Giay se reinventa no Palmeiras com papel tático importante; e mais





20 Maio 2025 - 08h19
A trajetória de Agustín Giay no Palmeiras tomou um novo rumo graças a uma sacada tática de Abel Ferreira. O lateral-direito argentino passou a atuar em uma linha de três defensores e, desde então, virou peça-chave no time titular.

Mas, afinal, Giay tem jogado como zagueiro ou lateral? O próprio jogador de 21 anos responde com naturalidade:

> "Eu posso jogar como lateral-direito, lateral-zagueiro como falam -- zagueiro não é, mas é um lateral-zagueiro na linha de 4. Quando nós temos a posse, posso jogar mais para trás, para pegar mais na bola, mas posso jogar em qualquer posição que dá na mesma coisa", explicou Giay em entrevista.

📈 A boa fase do lateral
Desde que se firmou no esquema de Abel, Giay vem acumulando atuações sólidas. Nos últimos 10 jogos, foi titular em nove deles e atuou os 90 minutos em todas essas partidas. A única exceção foi contra o Bolívar, quando foi poupado junto a outros titulares.

A ascensão do argentino é ainda mais notável considerando o cenário anterior: ele ficou mais de dois meses sem atuar durante o Paulistão e enfrentava a concorrência de dois ídolos da lateral-direita alviverde — Mayke (315 jogos) e Marcos Rocha (343 jogos). Ainda assim, Giay conquistou seu espaço, sem deixar de reconhecer o apoio que recebe dos veteranos:

> "São dois jogadores muito importantes [Mayke e Marcos Rocha], que ganharam muitas coisas. Tenho muita relação com eles, ajudam bastante. Me dão dicas a cada jogo. Agora no jogo contra o São Paulo teve um vídeo que mostrou eu abraçado com o Mayke e ele ia me falando como jogava o ponta do São Paulo. Temos uma relação muito boa e isso é importante", revelou o argentino.
 
Piquerez, Facundo Torres, Ríos, Martínez, Gómez, Agustín Giay, Flaco López e Aníbal Moreno

🌎 Entrosamento além das quatro linhas
O vestiário alviverde tem forte presença estrangeira: sete jogadores de fora, entre eles Gustavo Gómez (PAR), Aníbal Moreno (ARG), Flaco López (ARG), Piquerez (URU), Richard Ríos (COL), Facundo Torres (URU) e o próprio Giay. Mesmo assim, o lateral reforça que a sintonia no elenco vai além das nacionalidades:

> "Não só os gringos [que temos boa relação], todos, os brasileiros. Temos um elenco muito forte, unido, na hora dos jogos é muito importante. Todo estão no mesmo lado, e isso é muito importante. Tem muito moleque aqui também, né? Estão subindo, jogando partidas. Temos quase a mesma idade, então passo muito tempo com eles. É muito legal", disse Giay.

🛡️ Decisivo também na defesa
Além da consistência, Giay tem se destacado por intervenções cruciais. Contra o Vasco, salvou um gol praticamente em cima da linha com uma bicicleta. E na partida diante do RB Bragantino, com o Palmeiras em desvantagem, apareceu com um carrinho providencial aos 18 minutos do segundo tempo para travar Vinicinho, que chegava cara a cara com Weverton.

⚽ Contratado por cerca de R$ 40 milhões junto ao San Lorenzo no meio do ano passado, Giay precisou de tempo para engrenar — mas hoje é um dos xodós da torcida alviverde.


🎙️ Luighi celebra retorno ao time

Após um período longe das quatro linhas, o atacante Luighi voltou a vestir a camisa do Palmeiras em grande estilo no último domingo (18/5). Ele entrou em campo no segundo tempo contra o RB Bragantino, pelo Brasileirão, e teve papel decisivo na virada alviverde em Bragança Paulista.

Em entrevista ao site oficial do Palmeiras, o jovem valorizou a chance recebida e demonstrou confiança em conquistar uma sequência de jogos para seguir contribuindo com o time.

“Eu fico feliz. Quando estou em campo, procuro ajudar a equipe da melhor forma e sempre estou à disposição para quando chegar a oportunidade eu dar o meu melhor. Tenho muita fome de jogo, gosto de sempre estar em campo. Quando eu converso com a comissão, eles sempre me deixam solto e à vontade para fazer o que eu amo, que é jogar futebol. Nosso elenco é cheio de jogadores bons, de muita bagagem. Quando a gente entra em campo, eles procuram deixar a gente mais à vontade. É isso que faz a diferença: entrar no jogo e ser livre”, afirmou.

⚽ Fim de semana inesquecível
Além do protagonismo na vitória contra o RB Bragantino, Luighi teve outro grande motivo para comemorar: foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20, ao lado dos companheiros Aranha e Benedetti. A novidade coroou um fim de semana especial para o atacante.

“Acho que isso é fruto do meu trabalho. É a realização de um sonho, para mim é como se fosse a primeira vez. Sempre que a gente vai para a Seleção é a realização de um sonho”, disse.

🎯 Próximo desafio no radar
De olho na sequência da temporada, Luighi também projetou o duelo contra o Ceará, válido pelas próximas fases da temporada.

“Vai ser um jogo muito aguerrido, eles têm uma equipe forte. Vai ser um jogão e espero que a gente saia com a vitória”, encerrou.


🧤 Dia do fico. Lomba permanece e Palmeiras encerra conversas com Grêmio por Grando

Palmeiras e Marcelo Lomba, reserva imediato de Weverton, acertaram nesta segunda-feira (19) que o goleiro seguirá no clube até o fim do seu contrato, que vai até dezembro.

Mesmo tendo recebido sondagens de outras equipes, como o Fluminense, o experiente arqueiro optou por continuar no Palestra Itália, onde atua desde 2022.

Lomba é bastante respeitado nos bastidores da Academia de Futebol, e a permanência do veterano sempre foi o desejo da diretoria alviverde — mesmo sem status de titular.

Diante dessa decisão, a diretoria, comandada por Leila Pereira, optou por encerrar as negociações com o Grêmio, que envolviam o também goleiro Gabriel Grando.

O clube chegou a formalizar uma proposta pelo jogador gremista, mas deixou a tratativa de lado após selar a continuidade de Lomba no elenco.

Aos 38 anos, o goleiro foi revelado pelo Flamengo e acumulou passagens por Bahia, Ponte Preta e Internacional antes de desembarcar no Palmeiras.

Com a camisa alviverde, já soma sete conquistas: uma Conmebol Recopa (2022), três Paulistas (2022, 2023 e 2024), dois Brasileiros (2022 e 2023) e uma Supercopa do Brasil (2023).


  • Próximo jogo: Palmeiras x Ceará │Copa do Brasil 3ª Rodada │Dia: 22/05 Hora: 19h30 Allianz Parque [Transmissão: Amazon Prime]

Comentários