A importância de Dudu, segundo o técnico Abel Ferreira
27.10.2021 - 08h30
Dudu não fez nenhum gol nem assistência na vitória do Verdão por 2-1 frente ao Sport, mas foi um dos maiores destaques individuais da equipe, com boas jogadas e muita mobilidade pelo campo de ataque. Após o jogo, o atacante foi bastante elogiado por Abel Ferreira.
O treinador português lembra sobre o talento de Dudu, destacando a potencial que o atacante tem para encontrar espaços contra times que se defendem em bloco baixo.
"Grande jogo do Dudu hoje. É um craque. É um jogador que está comprometido com a equipe ofensiva e defensivamente. Ajudou-nos muito a desequilibrar, porque, quando enfrentamos equipes fechadas e compactas em seu bloco, precisamos da criatividade desses jogadores. Eu lhes chamo de 'abre latas', porque às vezes precisam colocar a qualidade individual a serviço da equipe", disse Abel.
Contra o Sport, o Palmeiras driblou corretamente 11 vezes, e Dudu foi responsável por quase metade deles. O atacante tentou sete dribles, acertando cinco deles.
Desde que retornou ao Verdão, Dudu já disputou 22 partidas sob o comando de Abel, sendo titular em 16 delas. Até o momento, foram três gols marcados e uma assistência.
Com a vitória sobre o Sport, o Palmeiras chegou aos 49 pontos somados, na terceira colocação do Campeonato Brasileiro. O time volta a campo no domingo que vem, contra o Grêmio, às 16h, na Arena dos gaúchos.
O atacante Dudu, de SE Palmeiras, disputa bola com o jogador Ewerthon, do Sport CR, durante partida válida pela 28ª rodada do Brasileirão 2021, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco/SEP) |
Nesta quarta-feira 27, o Verdão entra em contagem regressiva dos 31 dias para a grande final da Taça Libertadores 2021. Afinal, no dia 27 do próximo mês, o Palmeiras, atual campeão da America, vai a campo no estádio Centenário em busca do tricampeonato continental.
As próximas semanas serão fundamentais para que Abel Ferreira defina as pendências em relação ao time titular para a grande decisão, já que algumas vagas na equipe estão com disputa em aberto.
A principal dúvida está na lateral direita. Titular da posição, Marcos Rocha recebeu o terceiro cartão amarelo na segunda semifinal contra o Atlético-MG e está suspenso. Gabriel Menino, que seria o reserva imediato, recupera-se de entorse no tornozelo esquerdo e não tem prazo para retornar ao time.
Depois de conviver com dores no joelho direito por um bom tempo, Mayke foi submetido a uma cirurgia no fim de setembro. O lateral já iniciou o processo de transição física e, caso se recupere a tempo, pode virar opção para a posição.
No meio-campo, Felipe Melo parece ter assumido de vez a titularidade. Importante para fechar espaços quando o time não tem a bola, o volante também qualificou a saída de bola da equipe, principalmente com os seus lançamentos. Zé Rafael tem sido o segundo homem na faixa central, sendo o maior responsável por pressionar os adversários e infiltrar.
Danilo, que sempre teve prestígio com Abel, recuperou-se de canelite e terá o desafio de convencer o treinador nas próximas semanas de que merece ser titular. O volante deve brigar por uma vaga com Zé Rafael, já que Felipe Melo exerce liderança no elenco.
Apesar de estar em má fase técnica, Rony tem o respaldo de Abel, em especial pela sua importância tática, recompondo e explorando transições rápidas. No comando do ataque, Luiz Adriano não vive seu melhor momento pelo Verdão, sendo bastante cobrado pela torcida, mas vem sendo escalado como o 9 titular e, por ter a confiança de Abel, dificilmente perderá espaço até a final.
- Próxima Partida: Grêmio vs Palmeiras │ Brasileiro 2021 - 29ª Rodada │ 31 de outubro, domingo ás 16h00, Arena do Grêmio (Transmissão de TV: Globo, Premiere)
Comentários