Abel Ferreira explica as mudanças de funções dos jogadores



 
30.11.2020 - 11:43
Sem Luiz Adriano, lesionado na coxa esquerda, e Willian, contaminado pela Covid-19, o técnico Abel Ferreira recorreu a Rony, para jogar como centroavante no ataque do Verdão.

E funcionou: em dois jogos, duas vitórias marcando três gols: 3-1 sobre o Delfín no Equador, pelas oitavas de final da Libertadores, e 3 a 0 no CAP em casa, pelo Brasileiro. Escalado como centroavante, Rony fez três desses gols.

''Eu sinto que Rony está feliz'' disse Abel Ferreira após a vitória contra o CAP. O técnico, em seguida, detalhou seus planos para o ponta, muito contestado no início do ano, mas que recentemente recuperou o bom futebol que exibiu no Athletico e despertou interesse do Palmeiras.

''Se ele tiver que jogar de 9, vai jogar de 9. Se tiver que jogar de 10, joga de 10. Tudo o que está acontecendo com ele é muito mérito da vontade, do acreditar. Eu não faço milagres. O Rony tinha todas as características [para jogar de centroavante] no momento em que não temos o Luiz Adriano e nem o Willian. E ele tem confirmado isso, tem sido certeiro. Ele é baixinho, mas tem boa impulsão, salta muito. Conseguiu fazer três gols e isso é bom para ele'' afirmou Abel.

Luiz Adriano ainda tem pelo menos mais duas ou três semanas até estar recuperado da lesão. Willian, infectado com coronavírus, também não vinha na melhor fase de sua passagem pelo Palmeiras. É provável, portanto, que Rony seja escalado pelo centro do ataque mais vezes.

Aos 29' do 2º tempo na vitória contra o Athletico, Abel sacou Patrick de Paula e pôs Luan em seu lugar. Na zaga, manteve Gustavo Gómez e Emerson Santos – este, mais um caso de jogador relegado ao longo da maior parte do ano e que desfruta de boa fase recente sob o comando do técnico português.

Na entrevista pós-jogo, Abel explicou que o Palmeiras tentou contratar mais um jogador para o meio-campo, "porque já sabíamos da solução [saída] do Ramires". ''Tentamos, mas não foi possível. Eu descobri o Scarpa como lateral-esquerdo, e agora temos que descobrir quem pode ajudar como volante. E o Luan foi muito bem, pode ser no futuro uma hipótese para a posição, sim''.

A concorrência na zaga agora ficou pesada. Os recém-chegados Alan Empereur e Benjamin Kuscevic, juntaram-se a Emerson Santos, Gustavo Gómez, Luan e ao garoto Renan, que acaba de subir. Abel Ferreira admitiu ontem que talvez mude seus planos de fixar Gómez e Luan como titulares.

''São dois grandes centrais, mas Renan e Emerson têm jogado muito bem. Luan entrou de 5 [de volante] e deu uma resposta maravilhosa. Importante é que todos estão disponíveis pra ajudar onde for. O mais engraçado, o que me enche e alegria, é ver como eles se dão bem nos treinos. A competitividade por um lugar no time não estraga a amizade que eles tem.'' completa o técnico Abel.

Para a posição de 1º volante, Palmeiras perdeu Felipe Melo, que se lesionou e não joga mais nesta temporada, além de Patrick de Paula (que acaba de recuperar um lugar no time) e de Danilo, diagnosticado com Covid-19. Abel considera Zé Rafael um "8", um jogador que atua mais à frente, mais perto do ataque.

  • Próximo Jogo: Palmeiras x Delfin - Taça Libertadores 2020 | Oitavas-de-final (2/2). Dia 2 de dezembro de 2020, quarta-feira ás 19:15 no Allianz Parque.

Comentários