Palmeiras não assina manifesto pró-reforma na CBF │Paulinho volta aos treinos




21 Maio 2025 - 08h20
Por que o Palmeiras optou por não assinar o manifesto de clubes que cobram mudanças na CBF?
O Palmeiras foi uma das ausências notáveis no manifesto divulgado nas redes sociais pela Liga Forte União (LFU) na última segunda-feira (19), documento no qual diversos clubes pedem uma série de mudanças na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O texto lista oito reivindicações, incluindo a implementação de regras de Fair Play Financeiro e a criação de uma liga independente para gerir o futebol nacional.

Na explicação divulgada pelo clube, o posicionamento é de cautela: o Alviverde considera que este não é o momento adequado para cobranças públicas, mas sim para promover estabilidade e cooperação, a fim de que o próximo presidente da CBF tenha as condições necessárias para cumprir os objetivos de sua gestão. A informação foi inicialmente publicada pelo UOL e confirmada pela ESPN na terça-feira (20).

A candidatura de Samir Xaud à presidência da CBF conta com o respaldo de 25 federações estaduais, o que praticamente garante sua aclamação como novo dirigente da entidade no dia 25. Ele assumirá o cargo deixado por Ednaldo Rodrigues, que foi afastado anteriormente. Xaud atualmente, preside a Comissão de Ética da CBF.

A escolha de Xaud ocorre em meio à pressão de grande parte dos clubes brasileiros. Reinaldo Carneiro Bastos, atual presidente da Federação Paulista de Futebol, tinha o apoio declarado de 32 dos 40 clubes das Séries A e B, mas acabou fora da disputa por não reunir o número mínimo de federações — oito — necessário para formalizar sua candidatura.

A recusa do Palmeiras em assinar o manifesto, que foi elaborado por equipes ligadas tanto à Libra quanto à LFU, é estratégica. O clube prefere evitar um embate direto com federações estaduais, principalmente em um momento sensível de transição na estrutura de comando do futebol brasileiro.

O manifesto, apoiado por mais de 30 clubes, traz propostas que incluem maior transparência e representatividade na CBF, modernização da gestão, profissionalização da arbitragem, implantação do Fair Play Financeiro, e ampliação de investimentos no futebol feminino e nas categorias de base.

Nos bastidores, a decisão do Palmeiras está diretamente relacionada ao apoio à candidatura de Samir Xaud. Como sua possível eleição depende essencialmente do apoio das federações estaduais, o clube paulista adotou uma postura mais diplomática, preferindo não se vincular a um movimento que pressiona justamente esses grupos.

Apesar de não ter assinado o documento, o Palmeiras já se manifestou em ocasiões anteriores a favor de pautas como o Fair Play Financeiro e a reestruturação do calendário do futebol nacional. O clube segue atento aos debates sobre o futuro do esporte no país, mas opta, neste momento, por uma atuação mais reservada.

Confira abaixo os principais pontos apresentados no manifesto da LFU:
  • Alteração do processo eleitoral, especialmente no que se refere ao peso dos votos
  • Obrigatoriedade da participação dos clubes em todas as assembleias gerais da CBF
  • Compromisso de criação da Liga e reconhecimento de que as propriedades comerciais das Séries A e B pertencem aos clubes
  • Alteração das regras de governança, dando efetivamente poder executivo à Comissão Nacional de Clubes
  • Profissionalização da arbitragem garantindo dedicação exclusiva dos árbitros das séries A e B, e investimento em treinamento permanente
  • O calendário do ciclo 2026-2030 precisa ser aprovado por Libra e LFU em conjunto com CBF
  • Fomento e apoio financeiro especialmente direcionado às Séries B, C e D assim como ao Futebol Feminino
  • Estabelecimento de regras de Fair Play Financeiro

Paulinho em treino na Academia de Futebol (Foto: Palmeiras/Canon)

Paulinho volta aos treinos antes de duelo decisivo na Copa do Brasil

De olho no confronto contra o Ceará pela terceira fase da Copa do Brasil, o Palmeiras retomou os trabalhos na tarde desta terça-feira (21), na Academia de Futebol. A principal novidade foi o retorno de Paulinho, que participou parcialmente da atividade com o elenco.

O atacante, que estava fora das duas últimas partidas por conta de um cronograma físico individualizado, começa a se reaproximar do grupo e tem chances de ser novamente relacionado para o duelo desta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Allianz Parque.

A atividade do dia teve foco em aspectos técnicos, com movimentações intensas no campo. Outro que pode pintar como novidade entre os convocados é Micael. Recuperado de uma entorse no tornozelo, o zagueiro treinou normalmente mais uma vez e segue sendo observado pela comissão técnica.

Com a vitória por 1-0 conquistada no jogo de ida, no Castelão, o time alviverde precisa apenas de um empate em casa para garantir a vaga nas oitavas de final do torneio nacional.

Dentro do planejamento para o Mundial de Clubes, Abel Ferreira tem optado por rodar o elenco com frequência, e a tendência é que essa rotação se mantenha no duelo diante dos cearenses.

Uma possível escalação titular para o jogo;
Weverton; Giay (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Vanderlan (Piquerez); Aníbal Moreno, Richard Ríos e Felipe Anderson (Mauricio); Estêvão, Facundo Torres e Vitor Roque (Flaco López).

  • Próximo jogo: Palmeiras x Ceará │ Copa do Brasil 3ª Rodada │ Dia: 22/05 Hora: 19h30 Allianz Parque [Transmissão: Amazon Prime]

Comentários