Palmeiras vence Atlético no Mineirão, no duelo 1/2 das Oitavas de Final da Libertadores


Raphael Veiga comemora seu gol que gerou o triunfo do Palmeiras sob o Atlético, nas Oitavas de final 1/2, da Libertadores, no Estádio Mineirão (Foto: Palmeiras/by Canon)

02 Agosto 2023 - 23h30
Nesta noite de inverno, na quarta-feira, o Palmeiras obteve uma vantagem importante na Libertadores. No estádio do Mineirão, pela ida das oitavas de final, superou o Atlético-MG pelo placar: 0-1.

Raphael Veiga, aos 28 minutos da etapa inicial emendou um chute de primeira, certeiro de fora da área, após corte de Jemerson. E assim, o alviverde está com um pé nas quartas de final do torneio intercontinental.

Quem se classificar deste duelo, encara o vencedor de Independiente del Valle (Equador) e Deportivo Pereira (Colômbia). Também nesta noite de quarta-feira, os colombianos venceram por 1-0, em casa.

A volta está agendada para o Allianz Parque, na próxima quarta-feira, 09/08, às 21h30 (Hora de Brasília).

Neste momento, os times voltam o foco a Série A do Brasileiro. O time de Felipão vai ao Morumbi no domingo, 16h00, para encarar o São Paulo. O alviverde, por sua vez, visita o Fluminense no Maracanã um dia antes, sábado à noite; 21h00.

A Partida — O Palmeiras iniciou tentando explorar a brecha deixada por Otávio na intermediária do galo. Aos 7', Rony tocou para Gabriel Menino que sem Everson no lance, chutou em cima de Arana; no minuto seguinte, com muito espaço, Veiga avançou pelo meio e chutou rasteiro — para defesa do goleiro do galo. No rebote, Jemerson impediu o gol na sobra.

O jogo ficou intenso com as duas equipes atacando, mas sem chances mais agudas de gols, até o Raphael Veiga acertar a meta! Aos 28', Jemerson cortou cabeceio de Gómez na grande área, porém a bola sobrou para o camisa 23, e de fora da área, chutou 'de primeira', mostrando boa técnica no arremate: 0-1 para os visitantes alviverdes no Mineirão.

Após o banho de agua fria com o gol sofrido, o time do galo em má fase na temporada, mostrava-se confuso em campo. Vendo seu time desorganizado, o experiente técnico Felipão Scolari sequer esperou pelo intervalo para promover a saida de Zaracho, por Igor Gomes em seu lugar.

No decorrer do tempo, o Atlético seguiu meio apático, sem criar chances, exceto por uma tentativa de gol de bicicleta do Hulk, que passou à direita do gol de Weverton. O alviverde, por sua vez, recuou, abaixou as linhas de marcação e passou a administrar a vantagem e a tentar encaixar alguns contra-ataques.

Segundo tempo - Os mandantes da noite iniciaram o tempo com perigo. Após cobrança de escanteio de Igor Gomes, Jemerson subiu no 2º andar e cabeceou. Na hora de encaixar a defesa, Weverton soltou a bola e assustou a torcida visitante, mas conseguiu rapidamente, garantir a intervenção.

O time de Felipão tentou correr atrás do prejuízo com certo nervosismo, evoluindo nas ações ofensivas. Hulk quase fez gol em cobrança de falta distante, enquanto Saravia arrancou suspiros da torcida do galo, no Mineirão ao arriscar de fora da área, à esquerda da meta do palmeirense Weverton.

Em seguida, aos 28 minutos, Pedrinho passou bola em profundidade para Igor Gomes. Dentro da área, o ex-meia do São Paulo tocou ao Paulinho pelo meio, mas o camisa 10 não tocou direito na bola e, cara a cara com Weverton, desperdiçou a chance de empate, mas o bandeirinha já marcava impedimento.

Nos últimos minutos do segundo tempo, o cenário do duelo permaneceu igual. O Palmeiras tentou controlar o jogo, enquanto o galo não teve sucesso nos avanços ofensivos. Aos 48, Jhon Jhon cobrou falta para a área, e o atleticano Alan Kardec errou o chute acertando a trave de sua própria equipe. Este foi o último grande susto do duelo, no Gigante da Pampulha, em Belo Horizonte.

Atuações⚽ Os conceitos dos jogadores nesta partida (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo):
Weverton [GOL]: Regular
Mayke [LD]: Bom 
Murilo [ZAG]: Bom 
Gustavo Gómez [ZAG]: Bom 
Piquerez [LE]: Regular
Zé Rafael [MEIO]: Bom 
Gabriel Menino [MEIO]: Regular
(Richard Ríos) [MEIO]: Bom 
Raphael Veiga [MEIA]: Bom 
(Breno Lopes) [ATA]: Regular
Dudu [ATA]: Regular
(Jhon Jhon) [MEIA]: Regular
Artur [ATA]: Regular
(Marcos Rocha) [LD]: Regular
Rony [ATA]: Regular
(Flaco López) [ATA]: Regular

FICHA TÉCNICA
Jogo: Atlético-MG 0-1 Palmeiras │ Libertadores 2023 - Oitavas de Final 1/2
Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 02 Agosto 2023 - Quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
Assistentes: Diego Bonfá (Argentina) e Maximiliano del Yesso (Argentina)
VAR: Germán Delfino (Argentina)
Cartões amarelos: (CAM)Guilherme Arana; (SEP)Gabriel Menino e Jhon Jhon
Público: 52.587 torcedores
Renda: R$ 2.357.905,07
Gol: (SEP) Raphael Veiga 28'/1T

ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia (Mariano), Jemerson, Igor Rabello e Guilherme Arana; Otávio (Pedrinho), Battaglia e Zaracho (Igor Gomes); Pavón (Hyoran), Paulinho (Alan Kardec) e Hulk
Técnico: Luiz Felipe Scolari

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Ríos) e Veiga (Breno Lopes); Dudu (Jhon Jhon), Artur (Marcos Rocha) e Rony (Flaco López)
Técnico: Abel Ferreira

  • Próximo Jogo: Fluminense x Palmeiras │ Brasileirão 18ª Rodada │ Data: sábado 05/08 Hora: 21h00 - Maracanã (Transmissão: SporTV e Premiere)

Comentários