Palmeiras supera Atlético-MG, e leva classificação as Quartas de Final da Libertadores 2023!




09 Agosto 2023 - 23h30
O Palmeiras está nas quartas de final da Copa Libertadores. Nesta quarta-feira (9), a equipe comandada por Abel Ferreira ficou no 0 a 0 com o Atlético-MG, em pleno Allianz Parque — mas, por ter vencido a ida por 1 a 0, conseguiu o avanço para a próxima do mata-mata continental.

Este foi o terceiro ano consecutivo que o Alviverde eliminou o Galo da disputa internacional. Em 2021, desbancou o time mineiro nas semifinais (1 a 1 no agregado e avanço por gols marcados fora de casa); na temporada seguinte, classificação nas quartas de final após emocionante disputa de pênaltis.

O Verdão, agora, enfrenta o Deportivo Pereira-COL na próxima fase do mata-mata. A equipe tirou o Independiente del Valle-EQU do torneio. Após ter triunfado por 1 a 0 na ida, em casa, o empate por 1 a 1 nesta quarta, no Equador, deu a vaga ao time da Colômbia.

Após a decisão pela Liberta, Palmeiras e Atlético-MG voltam suas atenções para a Série A do Campeonato Brasileiro. O Alviverde recebe o Cruzeiro na segunda-feira (14), às 19h (de Brasília). O time de Felipão, por sua vez, encara o Bahia no Mineirão no dia anterior, às 11h.

A partida — Após sete minutos de atraso devido ao Juan Belatti - um dos assistentes - teve uma queda de pressão pouco antes do apito inicial e foi levado ao vestiário, acompanhado dos médicos do Palmeiras. Pablo Echavarria assumiu a função.

Em campo com sua força máxima, o time do Palmeiras começou intenso. Gabriel Menino tomou cartão amarelo com menos de um minuto de bola rolando, enquanto Mayke quase acha Rony em lançamento para a área.

O alviverde tentou seguir pressionando, e aos 15, Gustavo Gómez cabeceou forte, forçando defesa à queima-roupa de Everson; no rebote, Artur limpou a jogada e chutou para fora; pouco depois, Dudu 'sambou' para cima da marcação e chutou cruzado — para nova intervenção do goleiro atleticano.

A partir daí, a temperatura baixou um pouco. O Galo, pouco a pouco, foi tentando angariar o controle da partida. Por sua vez, o time mandante seguia imponente, agudo — mas preservando um tanto mais a posse de bola. Aos 35, Mayke cortou ataque promissor dos visitantes, acionou Rony 'Rústico' que tocou para Dudu puxando contra-ataque, e em ótimo passe serviu Artur. O camisa 14 limpou a marcação com um corte, mas chutou fraquinho.

Ao apito parcial de Fernando Rapallini, um primeiro tempo de muito controle alviverde chegou ao seu encerramento. Ao Galo, restava arrumar a 'casinha' no vestiário, durante o intervalo, para a etapa final.

Segundo tempo — Os visitantes de BH chegaram a assustar desde o inicio do segundo tempo, quando Hulk cobrou falta que ele mesmo sofreu. Perto da área, a bola contou com dois desvios e saiu fora. Ainda assim, o controle geral da partida era do Palmeiras — que ditava o ritmo ofensivo.

Aos 21, Dudu arrancou pela lateral, serviu Veiga no corredor e o camisa 23 cruzou para a área. A bola passou por Rony e sobrou para Artur; desequilibrado, entretanto, o atacante finalizou para fora.

Três minutos depois Paulinho desbancou a marcação de Mayke, foi até a linha de fundo e lançou para a área. Mayke tirou de cabeça e a bola relou no braço de Gabriel Menino —jogadores e comissão do galo reclamaram, mas Rapallini seguiu a regra e não marcou penalti. Por causa de um princípio de confusão entre as áreas técnicas, Eder Aleixo, assistente de Felipão — foi expulso.

Aos 30', Paulinho desperdiçou talvez, a melhor chance de gol de toda a partida. Edenílson fez ótimo passe quebra-linha ao camisa 10, que em velocidade, driblou o goleirão Weverton. Com o gol vazio, o atacante chutou rasteiro mas para fora. Em seguida, o alviverde tentou responder em cobrança de falta do lateral-esquerdo Piquerez, que acertou o travessão. Depois disso, o jogo continuou truncado até o apito final: 0-0 no placar e o Palmeiras classificado, com grande festa no Allianz Parque, lotado com mais de 40 mil pessoas.

Os conceitos dos jogadores nesta quarta-feira (Péssimo, Regular, Bom ou Ótimo):
Weverton [GOL]: Regular
Mayke [LD]: Regular
Gustavo Gómez [ZAG]: Bom 
Murilo [ZAG]: Bom 
Piquerez [LE]: Regular
Zé Rafael [MEIO]: Bom 
Richard Ríos [MEIO]: Regular
Gabriel Menino [MEIO]: Regular
Raphael Veiga [MEIA]: Regular
Fabinho [MEIO]: Regular
Artur [ATA]: Péssimo
Rony [ATA]: Péssimo
Dudu [ATA]: Péssimo
Jhon Jhon [MEIA]: Regular

Zé Rafael disputa bola com jogador do Atlético, pelas oitavas, 2/2, Libertadores, no Allianz Parque (Foto: Palmeiras/by Canon)

FICHA TÉCNICA
Jogo: Palmeiras 0-0 Atlético-MG │ Libertadores - Oitavas de Final 2/2 
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 09 de agosto de 2023, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Público: 40.257 pessoas
Renda: R$ 3.956.406,51
Árbitro: Fernando Rapallini (Argentina)
Assistentes: Juan Belatti (Argentina) e Facundo Rodríguez (Argentina)
VAR: Jorge Baliño (Argentina)
Cartões amarelos: (SEP)Gabriel Menino, Rony, Gómez e Murilo; (CAM)Saravia e Edenílson
Cartão vermelho: (CAM)Eder Aleixo (assistente)

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael (Richard Ríos), Gabriel Menino e Raphael Veiga (Fabinho); Artur, Dudu (Jhon Jhon) e Rony
Técnico: Abel Ferreira
ATLÉTICO-MG: Everson; Saravia (Pedrinho), Jemerson, Igor Rabello (Maurício Lemos) e Guilherme Arana; Otávio, Battaglia (Edenílson) e Hyoran (Patrick); Pavón (Igor Gomes), Paulinho e Hulk
Técnico: Luiz Felipe Scolari

  • Próximo Jogo: Palmeiras x Cruzeiro │ Brasileiro 19ª Rodada │ Data: 14/08 Hora: 19h00 Allianz Parque (Transmissão: Premiere)

Comentários