Palmeiras sofre mas vence Botafogo-SP de virada no Allianz Parque e mantém esperança de classificação
20 Fevereiro 2025 - 20h56
Palmeiras vira sobre o Botafogo-SP e segue na briga por vaga no mata-mata do Paulistão
O Palmeiras mantém viva a esperança de avançar no Campeonato Paulista. Na noite desta quinta-feira, o time comandado por Abel Ferreira mostrou poder de reação e venceu o Botafogo-SP por 3-1, de virada, no Allianz Parque. Os gols da vitória alviverde foram de Estêvão, Facundo Torres e Luighi, enquanto Alexandre Jesus abriu o placar para o time de Ribeirão Preto.
Com o resultado, o Palmeiras chega a 20 pontos e segue na terceira posição do Grupo D, encurtando a distância para São Bernardo e Ponte Preta, que ocupam a liderança e a vice-liderança da chave. No entanto, o time do ABC paulista tem um jogo a menos e pode ampliar a vantagem.
A definição do futuro palmeirense acontece no próximo domingo, na 12ª e última rodada da fase de grupos. O Verdão encara o Mirassol no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, enquanto o Botafogo-SP recebe o Novorizontino na Arena Nicnet, em Ribeirão Preto. Ambos os jogos estão marcados para as 18h30 (horário de Brasília).
Palmeiras x Botafogo-SP - Campeonato Paulista, fase de grupos, Allianz Parque (Foto: Palmeiras/Canon)
Resumo da Partida:
Precisando vencer para manter viva a chance de classificação, o Palmeiras começou pressionando. Logo no primeiro minuto, Benedetti cabeceou com perigo, mas João Carlos defendeu. O Botafogo-SP respondeu rápido em um contra-ataque, com Gabriel Bispo arriscando de fora da área para defesa de Weverton. Nos primeiros dez minutos, Richard Ríos também tentou duas finalizações, mas sem sucesso.
Aos 12 minutos, Murilo quase marcou de cabeça após escanteio, mas a bola saiu rente à trave. O Palmeiras chegou a balançar a rede aos 20, quando Marcos Rocha aproveitou uma reposição errada do goleiro adversário e encobriu João Carlos. No entanto, o VAR anulou o gol por falta na origem do lance.
A resposta do Botafogo-SP veio logo em seguida. Jonathan Cafu fez boa jogada pela direita e cruzou para Alexandre Jesus, que pegou de primeira e colocou os visitantes na frente. O empate palmeirense, porém, não demorou: aos 28, a joia Estêvão fez bela jogada individual, driblou a marcação e finalizou com categoria para deixar tudo igual.
Segundo Tempo: A segunda etapa começou mais truncada, com poucas chances claras. Raphael Veiga teve uma boa oportunidade logo aos dois minutos, mas foi travado na finalização. O Botafogo-SP respondeu com Alejo Dramisino exigindo grande defesa de Weverton.
O Verdão seguiu pressionando e chegou perto da virada aos 21, quando Estêvão acertou a trave após jogada trabalhada na área. A recompensa veio aos 30 minutos: em cobrança de escanteio, Murilo escorou de cabeça, Luighi brigou pela bola e Facundo Torres completou para o gol.
O golpe final veio aos 39. Naves lançou na área, Veiga ajeitou, Ríos tocou e Luighi bateu de primeira para decretar a vitória palmeirense por 3-1, garantindo três pontos fundamentais para a equipe na reta final da fase de grupos.
Agora, resta ao Palmeiras vencer o Mirassol, e torcer por uma combinação de resultados para garantir sua vaga no mata-mata do Paulistão.
Os conceitos dos jogadores neste jogo [Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo]:
Weverton [GOL]: Regular
Marcos Rocha [LD]: Péssimo
Mayke [LD]: Regular
Murilo [ZAG]: Regular
Benedetti [ZAG]: Regular
Luighi [ATA]: Bom
Piquerez [LE]: Regular
Naves [ZAG]: Bom
Aníbal Moreno [MEIO]: Regular
Richard Ríos [MEIO]: Regular
Raphael Veiga [MEIA]: Regular
Estêvão [ATA]: Bom
Flaco López [CA]: Péssimo
Facundo Torres [ATA]: Regular
Vanderlan [LE]: Regular
Emiliano Martínez [MEIO]: Regular
Weverton [GOL]: Regular
Marcos Rocha [LD]: Péssimo
Mayke [LD]: Regular
Murilo [ZAG]: Regular
Benedetti [ZAG]: Regular
Luighi [ATA]: Bom
Piquerez [LE]: Regular
Naves [ZAG]: Bom
Aníbal Moreno [MEIO]: Regular
Richard Ríos [MEIO]: Regular
Raphael Veiga [MEIA]: Regular
Estêvão [ATA]: Bom
Flaco López [CA]: Péssimo
Facundo Torres [ATA]: Regular
Vanderlan [LE]: Regular
Emiliano Martínez [MEIO]: Regular
FICHA TÉCNICA
Jogo: Palmeiras 3-1 Botafogo-SP │ Paulista 11ª Rodada
Data: 20 Fevereiro 2025 - Quinta-feira
Horário: 19h30 (Hora de Brasília)
Local: Allianz Parque, em SP
Público: 23.079 torcedores
Renda: R$ 1.752.885,80
Árbitro: João Vitor Gobi
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Alex Alexandrino
VAR: Thiago Duarte Peixoto
Cartão vermelho: (SEP) Magoo (preparador físico)
Cartões amarelos: (SEP)Abel Ferreira (técnico), Murilo e Luighi; (BFC)Alexandre Jesus, Márcio Zanardi (técnico), João Carlos, Walisson
Gols: Estêvão, aos 28 minutos do 1°T, Facundo Torres, aos 30 minutos do 2°T, e Luighi, aos 39 minutos do 2°T (Palmeiras); Alexandre Jesus, aos 25 minutos do 1°T (Botafogo-SP)
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Benedetti (Luighi), Murilo e Piquerez (Naves); Emiliano Martínez (Aníbal Moreno), Richard Ríos e Raphael Veiga; Facundo Torres (Vanderlan), Estêvão e Flaco López
Técnico: Abel Ferreira
BOTAFOGO-SP: João Carlos; Ericson, Edson e Alisson Cassiano; Walisson (Toró), Sabit (João Costa), Alejo Dramisino (Douglas Baggio) e Gabriel Risso; Jonathan Cafu (Alysson), Gabriel Bispo e Alexandre Jesus (Pablo Thomaz)
Técnico: Márcio Zanardi
- Próximo jogo: Mirassol x Palmeiras │Paulista 12ª Rodada │Data: 23/02 Hora: 18h30 Estádio Campos Maia [Transmissão: Uol Play, Nosso Futebol e Zapping TV]