Palmeiras empata com Deportivo Pereira e se classifica para a Semifinal da Libertadores
O time do Palmeiras em foto com Veiga segurando a camisa de Dudu em sua homenagem antes do duelo com o Deportivo Pereira, pelas quartas 2/2 da Libertadores, no Allianz Parque (Foto: Palmeiras/by Canon)
30 agosto 2023 - 23h51
O Palmeiras está na semifinal da Libertadores da América 2023. Após vencer por 4-0 na ida, o Palmeiras ficou no empate sem gols, 0-0 com o Deportivo Pereira nesta quarta-feira, no Allianz Parque, mas carimbou vaga entre os quatro melhores, pelo quarto ano seguido.
Na próxima fase, o alviverde encara o Boca Juniors, que no sufoco passou pelo Racing nos pênaltis (4-1), após dois empates sem gols nos jogos de ida e volta.
A partida na fria noite paulistana foi monótona. Com imensa vantagem no placar agregado, Abel arriscou uma formação tática diferente, com três zagueiros. O time palestrino até criou oportunidades, mas não mostrou a intensidade de sempre.
Agora, o Palmeiras volta suas atenções para a Série A do Brasileiro com clássico pela frente: domingo 16h00 (Hora de Brasília), os comandados de Abel Ferreira encaram o derby na Neo Química Arena — pela 22ª rodada do nacional.
A partida — No começo de jogo, atuando sabedor da grande vantagem da ida, o alviverde se limitava a trocar passes e pouco assustava a defesa colombiana e a meta de Quintana; por outro lado, o Deportivo Pereira, precisando arriscar, priorizava a posse de bola no terço final do gramado da arena.
O cenário mudou quando Flaco ficou atento ao erro na saída de bola rival, tomou a posse e correu sozinho. De esquerda, o atacante argentino parou na boa defesa do goleiro do time colombiano, que impediu o 1º gol da noite.
No restante do 1º tempo, enquanto o próprio Flaco sentia o desentrosamento e tinha dificuldades em dominar a bola, segundo disse o Abel, o Deportivo assustou. Aos 31', Bocanegra arriscou de fora da área e Weverton fez boa intervenção; no rebote, Angelo Rodríguez também parou no goleiro alviverde, mas estava impedido.
Os visitantes colombianos criaram as melhores chances. Aos 42', Zuluaga parou em Weverton; dois minutos depois, Angelo Rodríguez carimbou a trave em chute rasteiro. O alviverde até arrancou suspiros da torcida com cabeceio de Murilo, mas os primeiros 45 minutos não tiveram gritos de gol.
2º tempo — Na volta do intervalo, Abel trocou Marcos Rocha e Piquerez, respectivamente, pelo Mayke e Vanderlan. E já no primeiro minuto, o camisa 12 fez boa jogada individual pelo lado direito, e cruzou na meia-lua para Veiga, que chutou forte e rasteiro, forçando Quintana a ser esticar para defender.
Nos 20', o alviverde quase fez gol quando Richard Ríos roubou bola no meio campo e tocou para Flaco na direita. O camisa 18 lançou com precisão e Artur bateu no contrapé de Quintana. O goleiro visitante conseguiu evitar mais uma chance de gol.
Cerca de seis minutos depois disso, Mayke fez boa jogada na velocidade pelo lado direito, e tocou para Artur bem no meio da grande área, mas ao invés de estufar às redes, o camisa 14 isolou.
Nos minutos finais, com a classificação garantida, Abel colocou os jovens Kevin e Endrick, que demonstraram vontade de jogar, e correram para cima da defesa do Deportivo Pereira, mas também não conseguiram balançar as redes do Allianz Parque apesar de criarem alguns momentos de perigo.
Os conceitos dos jogadores, nesta quarta (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo):
Weverton [GOL]: Bom
Luan [ZAG]: Regular
Gustavo Gómez [ZAG]: Bom
Murilo [ZAG]: Regular
Marcos Rocha [LD]: Regular
Mayke [LD]: Bom
Zé Rafael [MEIO]: Bom
Richard Ríos [MEIO]: Regular
Raphael Veiga [MEIA]: Regular
Artur [ATA]: Regular
Piquerez [LE]: Regular
Vanderlan [LE]: Regular
Rony [ATA]: Regular
Endrick [ATA]: Regular
Flaco López [ATA]: Regular
Kevin [ATA]: Pouco tempo em campo/ Sem conceito
Abel optou por iniciar com uma formação com 3 zagueiros. Luan disputa bola com o jogador do Deportivo Pereira, pelas quartas 2/2 da Libertadores, no Allianz Parque. (Foto: Palmeiras/by Canon)
FICHA TÉCNICA
Jogo: Palmeiras 0-0 Deportivo Pereira │Libertadores - Quartas de Final 2/2
Local: Allianz Parque, em SPData: 30 agosto 2023 - quarta-feira
Horário: 21h30 (Hora de Brasília)
Público: 37.785 torcedores
Renda: R$ 3.641.343,19
Árbitro: Cristian Garay (Fifa-CHI)
Assistentes: Claudio Urrutia (Fifa-CHI) e Juan Serrano (CHI)
VAR: Angelo Hermosilla (Fifa-CHI)
Cartões amarelos: (DP)Ewil Murillo, Bocanegra e Quintero
Cartão vermelho: (DP)Quintero
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo, Luan e Piquerez (Vanderlan); Zé Rafael, Richard Ríos e Raphael Veiga (Artur); Rony (Endrick) e Flaco López (Kevin)
Técnico: Abel Ferreira
DEPORTIVO PEREIRA-COL: Quintana; Ramírez, Quintero e Garcés; Zuluaga (Valencia), Ewil Murillo (Congo), Bocanegra (Medina), Monroy e Fory; Angelo Rodríguez e Adrian Balboa (Perea)
Técnico: Alejandro Restrepo
- Próximo jogo: Corinthians x Palmeiras │ Brasileirão 22ª Rodada │ Data: 03/09 Domingo. Hora 16h00 (de Brasília) Neo Química Arena [Transmissão: TV Globo e Premiere]
Comentários