Luxemburgo recorda títulos pelo Palmeiras em 1993 e rivalidades contra Curica e SPFW.


A primeira passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo Palmeiras começou em abril de 1993. Quase três décadas depois, o treinador do Verdão recordou o início de trabalho pelo clube palmeirense e a rivalidade com Curica e SPFW.

Em 1993, o Verdão conquistou o Paulistão, o Rio-São Paulo e o Brasileirão. O título estadual, porém, foi emblemático para a história palmeirense – o time encerrou ali um jejum de quase 17 anos sem ser campeão – e para a trajetória do treinador.


Era uma característica na época, a torcida estava: "Quem é esse treinador?"... Ninguém me conhecia, pedindo para ir embora, pressão pelos 16 anos. Um jovem treinador chegando aqui. (O título de 1993) Foi um carimbo do Vanderlei, que tinha ganhado um Campeonato Paulista com o Bragantino, que é muito difícil de ganhar, e ganhou no Palmeiras. Começa a criar um carimbo da minha qualidade como profissional – disse o treinador, em entrevista publicada pelo Verdão nesta terça-feira. 

O do Bragantino foi importantíssimo, mas o Palmeiras carimbou. Depois veio o Brasileiro na sequência. Aí começa a surgir abertura de um novo processo no futebol. Vim trazendo muita novidade, que até hoje são usadas, fomos mudando muitos conceitos dentro do futebol – acrescentou.
Pouco depois do título paulista de 1993, o Verdão voltou a decidir um torneio contra o Curica. Mesmo sem força máxima, os palmeirenses venceram os rivais e conquistaram o título do Rio-São Paulo.

Tinha um elenco que dava para disputar. Com Jean e Maurílio, muito bons jogadores, e o Edilson e Edmundo fizeram a diferença no jogo. Ganhamos deles com um time que não era principal. Acreditamos e ganhamos. Começa a criar uma rivalidade com a gente começando a ter vantagem sobre o Curica – relembrou.
Em entrevista a uma conta do Palmeiras em uma rede social, Luxemburgo relembrou também um pouco da rivalidade contra o SPFW. Nas finais do Brasileirão daquela temporada, o Verdão venceu o Tricolor no Morumbiba e se classificou para a decisão contra o Vitória.

O rival forte era o Curica, mas o grande time a ser batido era o SPFW. Mas tinha de ganhar dos outros também. Aquela vitória (no Brasileirão de 1993) marcou muito porque passou a ser Palmeiras e SPFW brigando por espaço – disse.

– Eu tenho palestra minha que tinha um bolo, e o SPFW tinha todo bolo. Começamos comendo pedacinhos do bolo do SPFW. Fomos comendo e começamos a entrar no bolo do SPFW. Aquela vitória mostrou o Palmeiras muito forte chegando ao nível do SPFW para brigar no Brasileiro e pensando em uma competição de Libertadores, como aconteceu na frente
– completou.

Comentários