Foco de Luxa por título inédito na Liberta chama atenção no Palmeiras
Vanderlei Luxemburgo não escondeu sua emoção ao ser apresentado para a quinta passagem no Palmeiras, ainda em dezembro de 2019, mais de dez anos após a última vez em que comandou o clube. No dia a dia, o técnico já deixou claro seu desejo por voltar a ser campeão na equipe, especialmente com um título que ainda não conquistou: a Libertadores.
Disputando a sua terceira edição do torneio pelo Verdão, o técnico é o segundo que mais vezes dirigiu e venceu com o Verdão na competição: 22 jogos e dez vitórias, atrás das 41 partidas e 24 triunfos de Luiz Felipe Scolari. Felipão está à frente ainda por ter sido campeão da Libertadores pelo clube, em 1999, enquanto Luxemburgo parou nas oitavas de final em 1994, caindo para o São Paulo, e nas quartas de final em 2009, perdendo para o Nacional, do Uruguai.
Luxa está focado em ser campeão novamente pelo Verdão e mira Liberta |
Particularmente, a melhor campanha de Luxemburgo na Libertadores foi quando chegando à semifinal de 2007, pelo Santos, sendo eliminado pelo Grêmio, que seria vice-campeão diante do Boca Juniors. Agora, no dia a dia, o técnico, já marcado por ter participado do fim de um jejum de quase 17 anos sem título com a conquista do Paulista de 1993, mira a conquista continental.
- Muita gente quer ganhar a Libertadores. É um desejo muito grande de todos. Do Luxemburgo, também. E não somente a Libertadores. Chega a brilhar os olhos dele quando fala em conquista. Ele tem algo muito forte dentro dele que é nítido. É bom porque conseguimos extrair isso também - contou o atacante Willian em entrevista aos canais da Libertadores.
Antes da paralisação devido à pandemia do coronavírus, era nítido o foco de Luxemburgo nos compromissos pela Libertadores. O técnico está ciente da cobrança por não falhar, tanto que já sabia da necessidade de vencer até a Florida Cup, torneio amistoso disputado na pré-temporada. Por isso, mantém um discurso de importância ao Paulista. Mas é fato que ele, bicampeão brasileiro e tetracampeão estadual no Verdão, quer um título de relevância internacional nessa história no clube. E o elenco conta com isso.
- O Palmeiras, no nível de hoje, entra em qualquer competição para buscar título. Com nosso grupo qualificado e o trabalho dele, com a experiência que nos transmite, temos totais condições de conquistar a Libertadores. Vamos juntar nossa força e a experiência dele para, dentro de campo, colocar isso em campo, encarando todo jogo como uma final. Lá na frente, vamos comemorar e relembrar que cada sacrifício valeu a pena - projetou Willian.
A campanha começou bem, com 100% de aproveitamento. Estreia com vitória por 2 a 0, na Argentina, sobre o Tigre, e triunfo por 3 a 1 diante do Guaraní, do Paraguai, no Allianz Parque. Ambas partidas em que o placar poderia ser maior diante da quantidade de oportunidades criadas pela equipe. O otimismo aumentou para a sequência da competição, ainda sem data para ser retomada.
- Começamos muito bem, ganhando experiência, sabendo que é um jogo difícil. Independentemente da expressão do clube e da camisa, é respeitar todos. Libertadores se ganha no detalhe, mais em vontade do que em qualidade técnica e individual. É saber competir. Temos um treinador superexperiente, atento às coisas que fazem a diferença em campo. Em 2020, na Libertadores, tem tudo para ser um grande ano para o Palmeiras - apostou Weverton.
Comentários