um.

O Cria da Academia ainda anotou seu primeiro gol da temporada com a camisa alviverde. Isso porque o centroavante estava a serviço da seleção brasileira sub-23 para a disputa do Torneio Pré-Olímpico e retornou ao clube na última terça-feira (13). O dérbi foi apenas seu segundo jogo no Estadual.


Há expectativa do jovem zagueiro Naves ganhar sequência após lesão do titular Gustavo Gómez

O último domingo não reservou bons momentos para o Palmeiras. Após ter aberto dois gols de vantagem, o Verdão cedeu o empate ao Corinthians no Derby nos minutos finais e o placar terminou em 2 a 2 na Arena Barueri, em duelo válido pela nona rodada do Paulista.

Como se o amargo empate já não tivesse sido suficiente, o Palmeiras também ganhou um desfalque de peso para a sequência no Estadual. O zagueiro Gustavo Gómez deixou o gramado lesionado, aos 13 minutos da primeira etapa, após uma entrada de Romero.

Nesta segunda-feira, o capitão alviverde realizou exames e foi constatada uma fratura no dedo do pé esquerdo. Embora um procedimento cirúrgico não seja necessário, o defensor não tem um prazo definido para retorno e deve perder o restante da fase de grupos do Paulista.

A lesão de Gustavo Gómez, porém, abre caminho para um jovem defensor mostrar seu potencial. O zagueiro Kaiky Naves pode ganhar sequência como titular na equipe comandada por Abel Ferreira e, quem sabe, se consolidar como peça importante do sistema defensivo alviverde.

Mesmo com o esquema de três zagueiros utilizado por Abel, Naves é reserva do Palmeiras. Na atual temporada, o defensor esteve em campo em três dos nove jogos que o Palmeiras disputou. Destes, saiu jogando em dois e deixou o banco em um.

O zagueiro esteve no 11 inicial quando Abel optou por escalar os reservas antes da decisão da Supercopa do Brasil. Naves teve atuação segura e o time alviverde não sofreu gols. Depois, foi titular contra o São Bernardo na oitava rodada, quando novamente o Alviverde venceu por 1-0.

Seu terceiro jogo foi, justamente, na fogueira. O jogador de 21 anos saiu do banco no Derby com a difícil missão de substituir Gustavo Gómez logo no início do confronto. O garoto, porém, correspondeu e não sentiu a pressão: realizou quatro cortes, quatro desarmes, conseguiu uma interceptação e ganhou cinco duelos dos nove disputados pelo chão, segundo o Sofascore.

Ainda de acordo com a plataforma de estatísticas, Naves tem em média 3.7 desarmes por jogo, com 4.7 recuperações. O zagueiro também possui média de quatro cortes por partida e não cometeu nenhum erro que levou a gol. Por embate, Naves tem taxa de 63% de disputas de bola vencidas e ainda não foi advertido com cartões.

Naves foi promovido ao time profissional no início de 2023 e atuou em 14 jogos naquela temporada. Agora, busca mais espaço em um setor que, sem Gómez, tem Luan e Murilo à frente. Vale lembrar, porém, que Abel Ferreira também pode optar por escalar Marcos Rocha como zagueiro - função já exercida pelo lateral diversas vezes.

  • Próximo jogo: Palmeiras x Mirassol │ Paulista 2024 - 10ª rodada │ Data: 24/02 sábado. Hora: 18h00 Arena Barueri [Transmissão: Paulistão Play e CazéTV (YouTube)]

Comentários